Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esmeraldino, Gabriela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira da Silva, Luana
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18387
Resumo: INTRODUÇÃO: Os efeitos da quarentena, da pandemia e do distanciamento social na pandemia da COVID19 desencadearam na sociedade sintomas e sentimentos de ansiedade, medo, insegurança e depressão. Já nos estudantes, com o fechamento das escolas, suspensão das aulas e o distanciamento social, houve um aumento significativo nos problemas psicológicos, levando a terem uma maior prevalência de estresse, ansiedade e depressão do que em adultos. OBJETIVO GERAL: identificar os sintomas de ansiedade e depressão autorreferidos ao distanciamento social de Universitários durante a Pandemia da Covid-19. MÉTODOS: O presente estudo é do tipo explicativo, observacional e transversal com abordagem do tipo quantitativa. Os acadêmicos da universidade responderam o questionário autoaplicável com questões referentes ao seu dia a dia. RESULTADOS: Um total de 100 estudantes, onde 86% é do sexo feminino e 14% do sexo masculino, responderam ao convite de participação na pesquisa, sendo que 52 passaram pelos critérios de inclusão e 48 foram excluídos. Foi considerado que 42,7% dos participantes com sintomas de ansiedade, relataram sentir –se contraído ou tenso em boa parte do tempo e com sintomas depressivos 60,2% relataram não gostarem tanto quanto antes das coisas que gostavam. CONCLUSÃO: Estudantes da área da saúde e do sexo feminino apresentaram uma maior chance de ter sintomas de ansiedade e depressão ao contrário do sexo masculino e dos demais cursos. A maioria dos estudantes apresentou score para “improvável diagnóstico de depressão e ansiedade” e possível diagnóstico para ambos, com ênfase em “possível diagnóstico para ansiedade”.
id Ânima_f8fa2f041d30717e366feafd45f6b3fd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18387
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitáriosANXIETY AND DEPRESSION IN TIMES OF PANDEMIC OF COVID 19: IMPACTS OF SOCIAL DISTANCING IN UNIVERSITY STUDENTSAnsiedade; Depressão;Infecções por coronavírus; Isolamento social.INTRODUÇÃO: Os efeitos da quarentena, da pandemia e do distanciamento social na pandemia da COVID19 desencadearam na sociedade sintomas e sentimentos de ansiedade, medo, insegurança e depressão. Já nos estudantes, com o fechamento das escolas, suspensão das aulas e o distanciamento social, houve um aumento significativo nos problemas psicológicos, levando a terem uma maior prevalência de estresse, ansiedade e depressão do que em adultos. OBJETIVO GERAL: identificar os sintomas de ansiedade e depressão autorreferidos ao distanciamento social de Universitários durante a Pandemia da Covid-19. MÉTODOS: O presente estudo é do tipo explicativo, observacional e transversal com abordagem do tipo quantitativa. Os acadêmicos da universidade responderam o questionário autoaplicável com questões referentes ao seu dia a dia. RESULTADOS: Um total de 100 estudantes, onde 86% é do sexo feminino e 14% do sexo masculino, responderam ao convite de participação na pesquisa, sendo que 52 passaram pelos critérios de inclusão e 48 foram excluídos. Foi considerado que 42,7% dos participantes com sintomas de ansiedade, relataram sentir –se contraído ou tenso em boa parte do tempo e com sintomas depressivos 60,2% relataram não gostarem tanto quanto antes das coisas que gostavam. CONCLUSÃO: Estudantes da área da saúde e do sexo feminino apresentaram uma maior chance de ter sintomas de ansiedade e depressão ao contrário do sexo masculino e dos demais cursos. A maioria dos estudantes apresentou score para “improvável diagnóstico de depressão e ansiedade” e possível diagnóstico para ambos, com ênfase em “possível diagnóstico para ansiedade”.Peres Canto, PriscilaEsmeraldino, GabrielaTeixeira da Silva, Luana2021-12-09T15:50:05Z2021-12-09T15:50:05Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18387TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-03T15:16:34Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18387Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-03T15:16:34Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
ANXIETY AND DEPRESSION IN TIMES OF PANDEMIC OF COVID 19: IMPACTS OF SOCIAL DISTANCING IN UNIVERSITY STUDENTS
title Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
spellingShingle Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
Esmeraldino, Gabriela
Ansiedade; Depressão;
Infecções por coronavírus; Isolamento social.
title_short Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
title_full Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
title_fullStr Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
title_full_unstemmed Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
title_sort Ansiedade e depressão em tempos de pandemia da COVID-19: impactos do distanciamento social em universitários
author Esmeraldino, Gabriela
author_facet Esmeraldino, Gabriela
Teixeira da Silva, Luana
author_role author
author2 Teixeira da Silva, Luana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peres Canto, Priscila
dc.contributor.author.fl_str_mv Esmeraldino, Gabriela
Teixeira da Silva, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade; Depressão;
Infecções por coronavírus; Isolamento social.
topic Ansiedade; Depressão;
Infecções por coronavírus; Isolamento social.
description INTRODUÇÃO: Os efeitos da quarentena, da pandemia e do distanciamento social na pandemia da COVID19 desencadearam na sociedade sintomas e sentimentos de ansiedade, medo, insegurança e depressão. Já nos estudantes, com o fechamento das escolas, suspensão das aulas e o distanciamento social, houve um aumento significativo nos problemas psicológicos, levando a terem uma maior prevalência de estresse, ansiedade e depressão do que em adultos. OBJETIVO GERAL: identificar os sintomas de ansiedade e depressão autorreferidos ao distanciamento social de Universitários durante a Pandemia da Covid-19. MÉTODOS: O presente estudo é do tipo explicativo, observacional e transversal com abordagem do tipo quantitativa. Os acadêmicos da universidade responderam o questionário autoaplicável com questões referentes ao seu dia a dia. RESULTADOS: Um total de 100 estudantes, onde 86% é do sexo feminino e 14% do sexo masculino, responderam ao convite de participação na pesquisa, sendo que 52 passaram pelos critérios de inclusão e 48 foram excluídos. Foi considerado que 42,7% dos participantes com sintomas de ansiedade, relataram sentir –se contraído ou tenso em boa parte do tempo e com sintomas depressivos 60,2% relataram não gostarem tanto quanto antes das coisas que gostavam. CONCLUSÃO: Estudantes da área da saúde e do sexo feminino apresentaram uma maior chance de ter sintomas de ansiedade e depressão ao contrário do sexo masculino e dos demais cursos. A maioria dos estudantes apresentou score para “improvável diagnóstico de depressão e ansiedade” e possível diagnóstico para ambos, com ênfase em “possível diagnóstico para ansiedade”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T15:50:05Z
2021-12-09T15:50:05Z
2021-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18387
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860483325952