Projeto de extensão de defesa de direitos da criança, adolescente e de famílias do curso de serviço social - Unisul junto a Defensoria Pública da União-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seibt, Mayara R.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Pâmella R. F. da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11367
Resumo: Este trabalho tem por finalidade abordar a importância da inserção de um projeto de extensão entre universidade e Defensoria Pública da União de Santa Catarina, ressaltando a relevância da atuação do Serviço Social neste espaço sócio-jurídico. A parceria ocorreu através do projeto de extensão denominado Defesa de Direitos da Criança, Adolescente e de Famílias, onde foi o espaço de vivência prática de estágio destas acadêmicas, e que contribuiu para evidenciar a prática profissional do assistente social voltada na garantia e efetivação de direitos. Desta forma, optou-se primeiramente em situar o Curso de Serviço Social na Unisul, e a contextualização da Defensoria Pública da União como espaço de defesa e garantia de direitos. Abordando, de forma clara e objetiva a inserção do Serviço Social no âmbito sóciojurídico, procurou-se descrever e analisar o trabalho do assistente social na DPU/SC, com ênfase nas dimensões técnico-operativa, ético-política e teóricometodológica da experiência vivenciada. Na seqüência, aborda-se a importância do Projeto de Extensão de Defesa de Direitos da Criança, Adolescente e de Famílias na Defensoria Pública da União – SC no processo de formação. Assim, o presente estudo adota elementos fundamentais à compreensão da temática, sendo verificada a necessidade do profissional do Serviço Social em se inserir nesses espaços que buscam diretamente a efetivação dos direitos garantidos. Entendeu-se que o estágio na Defensoria Pública da União propiciou o desenvolvimento das aptidões para o campo profissional, despertando habilidades e competências para o agir profissional comprometido com a perspectiva ético-política adotada pela categoria. Ao mesmo tempo em que estimulou a pesquisa e atualização de conhecimentos, constituiu-se em oportunidade singular para que estas acadêmicas vivenciassem novas experiências, extraindo conhecimentos que enriqueceram o aprendizado, ao gerar questionamentos sobre o agir profissional em uma perspectiva ético-política.
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