A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedott,Paula Renata
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bacchin,Letícia Bondezan, Cáceres-Assenço,Ana Manhani, Befi-Lopes,Debora Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153
Resumo: Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico.
id ABAU-1_02ad70331452f78add415bda81875076
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312014000200153
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?Linguagem infantilTranstornos do desenvolvimento da linguagemNarraçãoFonoaudiologiaDesenvolvimento da Linguagem Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico. Academia Brasileira de Audiologia2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153Audiology - Communication Research v.19 n.2 2014reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312014000200009info:eu-repo/semantics/openAccessPedott,Paula RenataBacchin,Letícia BondezanCáceres-Assenço,Ana ManhaniBefi-Lopes,Debora Mariapor2014-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312014000200153Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2014-07-02T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
title A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
spellingShingle A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
Pedott,Paula Renata
Linguagem infantil
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Narração
Fonoaudiologia
Desenvolvimento da Linguagem
title_short A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
title_full A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
title_fullStr A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
title_full_unstemmed A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
title_sort A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?
author Pedott,Paula Renata
author_facet Pedott,Paula Renata
Bacchin,Letícia Bondezan
Cáceres-Assenço,Ana Manhani
Befi-Lopes,Debora Maria
author_role author
author2 Bacchin,Letícia Bondezan
Cáceres-Assenço,Ana Manhani
Befi-Lopes,Debora Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedott,Paula Renata
Bacchin,Letícia Bondezan
Cáceres-Assenço,Ana Manhani
Befi-Lopes,Debora Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem infantil
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Narração
Fonoaudiologia
Desenvolvimento da Linguagem
topic Linguagem infantil
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Narração
Fonoaudiologia
Desenvolvimento da Linguagem
description Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-64312014000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.19 n.2 2014
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981299240960