Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrazio, Wellyngton Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30004
Resumo: O plexo braquial consiste em uma rede de fusões e divisões nervosas que se originam de raízes torácica e cervica superiores que inervam o membro superior. Quando ocorre algum tipo de lesão do plexo braquial, por se tratar de uma região crítica do sistema nervoso periférico, essas lesões são debilitantes e levam a déficit motor e sensitivo, grande dor e redução na execução das atividades de vida diárias dos pacientes lesionados. Devido à sua localização anatômica, o plexo braquial pode sofrer diversos mecanismos de trauma por modos de tração e compressão. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de revisão bibliográfica, o melhor tratamento para a regeneração dos diferentes tipos de lesão do plexo braquial. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os preceitos de caráter exploratório, por meio de revisão bibliográfica. Foi realizado um estudo bibliográfico através de artigos publicados sobre o tema, durante os anos de 2010 a 2022. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases de dados: Redalyc e PubMed. As palavras chaves utilizadas foram: Plexo braquial, Regeneração de plexo, Lesão de plexo braquial e Substâncias. Logo, foram encontrados um total de 12.234 artigos. Após, foram retirados do estudo os artigos que não apresentaram relações com o tema proposto, ou com as palavras-chaves, ou com o título, chegando a 156 artigos. Os resumos dos artigos pré-selecionados, por sua vez, foram lidos na tentativa de localizar os aspectos requeridos para a execução do trabalho, sendo selecionados ou excluídos. Ao final, chegou-se a um total de 04 artigos, 02 de cada base de dados. Após a análise dos artigos, podemos verificar que até o momento não há nenhuma substância que auxilie na regeneração do nervo, porém, existem diferentes meios de tratamento para lesões no plexo braquial. Assim, ressalta-se que o melhor tratamento para a regeneração dos diferentes tipos de lesão do plexo braquial é a cirurgia associada a fisioterapia.
id Ânima_f9e933962ec9bea2de1c90e181d47972
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30004
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográficoBrachial plexus regeneration: a bibliographic studyPlexo braquialLesão no plexo braquialRegeneraçãoO plexo braquial consiste em uma rede de fusões e divisões nervosas que se originam de raízes torácica e cervica superiores que inervam o membro superior. Quando ocorre algum tipo de lesão do plexo braquial, por se tratar de uma região crítica do sistema nervoso periférico, essas lesões são debilitantes e levam a déficit motor e sensitivo, grande dor e redução na execução das atividades de vida diárias dos pacientes lesionados. Devido à sua localização anatômica, o plexo braquial pode sofrer diversos mecanismos de trauma por modos de tração e compressão. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de revisão bibliográfica, o melhor tratamento para a regeneração dos diferentes tipos de lesão do plexo braquial. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os preceitos de caráter exploratório, por meio de revisão bibliográfica. Foi realizado um estudo bibliográfico através de artigos publicados sobre o tema, durante os anos de 2010 a 2022. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases de dados: Redalyc e PubMed. As palavras chaves utilizadas foram: Plexo braquial, Regeneração de plexo, Lesão de plexo braquial e Substâncias. Logo, foram encontrados um total de 12.234 artigos. Após, foram retirados do estudo os artigos que não apresentaram relações com o tema proposto, ou com as palavras-chaves, ou com o título, chegando a 156 artigos. Os resumos dos artigos pré-selecionados, por sua vez, foram lidos na tentativa de localizar os aspectos requeridos para a execução do trabalho, sendo selecionados ou excluídos. Ao final, chegou-se a um total de 04 artigos, 02 de cada base de dados. Após a análise dos artigos, podemos verificar que até o momento não há nenhuma substância que auxilie na regeneração do nervo, porém, existem diferentes meios de tratamento para lesões no plexo braquial. Assim, ressalta-se que o melhor tratamento para a regeneração dos diferentes tipos de lesão do plexo braquial é a cirurgia associada a fisioterapia.JUNG, Maricelma SimianoEufrazio, Wellyngton Vieira2022-12-19T17:05:38Z2022-12-19T17:05:38Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30004Tubarãoporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T17:05:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30004Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-19T17:05:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
Brachial plexus regeneration: a bibliographic study
title Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
spellingShingle Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
Eufrazio, Wellyngton Vieira
Plexo braquial
Lesão no plexo braquial
Regeneração
title_short Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
title_full Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
title_fullStr Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
title_full_unstemmed Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
title_sort Regeneração do plexo braquial: um estudo bibliográfico
author Eufrazio, Wellyngton Vieira
author_facet Eufrazio, Wellyngton Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JUNG, Maricelma Simiano
dc.contributor.author.fl_str_mv Eufrazio, Wellyngton Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Plexo braquial
Lesão no plexo braquial
Regeneração
topic Plexo braquial
Lesão no plexo braquial
Regeneração
description O plexo braquial consiste em uma rede de fusões e divisões nervosas que se originam de raízes torácica e cervica superiores que inervam o membro superior. Quando ocorre algum tipo de lesão do plexo braquial, por se tratar de uma região crítica do sistema nervoso periférico, essas lesões são debilitantes e levam a déficit motor e sensitivo, grande dor e redução na execução das atividades de vida diárias dos pacientes lesionados. Devido à sua localização anatômica, o plexo braquial pode sofrer diversos mecanismos de trauma por modos de tração e compressão. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de revisão bibliográfica, o melhor tratamento para a regeneração dos diferentes tipos de lesão do plexo braquial. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os preceitos de caráter exploratório, por meio de revisão bibliográfica. Foi realizado um estudo bibliográfico através de artigos publicados sobre o tema, durante os anos de 2010 a 2022. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases de dados: Redalyc e PubMed. As palavras chaves utilizadas foram: Plexo braquial, Regeneração de plexo, Lesão de plexo braquial e Substâncias. Logo, foram encontrados um total de 12.234 artigos. Após, foram retirados do estudo os artigos que não apresentaram relações com o tema proposto, ou com as palavras-chaves, ou com o título, chegando a 156 artigos. Os resumos dos artigos pré-selecionados, por sua vez, foram lidos na tentativa de localizar os aspectos requeridos para a execução do trabalho, sendo selecionados ou excluídos. Ao final, chegou-se a um total de 04 artigos, 02 de cada base de dados. Após a análise dos artigos, podemos verificar que até o momento não há nenhuma substância que auxilie na regeneração do nervo, porém, existem diferentes meios de tratamento para lesões no plexo braquial. Assim, ressalta-se que o melhor tratamento para a regeneração dos diferentes tipos de lesão do plexo braquial é a cirurgia associada a fisioterapia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T17:05:38Z
2022-12-19T17:05:38Z
2022-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30004
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415854209695744