Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Camila Lehmkuhl de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10307
Resumo: O suicídio é considerado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um problema de saúde pública. São cada vez mais altas as taxas de suicídio no mundo inteiro e esse fenômeno se constitui pela relação de diversos fatores, sendo um deles, o diagnóstico de alguma psicopatologia. Dessa forma, esta pesquisa visa caracterizar, de acordo com a literatura da saúde mental, de que forma os transtornos mentais podem ser diagnosticados como um risco para o suicídio, e tem como objetivos específicos identificar os principais transtornos, sua etiologia e outros fatores de risco do suicídio. Essa pesquisa é caracterizada por levantamento bibliográfico através da base de dados Scielo e MedLine, utilizando-se 14 artigos, dentre eles 12 de literatura nacional e 2 de literatura internacional, para ir mais além da literatura publicada no Brasil. A pesquisa possui caráter exploratório, com abordagem qualitativa e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados coletados. Ao fim desse processo, foi possível perceber que os autores estão de acordo com relação às psicopatologias que estão mais propensas ao suicídio, como também com a maneira como elas se desenvolvem no sujeito e com outros fatores que estão relacionados o desencadeamento do suicídio, tais como aspectos biológicos, ambientais, histórico familiar e tentativas anteriores. Observou-se que, dos 14 artigos, 11 falam sobre a etiologia dos transtornos mentais; 8 falam sobre quais transtornos mentais estão relacionados ao suicídio e 7 falam sobre outros fatores desencadeantes do suicídio. Ao final da análise, pode-se identificar que os aspectos que constituem os transtornos mentais são similares aos que desencadeiam o suicídio, sugerindo uma forte relação entre psicopatologias e o suicídio, mais especificamente esquizofrenia, depressão, transtorno de humor bipolar, transtornos de personalidade anti-social e borderline. Ainda, os dados também apontaram o risco aumentado para o suicídio quando há associação dos quadros psicopatológicos ao abuso de álcool.
id Ânima_f155d255f44aa74398e24bc7649dd8b6
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10307
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Transtornos mentais como fator de risco para o suicídioPsicopatologiaSuicídioTranstorno mentalO suicídio é considerado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um problema de saúde pública. São cada vez mais altas as taxas de suicídio no mundo inteiro e esse fenômeno se constitui pela relação de diversos fatores, sendo um deles, o diagnóstico de alguma psicopatologia. Dessa forma, esta pesquisa visa caracterizar, de acordo com a literatura da saúde mental, de que forma os transtornos mentais podem ser diagnosticados como um risco para o suicídio, e tem como objetivos específicos identificar os principais transtornos, sua etiologia e outros fatores de risco do suicídio. Essa pesquisa é caracterizada por levantamento bibliográfico através da base de dados Scielo e MedLine, utilizando-se 14 artigos, dentre eles 12 de literatura nacional e 2 de literatura internacional, para ir mais além da literatura publicada no Brasil. A pesquisa possui caráter exploratório, com abordagem qualitativa e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados coletados. Ao fim desse processo, foi possível perceber que os autores estão de acordo com relação às psicopatologias que estão mais propensas ao suicídio, como também com a maneira como elas se desenvolvem no sujeito e com outros fatores que estão relacionados o desencadeamento do suicídio, tais como aspectos biológicos, ambientais, histórico familiar e tentativas anteriores. Observou-se que, dos 14 artigos, 11 falam sobre a etiologia dos transtornos mentais; 8 falam sobre quais transtornos mentais estão relacionados ao suicídio e 7 falam sobre outros fatores desencadeantes do suicídio. Ao final da análise, pode-se identificar que os aspectos que constituem os transtornos mentais são similares aos que desencadeiam o suicídio, sugerindo uma forte relação entre psicopatologias e o suicídio, mais especificamente esquizofrenia, depressão, transtorno de humor bipolar, transtornos de personalidade anti-social e borderline. Ainda, os dados também apontaram o risco aumentado para o suicídio quando há associação dos quadros psicopatológicos ao abuso de álcool.Scherer, Alessandra d'AvilaArruda, Camila Lehmkuhl de2017-10-23T19:17:35Z2020-11-29T04:21:45Z2017-10-23T19:17:35Z2020-11-29T04:21:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10307Psicologia - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T06:01:10Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10307Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:01:10Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
title Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
spellingShingle Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
Arruda, Camila Lehmkuhl de
Psicopatologia
Suicídio
Transtorno mental
title_short Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
title_full Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
title_fullStr Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
title_full_unstemmed Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
title_sort Transtornos mentais como fator de risco para o suicídio
author Arruda, Camila Lehmkuhl de
author_facet Arruda, Camila Lehmkuhl de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scherer, Alessandra d'Avila
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Camila Lehmkuhl de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopatologia
Suicídio
Transtorno mental
topic Psicopatologia
Suicídio
Transtorno mental
description O suicídio é considerado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um problema de saúde pública. São cada vez mais altas as taxas de suicídio no mundo inteiro e esse fenômeno se constitui pela relação de diversos fatores, sendo um deles, o diagnóstico de alguma psicopatologia. Dessa forma, esta pesquisa visa caracterizar, de acordo com a literatura da saúde mental, de que forma os transtornos mentais podem ser diagnosticados como um risco para o suicídio, e tem como objetivos específicos identificar os principais transtornos, sua etiologia e outros fatores de risco do suicídio. Essa pesquisa é caracterizada por levantamento bibliográfico através da base de dados Scielo e MedLine, utilizando-se 14 artigos, dentre eles 12 de literatura nacional e 2 de literatura internacional, para ir mais além da literatura publicada no Brasil. A pesquisa possui caráter exploratório, com abordagem qualitativa e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados coletados. Ao fim desse processo, foi possível perceber que os autores estão de acordo com relação às psicopatologias que estão mais propensas ao suicídio, como também com a maneira como elas se desenvolvem no sujeito e com outros fatores que estão relacionados o desencadeamento do suicídio, tais como aspectos biológicos, ambientais, histórico familiar e tentativas anteriores. Observou-se que, dos 14 artigos, 11 falam sobre a etiologia dos transtornos mentais; 8 falam sobre quais transtornos mentais estão relacionados ao suicídio e 7 falam sobre outros fatores desencadeantes do suicídio. Ao final da análise, pode-se identificar que os aspectos que constituem os transtornos mentais são similares aos que desencadeiam o suicídio, sugerindo uma forte relação entre psicopatologias e o suicídio, mais especificamente esquizofrenia, depressão, transtorno de humor bipolar, transtornos de personalidade anti-social e borderline. Ainda, os dados também apontaram o risco aumentado para o suicídio quando há associação dos quadros psicopatológicos ao abuso de álcool.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-10-23T19:17:35Z
2017-10-23T19:17:35Z
2020-11-29T04:21:45Z
2020-11-29T04:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10307
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820531531776