Avaliação do desempenho de oficiais militares, fundamentada na metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista - MCDA-C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2958
Resumo: A avaliação de desempenho funcional é uma ferramenta fundamental para a descoberta e potencialização dos talentos humanos dentro de uma organização. É um mecanismo que permite mensurar as contribuições individuais dos recursos humanos para o alcance dos resultados globais dentro da organização. A avaliação de desempenho funcional também é uma ferramenta importante para que os colaboradores percebam individualmente qual é o seu papel para o alcance dos objetivos organizacionais. A constante exigência de novos conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam ao Oficial do Corpo de Bombeiros Militar ser o exemplo para os seus subordinados, transformam a avaliação de desempenho funcional em uma ferramenta indispensável para a potencialização e alcance dos objetivos organizacionais. A estrutura metodológicos aplicada à presente pesquisa foi a proposta por Saunders; Lewis; Thornhill (2003), caracterizando-se a pesquisa como construtivista, indutiva, qualitativa e quantitativa, exploratória, bibliográfica e estudo de caso, transversal e analise de dados. O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um modelo de avaliação de desempenho funcional dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina que possibilite identificar os objetivos e expectativas da corporação e do Oficial militar, permitindo uma avaliação global dos mesmos. Como instrumento de intervenção foi utilizado a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão ¿ Construtivista (MCDA-C), por permitir a avaliação de aspectos objetivos e subjetivos, integrar as diferentes áreas de avaliação e gerar conhecimento sobre a situação avaliada. O modelo resultou na construção de trinta e nove critérios de avaliação (descritores) com as respectivas escalas de mensuração, distribuídos em três grandes áreas (Pontos de Vista Fundamentais): competências técnicas, competências pessoais e competências profissionais, subdivididos em dezessete Pontos de Vista Elementares. A aplicação do modelo construído proporcionou a avaliação global de três Oficiais ocupantes do posto de Capitão, Major e Tenente Coronel, que alcançaram, respectivamente 64, 82 e 78 pontos. Esta informação evidenciou o que os decisores julgam como necessário e suficiente para avaliar o desempenho dos Oficiais, proporcionando a identificação de inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento.
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A estrutura metodológicos aplicada à presente pesquisa foi a proposta por Saunders; Lewis; Thornhill (2003), caracterizando-se a pesquisa como construtivista, indutiva, qualitativa e quantitativa, exploratória, bibliográfica e estudo de caso, transversal e analise de dados. O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um modelo de avaliação de desempenho funcional dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina que possibilite identificar os objetivos e expectativas da corporação e do Oficial militar, permitindo uma avaliação global dos mesmos. Como instrumento de intervenção foi utilizado a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão ¿ Construtivista (MCDA-C), por permitir a avaliação de aspectos objetivos e subjetivos, integrar as diferentes áreas de avaliação e gerar conhecimento sobre a situação avaliada. O modelo resultou na construção de trinta e nove critérios de avaliação (descritores) com as respectivas escalas de mensuração, distribuídos em três grandes áreas (Pontos de Vista Fundamentais): competências técnicas, competências pessoais e competências profissionais, subdivididos em dezessete Pontos de Vista Elementares. A aplicação do modelo construído proporcionou a avaliação global de três Oficiais ocupantes do posto de Capitão, Major e Tenente Coronel, que alcançaram, respectivamente 64, 82 e 78 pontos. Esta informação evidenciou o que os decisores julgam como necessário e suficiente para avaliar o desempenho dos Oficiais, proporcionando a identificação de inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento.The assessment of performance is an essential tool for the discovery and enhancement of human talent within an organization. It is a mechanism to measure the individual contributions of human resources to achieve the overall results within the organization. The assessment of performance is also an important tool for developers to understand individually what is your role in the achievement of organizational goals. The constant demand for new knowledge, skills and attitudes to enable the Official Fire Brigade is the example for their subordinates, transform the assessment of performance in an indispensable tool for empowerment and achievement of organizational goals. The methodological framework applied to this research was proposed by Saunders, Lewis, Thornhill (2003), characterized the research as constructivist, inductive, qualitative and quantitative, exploratory, literature and case study, cross-sectional data analysis. This study aimed to develop a model to evaluate the functional performance of the Officers of the Fire Department of the Military State of Santa Catarina that allows to identify the objectives and expectations of the corporation and the Official military, allowing an overall evaluation of the same. As an instrument of intervention was used to Multicriteria Decision Support - Constructivist (MCDA-C), to allow evaluation of objective and subjective aspects, integrating the different assessment areas and generate knowledge about the situation assessed. The model resulted in the construction of thirty-nine evaluation criteria (descriptors) and their measurement scales, divided into three main areas (Viewpoints Fundamental): technical skills, soft skills and professional skills, divided into seventeen Viewpoints Elementary. The application of the constructed model provided a comprehensive assessment of three officers occupying the rank of Captain, Major and Lieutenant Colonel, reaching respectively 64, 82 and 78 points. This information showed that the makers deem as necessary and sufficient to evaluate the performance of officials, providing the identification of numerous improvement opportunities.Dutra, AdemarGonçalves, Marco Aurélio2016-11-30T14:51:29Z2020-11-26T20:40:42Z2016-11-30T14:51:29Z2020-11-26T20:40:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1355https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2958info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:39:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/2958Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:39:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
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