Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Bárbara Bruna Godinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins-Reis,Vanessa de Oliveira, Santos,Juliana Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100326
Resumo: RESUMO Objetivo Verificar a autopercepção das dificuldades de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental de uma região de alto risco social e elevado índice de vulnerabilidade à saúde, bem como a percepção de seus pais sobre essas dificuldades. Métodos Participaram 65 alunos (ambos os gêneros), do 4º ao ٧º ano do ensino fundamental de uma escola municipal e seus responsáveis. Foram utilizados dois questionários, um para os estudantes e outro para seus responsáveis, com perguntas sobre dificuldades na leitura e na escrita. Utilizou-se também o Teste de Desempenho Escolar (TDE) (provas de leitura e escrita). Resultados Dos estudantes avaliados, 2/3 apresentaram autopercepção positiva do seu desempenho em leitura e escrita e seus pais aparentaram perceber as dificuldades de forma mais acentuada do que seus filhos. Observou-se relação entre autopercepção do estudante e desempenho inferior nos testes de leitura e escrita, o que também foi verificado em relação à percepção dos pais. Conclusão Menos estudantes apresentaram autopercepção negativa do seu desempenho em leitura e escrita, quando comparado à percepção dos pais. Aquelas crianças com melhor desempenho percebem-se melhor e seus pais também. No entanto, os testes de leitura e escrita revelaram um percentual maior de estudantes com desempenho inferior do que a autopercepção indicou. Neste sentido, especialmente em regiões de alto risco social, como a deste estudo, os educadores e profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem estar atentos aos sinais de dificuldades, antes mesmo das queixas familiares e da criança.
id ABAU-1_1034950ea35c8f26f0c0ae00293c90df
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312016000100326
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamentalAutoimagemAutoeficáciaLinguagemAprendizagemFamíliaCriançaFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Verificar a autopercepção das dificuldades de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental de uma região de alto risco social e elevado índice de vulnerabilidade à saúde, bem como a percepção de seus pais sobre essas dificuldades. Métodos Participaram 65 alunos (ambos os gêneros), do 4º ao ٧º ano do ensino fundamental de uma escola municipal e seus responsáveis. Foram utilizados dois questionários, um para os estudantes e outro para seus responsáveis, com perguntas sobre dificuldades na leitura e na escrita. Utilizou-se também o Teste de Desempenho Escolar (TDE) (provas de leitura e escrita). Resultados Dos estudantes avaliados, 2/3 apresentaram autopercepção positiva do seu desempenho em leitura e escrita e seus pais aparentaram perceber as dificuldades de forma mais acentuada do que seus filhos. Observou-se relação entre autopercepção do estudante e desempenho inferior nos testes de leitura e escrita, o que também foi verificado em relação à percepção dos pais. Conclusão Menos estudantes apresentaram autopercepção negativa do seu desempenho em leitura e escrita, quando comparado à percepção dos pais. Aquelas crianças com melhor desempenho percebem-se melhor e seus pais também. No entanto, os testes de leitura e escrita revelaram um percentual maior de estudantes com desempenho inferior do que a autopercepção indicou. Neste sentido, especialmente em regiões de alto risco social, como a deste estudo, os educadores e profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem estar atentos aos sinais de dificuldades, antes mesmo das queixas familiares e da criança.Academia Brasileira de Audiologia2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100326Audiology - Communication Research v.21 2016reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2015-1632info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Bárbara Bruna GodinhoMartins-Reis,Vanessa de OliveiraSantos,Juliana Nunespor2016-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312016000100326Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2016-11-30T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
title Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
Moreira,Bárbara Bruna Godinho
Autoimagem
Autoeficácia
Linguagem
Aprendizagem
Família
Criança
Fonoaudiologia
title_short Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
title_full Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
title_sort Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental
author Moreira,Bárbara Bruna Godinho
author_facet Moreira,Bárbara Bruna Godinho
Martins-Reis,Vanessa de Oliveira
Santos,Juliana Nunes
author_role author
author2 Martins-Reis,Vanessa de Oliveira
Santos,Juliana Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Bárbara Bruna Godinho
Martins-Reis,Vanessa de Oliveira
Santos,Juliana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Autoimagem
Autoeficácia
Linguagem
Aprendizagem
Família
Criança
Fonoaudiologia
topic Autoimagem
Autoeficácia
Linguagem
Aprendizagem
Família
Criança
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo Verificar a autopercepção das dificuldades de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental de uma região de alto risco social e elevado índice de vulnerabilidade à saúde, bem como a percepção de seus pais sobre essas dificuldades. Métodos Participaram 65 alunos (ambos os gêneros), do 4º ao ٧º ano do ensino fundamental de uma escola municipal e seus responsáveis. Foram utilizados dois questionários, um para os estudantes e outro para seus responsáveis, com perguntas sobre dificuldades na leitura e na escrita. Utilizou-se também o Teste de Desempenho Escolar (TDE) (provas de leitura e escrita). Resultados Dos estudantes avaliados, 2/3 apresentaram autopercepção positiva do seu desempenho em leitura e escrita e seus pais aparentaram perceber as dificuldades de forma mais acentuada do que seus filhos. Observou-se relação entre autopercepção do estudante e desempenho inferior nos testes de leitura e escrita, o que também foi verificado em relação à percepção dos pais. Conclusão Menos estudantes apresentaram autopercepção negativa do seu desempenho em leitura e escrita, quando comparado à percepção dos pais. Aquelas crianças com melhor desempenho percebem-se melhor e seus pais também. No entanto, os testes de leitura e escrita revelaram um percentual maior de estudantes com desempenho inferior do que a autopercepção indicou. Neste sentido, especialmente em regiões de alto risco social, como a deste estudo, os educadores e profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem estar atentos aos sinais de dificuldades, antes mesmo das queixas familiares e da criança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100326
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2015-1632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.21 2016
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981716574208