(In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28707
Resumo: OBJETIVO: A presente monografia tem como objetivo geral analisar a (in) constitucionalidade da contagem de prazo de protesto sem a intimação do devedor. MÉTODO: Quanto ao nível, trata-se de pesquisa exploratória; quanto à abordagem, é pesquisa qualitativa; quanto à coleta de dados, é pesquisa bibliográfica e documental. RESULTADOS: Os sujeitos da relação obrigacional se dividem em ativo e passivo; as obrigações na ordem civil são classificadas em: obrigação de dar coisa certa e incerta, de fazer e de não fazer, alternativas, as divisíveis e indivisíveis e as solidárias. O protesto é a prova de que o portador apresentou o título a aceite ou a pagamento e que o sacado ou aceitante não providenciou nenhuma das referidas opções. CONCLUSÃO: Algumas decisões, especificamente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, divergem quanto à efetivação válida do protesto, considerando a intimação via edital com ou sem a intimação pessoal do devedor; outras são desfavoráveis a esse tipo de protesto e atrelando a sua validade ao respeito às regras estabelecidas em lei, sendo, assim, necessária a comprovação dos meios utilizados para localização/intimação, como também que as modalidades de intimação devem seguir aquelas dispostas em lei, não cabendo ao tabelião inovar as formas de intimação sem previsão legal. Portanto, atualmente, não há um entendimento pacificado quanto a contagem do prazo, tampouco quanto a (in)constitucionalidade da intimação do devedor sem intimação pessoal, o que resulta em insegurança jurídica.
id Ânima_e5d09a40f0cf641c3414d565372b5495
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28707
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor(In)constitutionality of counting the protest period without subpoenaing the debtorProtestoPrazoIntimaçãoOBJETIVO: A presente monografia tem como objetivo geral analisar a (in) constitucionalidade da contagem de prazo de protesto sem a intimação do devedor. MÉTODO: Quanto ao nível, trata-se de pesquisa exploratória; quanto à abordagem, é pesquisa qualitativa; quanto à coleta de dados, é pesquisa bibliográfica e documental. RESULTADOS: Os sujeitos da relação obrigacional se dividem em ativo e passivo; as obrigações na ordem civil são classificadas em: obrigação de dar coisa certa e incerta, de fazer e de não fazer, alternativas, as divisíveis e indivisíveis e as solidárias. O protesto é a prova de que o portador apresentou o título a aceite ou a pagamento e que o sacado ou aceitante não providenciou nenhuma das referidas opções. CONCLUSÃO: Algumas decisões, especificamente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, divergem quanto à efetivação válida do protesto, considerando a intimação via edital com ou sem a intimação pessoal do devedor; outras são desfavoráveis a esse tipo de protesto e atrelando a sua validade ao respeito às regras estabelecidas em lei, sendo, assim, necessária a comprovação dos meios utilizados para localização/intimação, como também que as modalidades de intimação devem seguir aquelas dispostas em lei, não cabendo ao tabelião inovar as formas de intimação sem previsão legal. Portanto, atualmente, não há um entendimento pacificado quanto a contagem do prazo, tampouco quanto a (in)constitucionalidade da intimação do devedor sem intimação pessoal, o que resulta em insegurança jurídica.Antonio, Terezinha DamianSilva, Matheus2022-12-13T21:33:50Z2022-12-13T21:33:50Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28707TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-13T21:33:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28707Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-13T21:33:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
(In)constitutionality of counting the protest period without subpoenaing the debtor
title (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
spellingShingle (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
Silva, Matheus
Protesto
Prazo
Intimação
title_short (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
title_full (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
title_fullStr (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
title_full_unstemmed (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
title_sort (In)constitucionalidade da contagem do prazo de protesto sem intimação do devedor
author Silva, Matheus
author_facet Silva, Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio, Terezinha Damian
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Protesto
Prazo
Intimação
topic Protesto
Prazo
Intimação
description OBJETIVO: A presente monografia tem como objetivo geral analisar a (in) constitucionalidade da contagem de prazo de protesto sem a intimação do devedor. MÉTODO: Quanto ao nível, trata-se de pesquisa exploratória; quanto à abordagem, é pesquisa qualitativa; quanto à coleta de dados, é pesquisa bibliográfica e documental. RESULTADOS: Os sujeitos da relação obrigacional se dividem em ativo e passivo; as obrigações na ordem civil são classificadas em: obrigação de dar coisa certa e incerta, de fazer e de não fazer, alternativas, as divisíveis e indivisíveis e as solidárias. O protesto é a prova de que o portador apresentou o título a aceite ou a pagamento e que o sacado ou aceitante não providenciou nenhuma das referidas opções. CONCLUSÃO: Algumas decisões, especificamente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, divergem quanto à efetivação válida do protesto, considerando a intimação via edital com ou sem a intimação pessoal do devedor; outras são desfavoráveis a esse tipo de protesto e atrelando a sua validade ao respeito às regras estabelecidas em lei, sendo, assim, necessária a comprovação dos meios utilizados para localização/intimação, como também que as modalidades de intimação devem seguir aquelas dispostas em lei, não cabendo ao tabelião inovar as formas de intimação sem previsão legal. Portanto, atualmente, não há um entendimento pacificado quanto a contagem do prazo, tampouco quanto a (in)constitucionalidade da intimação do devedor sem intimação pessoal, o que resulta em insegurança jurídica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T21:33:50Z
2022-12-13T21:33:50Z
2022-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28707
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415804814426112