Desenvolvimento de habilidades auditivas de crianças no primeiro ano após o implante coclear unilateral e bilateral
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100323 |
Resumo: | RESUMO Objetivo identificar se as diferenças no desenvolvimento da aquisição das habilidades auditivas iniciais em crianças após o implante coclear, unilateral ou bilateral, podem ser evidenciadas durante o primeiro ano de uso. Métodos estudo longitudinal retrospectivo de levantamento de prontuários. Foram incluídas crianças que receberam o implante coclear antes dos 4 anos de idade, separadas em dois grupos. O primeiro, composto por crianças implantadas unilateralmente e o segundo, por crianças implantadas bilateral e simultaneamente. Foram coletados os dados referentes à escala IT-MAIS (Infant-Toddler Meaningful Auditory Integration Scale) antes da cirurgia e três meses, seis meses e um ano após a cirurgia. Esses resultados foram comparados com os marcadores clínicos já existentes. Além disso, as famílias foram classificadas segundo a Escala de Avaliação de Envolvimento Familiar. Resultados foram avaliados os resultados de 29 crianças com implante coclear bilateral e 30 crianças com implante coclear unilateral. A pontuação obtida no IT-MAIS dos dois grupos foi semelhante aos marcadores clínicos. Quanto à Escala de Avaliação de Envolvimento Familiar, houve diferença, mostrando que as famílias do grupo dos bilaterais estavam mais envolvidas. Conclusão no primeiro ano de uso do implante coclear, o desenvolvimento da aquisição das habilidades auditivas iniciais das crianças implantadas bilateralmente não diferiu do desenvolvimento de crianças implantadas unilateralmente, sugerindo que as habilidades auditivas iniciais são passíveis de desenvolvimento com entrada auditiva unilateral. |
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Desenvolvimento de habilidades auditivas de crianças no primeiro ano após o implante coclear unilateral e bilateralPerda AuditivaSurdezImplante CoclearCriançaInquéritos e QuestionáriosPercepção auditivaRESUMO Objetivo identificar se as diferenças no desenvolvimento da aquisição das habilidades auditivas iniciais em crianças após o implante coclear, unilateral ou bilateral, podem ser evidenciadas durante o primeiro ano de uso. Métodos estudo longitudinal retrospectivo de levantamento de prontuários. Foram incluídas crianças que receberam o implante coclear antes dos 4 anos de idade, separadas em dois grupos. O primeiro, composto por crianças implantadas unilateralmente e o segundo, por crianças implantadas bilateral e simultaneamente. Foram coletados os dados referentes à escala IT-MAIS (Infant-Toddler Meaningful Auditory Integration Scale) antes da cirurgia e três meses, seis meses e um ano após a cirurgia. Esses resultados foram comparados com os marcadores clínicos já existentes. Além disso, as famílias foram classificadas segundo a Escala de Avaliação de Envolvimento Familiar. Resultados foram avaliados os resultados de 29 crianças com implante coclear bilateral e 30 crianças com implante coclear unilateral. A pontuação obtida no IT-MAIS dos dois grupos foi semelhante aos marcadores clínicos. Quanto à Escala de Avaliação de Envolvimento Familiar, houve diferença, mostrando que as famílias do grupo dos bilaterais estavam mais envolvidas. Conclusão no primeiro ano de uso do implante coclear, o desenvolvimento da aquisição das habilidades auditivas iniciais das crianças implantadas bilateralmente não diferiu do desenvolvimento de crianças implantadas unilateralmente, sugerindo que as habilidades auditivas iniciais são passíveis de desenvolvimento com entrada auditiva unilateral.Academia Brasileira de Audiologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100323Audiology - Communication Research v.27 2022reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2021-2491ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessUeda,Cynthia Harumi YokoyamaMagalhães,Ana Tereza de MatosSadowski,TatianaTsuji,Robinson KojiGoffi-Gomez,Maria Valéria Schmidtpor2022-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312022000100323Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2022-08-03T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
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