Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebold, André
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19846
Resumo: Solicitações de benefícios previdenciários são muito comuns pelos segurados, especialmente em decorrência do número cada vez maior de pacientes portadores de Fibromialgia. A síndrome que causa dor crônica e difusa é reconhecida como doença desde 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como propensa a causar incapacidade em seus portadores. A despeito do entendimento da organização, não raro os pedidos de benefícios vinculados a doença são periodicamente negados pela previdência social brasileira, posto que de acordo com doutrinadores e juristas, não ser comprovada por meio de exames e laudos. O presente trabalho tem por objetivo verificar as razões pelas quais a autarquia interpõe travas a concessão de benefício por incapacidade, para pacientes portadores de Fibromialgia. O intento é auxiliar aos portadores da doença na concessão de direito garantido, seja por meio administrativo ou judicial. Para tal, a pesquisa de caráter bibliográfico se baseia em publicações das principais bases de pesquisa, Pubmed, SciELO, Google acadêmico e Lilacs, que retornou cerca de 7.756 resultados, sendo triados para a confecção do presente aqueles que melhor se adequavam aos descritivos Por essa razão a concessão do benefício por incapacidade com base nessa comorbidade, vem sendo reconhecido em recentes decisões judiciais, possibilitando futuramente mudanças de posicionamento também pelo INSS.
id Ânima_fdca1c8b5789353f363b99ec70442fb9
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19846
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciariofibromialgiabeneficio por incapacidadeprevidência socialSolicitações de benefícios previdenciários são muito comuns pelos segurados, especialmente em decorrência do número cada vez maior de pacientes portadores de Fibromialgia. A síndrome que causa dor crônica e difusa é reconhecida como doença desde 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como propensa a causar incapacidade em seus portadores. A despeito do entendimento da organização, não raro os pedidos de benefícios vinculados a doença são periodicamente negados pela previdência social brasileira, posto que de acordo com doutrinadores e juristas, não ser comprovada por meio de exames e laudos. O presente trabalho tem por objetivo verificar as razões pelas quais a autarquia interpõe travas a concessão de benefício por incapacidade, para pacientes portadores de Fibromialgia. O intento é auxiliar aos portadores da doença na concessão de direito garantido, seja por meio administrativo ou judicial. Para tal, a pesquisa de caráter bibliográfico se baseia em publicações das principais bases de pesquisa, Pubmed, SciELO, Google acadêmico e Lilacs, que retornou cerca de 7.756 resultados, sendo triados para a confecção do presente aqueles que melhor se adequavam aos descritivos Por essa razão a concessão do benefício por incapacidade com base nessa comorbidade, vem sendo reconhecido em recentes decisões judiciais, possibilitando futuramente mudanças de posicionamento também pelo INSS.Pretto, Susana Dos Reis MachadoSebold, André2021-12-17T13:13:07Z2021-12-17T13:13:07Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19846Pedra BrancaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-17T13:13:09Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19846Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-17T13:13:09Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
title Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
spellingShingle Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
Sebold, André
fibromialgia
beneficio por incapacidade
previdência social
title_short Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
title_full Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
title_fullStr Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
title_full_unstemmed Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
title_sort Fibromialgia e a (in)capacidade para o trabalho: o posicionamento do inss e do poder judiciario
author Sebold, André
author_facet Sebold, André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pretto, Susana Dos Reis Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebold, André
dc.subject.por.fl_str_mv fibromialgia
beneficio por incapacidade
previdência social
topic fibromialgia
beneficio por incapacidade
previdência social
description Solicitações de benefícios previdenciários são muito comuns pelos segurados, especialmente em decorrência do número cada vez maior de pacientes portadores de Fibromialgia. A síndrome que causa dor crônica e difusa é reconhecida como doença desde 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como propensa a causar incapacidade em seus portadores. A despeito do entendimento da organização, não raro os pedidos de benefícios vinculados a doença são periodicamente negados pela previdência social brasileira, posto que de acordo com doutrinadores e juristas, não ser comprovada por meio de exames e laudos. O presente trabalho tem por objetivo verificar as razões pelas quais a autarquia interpõe travas a concessão de benefício por incapacidade, para pacientes portadores de Fibromialgia. O intento é auxiliar aos portadores da doença na concessão de direito garantido, seja por meio administrativo ou judicial. Para tal, a pesquisa de caráter bibliográfico se baseia em publicações das principais bases de pesquisa, Pubmed, SciELO, Google acadêmico e Lilacs, que retornou cerca de 7.756 resultados, sendo triados para a confecção do presente aqueles que melhor se adequavam aos descritivos Por essa razão a concessão do benefício por incapacidade com base nessa comorbidade, vem sendo reconhecido em recentes decisões judiciais, possibilitando futuramente mudanças de posicionamento também pelo INSS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T13:13:07Z
2021-12-17T13:13:07Z
2021-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19846
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pedra Branca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415851635441664