Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masuda, Cristiana Yukie
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10996
Resumo: Esta monografia apresenta um trabalho de pesquisa sobre metodologias, processos e ferramentas de auxílio para elaboração de um processo de testes automatizado, com integração contínua. Seguindo os padrões e normas de testes, apoiadas por ferramentas open source e usando métricas, para minimizar os problemas que ocorrem com as aplicações em produção, esta proposta tem como objetivo gerar uma padronização nas atividades do processo de teste, garantindo a qualidade do software. Uma empresa de médio porte, desenvolvedora de software, prestou-se como espaço de pesquisa. A escolha de um produto da organização tornou-se um estudo de caso apropriado para a criação de um projeto de testes associado ao desenvolvimento contínuo do produto, sendo o processo a base para futuras confecções de projeto de testes e de desenvolvimento. Um dos resultados deste trabalho foi a definição desse processo de testes, assim como a materialização e planejamento de diversos artefatos, documentos de testes e relatórios. Para apoiar esse processo foi criado um ambiente automatizado, totalmente composto por ferramentas open source, cada uma delas aportando uma diferente funcionalidade: Mantis (gestão de defeitos), Cobertura (cobertura de código), ferramenta JUnit com apoio da DBUnit (identificação do bug), CVS (controle de versões) Hudson (integração contínua). A integração dos testes, identificação de bugs, requisitos do produto trouxe ao software maior controle de qualidade e rastreamento de todos os documentos necessários para avaliar de forma mais rápida as regras, defeitos e histórico associados às funcionalidades. Esses resultados, expressos através de números, são indicadores importantes que podem ser utilizados pela organização para a avaliação e tomada de decisão estratégica, de forma a minimizar as ameaças e gerar oportunidades que permitam tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.
id Ânima_fad01afba07179371eaa6787bc98f47e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10996
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Processo de automação de testes de software com ferramentas Open SourceEngenharia de softwareSoftware controle de qualidadeSoftware gratuitoEsta monografia apresenta um trabalho de pesquisa sobre metodologias, processos e ferramentas de auxílio para elaboração de um processo de testes automatizado, com integração contínua. Seguindo os padrões e normas de testes, apoiadas por ferramentas open source e usando métricas, para minimizar os problemas que ocorrem com as aplicações em produção, esta proposta tem como objetivo gerar uma padronização nas atividades do processo de teste, garantindo a qualidade do software. Uma empresa de médio porte, desenvolvedora de software, prestou-se como espaço de pesquisa. A escolha de um produto da organização tornou-se um estudo de caso apropriado para a criação de um projeto de testes associado ao desenvolvimento contínuo do produto, sendo o processo a base para futuras confecções de projeto de testes e de desenvolvimento. Um dos resultados deste trabalho foi a definição desse processo de testes, assim como a materialização e planejamento de diversos artefatos, documentos de testes e relatórios. Para apoiar esse processo foi criado um ambiente automatizado, totalmente composto por ferramentas open source, cada uma delas aportando uma diferente funcionalidade: Mantis (gestão de defeitos), Cobertura (cobertura de código), ferramenta JUnit com apoio da DBUnit (identificação do bug), CVS (controle de versões) Hudson (integração contínua). A integração dos testes, identificação de bugs, requisitos do produto trouxe ao software maior controle de qualidade e rastreamento de todos os documentos necessários para avaliar de forma mais rápida as regras, defeitos e histórico associados às funcionalidades. Esses resultados, expressos através de números, são indicadores importantes que podem ser utilizados pela organização para a avaliação e tomada de decisão estratégica, de forma a minimizar as ameaças e gerar oportunidades que permitam tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.Castiñeira, Maria InésMasuda, Cristiana Yukie2016-11-30T15:05:30Z2020-11-29T05:49:28Z2016-11-30T15:05:30Z2020-11-29T05:49:28Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf547 f.https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10996Sistemas de Informação - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T07:36:55Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10996Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T07:36:55Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
title Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
spellingShingle Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
Masuda, Cristiana Yukie
Engenharia de software
Software controle de qualidade
Software gratuito
title_short Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
title_full Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
title_fullStr Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
title_full_unstemmed Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
title_sort Processo de automação de testes de software com ferramentas Open Source
author Masuda, Cristiana Yukie
author_facet Masuda, Cristiana Yukie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castiñeira, Maria Inés
dc.contributor.author.fl_str_mv Masuda, Cristiana Yukie
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de software
Software controle de qualidade
Software gratuito
topic Engenharia de software
Software controle de qualidade
Software gratuito
description Esta monografia apresenta um trabalho de pesquisa sobre metodologias, processos e ferramentas de auxílio para elaboração de um processo de testes automatizado, com integração contínua. Seguindo os padrões e normas de testes, apoiadas por ferramentas open source e usando métricas, para minimizar os problemas que ocorrem com as aplicações em produção, esta proposta tem como objetivo gerar uma padronização nas atividades do processo de teste, garantindo a qualidade do software. Uma empresa de médio porte, desenvolvedora de software, prestou-se como espaço de pesquisa. A escolha de um produto da organização tornou-se um estudo de caso apropriado para a criação de um projeto de testes associado ao desenvolvimento contínuo do produto, sendo o processo a base para futuras confecções de projeto de testes e de desenvolvimento. Um dos resultados deste trabalho foi a definição desse processo de testes, assim como a materialização e planejamento de diversos artefatos, documentos de testes e relatórios. Para apoiar esse processo foi criado um ambiente automatizado, totalmente composto por ferramentas open source, cada uma delas aportando uma diferente funcionalidade: Mantis (gestão de defeitos), Cobertura (cobertura de código), ferramenta JUnit com apoio da DBUnit (identificação do bug), CVS (controle de versões) Hudson (integração contínua). A integração dos testes, identificação de bugs, requisitos do produto trouxe ao software maior controle de qualidade e rastreamento de todos os documentos necessários para avaliar de forma mais rápida as regras, defeitos e histórico associados às funcionalidades. Esses resultados, expressos através de números, são indicadores importantes que podem ser utilizados pela organização para a avaliação e tomada de decisão estratégica, de forma a minimizar as ameaças e gerar oportunidades que permitam tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-30T15:05:30Z
2016-11-30T15:05:30Z
2020-11-29T05:49:28Z
2020-11-29T05:49:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 547 f.
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10996
identifier_str_mv 547 f.
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sistemas de Informação - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415821331595264