A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suellen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29818
Resumo: O trabalho de palhaços nos hospitais é uma atividade que usa a arte, a brincadeira e o improviso como uma ferramenta lúdica para levar alegria e entretenimento, mas que também pode ser usada para fins terapêuticos. Diante dessa circunstância, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a compreensão de palhaços-voluntários sobre sua atuação com pacientes de hospitais gerais. Como objetivos específicos, foi possível verificar a motivação dos palhaços-voluntários no ingresso e permanência neste trabalho, assim como caracterizar as atividades desenvolvidas por eles nos hospitais; identificar como esta atuação afeta a saúde emocional dos palhaços-voluntários; discutir as estratégias utilizadas pelos entrevistados para lidar com os próprios sentimentos em relação aos pacientes muito debilitados, pacientes terminais e à morte dos pacientes; e identificar qual é o impacto que palhaçaria tem para com os paciente, na ótica dos próprios palhaços. Como método, essa pesquisa está classificada como natureza qualitativa, com objetivo exploratório e delineada como estudo de caso. Ao todo, foram entrevistadas três pessoas que atuam como palhaços, dois deles há mais de dez anos e outra há três anos. Os resultados indicaram que o improviso e a criatividade durante as visitas aos hospitais é a base importante da atuação da palhaçaria, assim como o vínculo com os pacientes pode ser, tanto um facilitador como também um dificultador para os próprios palhaços durante a sua atuação. Conclui-se, portanto, que para todos os três entrevistados, a palhaçaria é para eles uma atividade que proporciona alívio e bem-estar ao outro através da escuta atenta e do olhar humanizado às pessoas atendidas, focando no sujeito que está presente, nas suas potencialidades e não na sua enfermidade, possibilitando uma maior aproximação com o paciente, como também, proporcionando algo diferente da rotina do hospital.
id Ânima_f1af1c8188cd754ca76e7694fd79dafa
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29818
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizadosPalhaçariaPalhaçoterapiaTrabalho voluntárioO trabalho de palhaços nos hospitais é uma atividade que usa a arte, a brincadeira e o improviso como uma ferramenta lúdica para levar alegria e entretenimento, mas que também pode ser usada para fins terapêuticos. Diante dessa circunstância, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a compreensão de palhaços-voluntários sobre sua atuação com pacientes de hospitais gerais. Como objetivos específicos, foi possível verificar a motivação dos palhaços-voluntários no ingresso e permanência neste trabalho, assim como caracterizar as atividades desenvolvidas por eles nos hospitais; identificar como esta atuação afeta a saúde emocional dos palhaços-voluntários; discutir as estratégias utilizadas pelos entrevistados para lidar com os próprios sentimentos em relação aos pacientes muito debilitados, pacientes terminais e à morte dos pacientes; e identificar qual é o impacto que palhaçaria tem para com os paciente, na ótica dos próprios palhaços. Como método, essa pesquisa está classificada como natureza qualitativa, com objetivo exploratório e delineada como estudo de caso. Ao todo, foram entrevistadas três pessoas que atuam como palhaços, dois deles há mais de dez anos e outra há três anos. Os resultados indicaram que o improviso e a criatividade durante as visitas aos hospitais é a base importante da atuação da palhaçaria, assim como o vínculo com os pacientes pode ser, tanto um facilitador como também um dificultador para os próprios palhaços durante a sua atuação. Conclui-se, portanto, que para todos os três entrevistados, a palhaçaria é para eles uma atividade que proporciona alívio e bem-estar ao outro através da escuta atenta e do olhar humanizado às pessoas atendidas, focando no sujeito que está presente, nas suas potencialidades e não na sua enfermidade, possibilitando uma maior aproximação com o paciente, como também, proporcionando algo diferente da rotina do hospital.Brasil, VanderleiSouza, Suellen2022-12-17T10:57:47Z2022-12-17T10:57:47Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29818Universidade do Sul de Santa Catarina campus Pedra BrancaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-16T16:38:57Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29818Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-16T16:38:57Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
title A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
spellingShingle A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
Souza, Suellen
Palhaçaria
Palhaçoterapia
Trabalho voluntário
title_short A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
title_full A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
title_fullStr A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
title_full_unstemmed A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
title_sort A compreensão de palhaços-voluntários acerca do seu trabalho com pacientes hospitalizados
author Souza, Suellen
author_facet Souza, Suellen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Vanderlei
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Suellen
dc.subject.por.fl_str_mv Palhaçaria
Palhaçoterapia
Trabalho voluntário
topic Palhaçaria
Palhaçoterapia
Trabalho voluntário
description O trabalho de palhaços nos hospitais é uma atividade que usa a arte, a brincadeira e o improviso como uma ferramenta lúdica para levar alegria e entretenimento, mas que também pode ser usada para fins terapêuticos. Diante dessa circunstância, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a compreensão de palhaços-voluntários sobre sua atuação com pacientes de hospitais gerais. Como objetivos específicos, foi possível verificar a motivação dos palhaços-voluntários no ingresso e permanência neste trabalho, assim como caracterizar as atividades desenvolvidas por eles nos hospitais; identificar como esta atuação afeta a saúde emocional dos palhaços-voluntários; discutir as estratégias utilizadas pelos entrevistados para lidar com os próprios sentimentos em relação aos pacientes muito debilitados, pacientes terminais e à morte dos pacientes; e identificar qual é o impacto que palhaçaria tem para com os paciente, na ótica dos próprios palhaços. Como método, essa pesquisa está classificada como natureza qualitativa, com objetivo exploratório e delineada como estudo de caso. Ao todo, foram entrevistadas três pessoas que atuam como palhaços, dois deles há mais de dez anos e outra há três anos. Os resultados indicaram que o improviso e a criatividade durante as visitas aos hospitais é a base importante da atuação da palhaçaria, assim como o vínculo com os pacientes pode ser, tanto um facilitador como também um dificultador para os próprios palhaços durante a sua atuação. Conclui-se, portanto, que para todos os três entrevistados, a palhaçaria é para eles uma atividade que proporciona alívio e bem-estar ao outro através da escuta atenta e do olhar humanizado às pessoas atendidas, focando no sujeito que está presente, nas suas potencialidades e não na sua enfermidade, possibilitando uma maior aproximação com o paciente, como também, proporcionando algo diferente da rotina do hospital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17T10:57:47Z
2022-12-17T10:57:47Z
2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29818
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina campus Pedra Branca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415795361513472