A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marty, Otto Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13517
Resumo: A pesquisa busca refletir sobre a conexão entre o fato de os presos terem acesso a celulares com a taxa de homicídios. A legislação veda o acesso de aparelhos telefônicos aos presídios, entretanto é notada a presença abundante desses itens no sistema prisional brasileiro. O presente trabalho apresenta e discute o conceito dos homicídios como indicador de segurança, analisando suas motivações. Percorre também as características do crime e as condições de encarceramento. Nesse ponto, apresenta a finalidade da pena e seu estágio nos aspectos de reincidência delitiva e ininterrupção do crime. Quanto ao método, foram realizadas pesquisa exploratórias, como coletas em doutrinas, leis, jurisprudência, e produzidas análises de dados de órgãos governamentais e não governamentais. A investigação pretende auxiliar nas contemporâneas políticas criminais e penitenciárias pelo país. Os resultados indicam que há uma crise, tanto interna como externa, nos estabelecimentos penais, e que o elemento comum entre elas é o aparelho celular. Observa que a ineficácia do sistema prisional, a organização do crime e as condições de execução das penas são elementos vinculados entre si e impactam no aumento da violência no Brasil. A discussão teve limitações, pois ainda existem barreiras sobre a realidade dentro dos presídios. Sugere-se mais transparência relativa aos dados governamentais para saber em quais estados brasileiros o sistema prisional é melhor, e, por consequência, o número de celulares que são apreendidos. Ainda, a deficiência no procedimento operacional de revistas, as instalações físicas e a corrupção permitem a entrada de telefones. Em questão final, há uma desproporção entre a sanção penal e a gravidade do uso desse objeto que permite a comunicação com o meio externo.
id Ânima_ef9b454dfe3016a8eed0ebb1850cc7fc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13517
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presosThe possible relationship between the homicide rate and the illegal use of mobile phones by inmatesTaxa de HomicídiosSistema prisionalCrime organizadoCelulares nos presídiosA pesquisa busca refletir sobre a conexão entre o fato de os presos terem acesso a celulares com a taxa de homicídios. A legislação veda o acesso de aparelhos telefônicos aos presídios, entretanto é notada a presença abundante desses itens no sistema prisional brasileiro. O presente trabalho apresenta e discute o conceito dos homicídios como indicador de segurança, analisando suas motivações. Percorre também as características do crime e as condições de encarceramento. Nesse ponto, apresenta a finalidade da pena e seu estágio nos aspectos de reincidência delitiva e ininterrupção do crime. Quanto ao método, foram realizadas pesquisa exploratórias, como coletas em doutrinas, leis, jurisprudência, e produzidas análises de dados de órgãos governamentais e não governamentais. A investigação pretende auxiliar nas contemporâneas políticas criminais e penitenciárias pelo país. Os resultados indicam que há uma crise, tanto interna como externa, nos estabelecimentos penais, e que o elemento comum entre elas é o aparelho celular. Observa que a ineficácia do sistema prisional, a organização do crime e as condições de execução das penas são elementos vinculados entre si e impactam no aumento da violência no Brasil. A discussão teve limitações, pois ainda existem barreiras sobre a realidade dentro dos presídios. Sugere-se mais transparência relativa aos dados governamentais para saber em quais estados brasileiros o sistema prisional é melhor, e, por consequência, o número de celulares que são apreendidos. Ainda, a deficiência no procedimento operacional de revistas, as instalações físicas e a corrupção permitem a entrada de telefones. Em questão final, há uma desproporção entre a sanção penal e a gravidade do uso desse objeto que permite a comunicação com o meio externo.Knopfholz, AlexandreMarty, Otto Luiz2021-06-23T19:33:54Z2021-06-23T19:33:54Z2021-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13517CuritibaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-06-28T13:11:35Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13517Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-06-28T13:11:35Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
The possible relationship between the homicide rate and the illegal use of mobile phones by inmates
title A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
spellingShingle A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
Marty, Otto Luiz
Taxa de Homicídios
Sistema prisional
Crime organizado
Celulares nos presídios
title_short A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
title_full A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
title_fullStr A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
title_full_unstemmed A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
title_sort A possível relação entre a taxa de homicídios e o uso ilegal de celulares por presos
author Marty, Otto Luiz
author_facet Marty, Otto Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Knopfholz, Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Marty, Otto Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa de Homicídios
Sistema prisional
Crime organizado
Celulares nos presídios
topic Taxa de Homicídios
Sistema prisional
Crime organizado
Celulares nos presídios
description A pesquisa busca refletir sobre a conexão entre o fato de os presos terem acesso a celulares com a taxa de homicídios. A legislação veda o acesso de aparelhos telefônicos aos presídios, entretanto é notada a presença abundante desses itens no sistema prisional brasileiro. O presente trabalho apresenta e discute o conceito dos homicídios como indicador de segurança, analisando suas motivações. Percorre também as características do crime e as condições de encarceramento. Nesse ponto, apresenta a finalidade da pena e seu estágio nos aspectos de reincidência delitiva e ininterrupção do crime. Quanto ao método, foram realizadas pesquisa exploratórias, como coletas em doutrinas, leis, jurisprudência, e produzidas análises de dados de órgãos governamentais e não governamentais. A investigação pretende auxiliar nas contemporâneas políticas criminais e penitenciárias pelo país. Os resultados indicam que há uma crise, tanto interna como externa, nos estabelecimentos penais, e que o elemento comum entre elas é o aparelho celular. Observa que a ineficácia do sistema prisional, a organização do crime e as condições de execução das penas são elementos vinculados entre si e impactam no aumento da violência no Brasil. A discussão teve limitações, pois ainda existem barreiras sobre a realidade dentro dos presídios. Sugere-se mais transparência relativa aos dados governamentais para saber em quais estados brasileiros o sistema prisional é melhor, e, por consequência, o número de celulares que são apreendidos. Ainda, a deficiência no procedimento operacional de revistas, as instalações físicas e a corrupção permitem a entrada de telefones. Em questão final, há uma desproporção entre a sanção penal e a gravidade do uso desse objeto que permite a comunicação com o meio externo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23T19:33:54Z
2021-06-23T19:33:54Z
2021-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13517
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415800210128896