A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153 |
Resumo: | Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico. |
id |
ABAU-1_02ad70331452f78add415bda81875076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312014000200153 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?Linguagem infantilTranstornos do desenvolvimento da linguagemNarraçãoFonoaudiologiaDesenvolvimento da Linguagem Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico. Academia Brasileira de Audiologia2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153Audiology - Communication Research v.19 n.2 2014reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312014000200009info:eu-repo/semantics/openAccessPedott,Paula RenataBacchin,Letícia BondezanCáceres-Assenço,Ana ManhaniBefi-Lopes,Debora Mariapor2014-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312014000200153Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2014-07-02T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
title |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
spellingShingle |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? Pedott,Paula Renata Linguagem infantil Transtornos do desenvolvimento da linguagem Narração Fonoaudiologia Desenvolvimento da Linguagem |
title_short |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
title_full |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
title_fullStr |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
title_full_unstemmed |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
title_sort |
A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? |
author |
Pedott,Paula Renata |
author_facet |
Pedott,Paula Renata Bacchin,Letícia Bondezan Cáceres-Assenço,Ana Manhani Befi-Lopes,Debora Maria |
author_role |
author |
author2 |
Bacchin,Letícia Bondezan Cáceres-Assenço,Ana Manhani Befi-Lopes,Debora Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedott,Paula Renata Bacchin,Letícia Bondezan Cáceres-Assenço,Ana Manhani Befi-Lopes,Debora Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem infantil Transtornos do desenvolvimento da linguagem Narração Fonoaudiologia Desenvolvimento da Linguagem |
topic |
Linguagem infantil Transtornos do desenvolvimento da linguagem Narração Fonoaudiologia Desenvolvimento da Linguagem |
description |
Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2317-64312014000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.19 n.2 2014 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302981299240960 |