Instrumentos de avaliação do letramento em saúde: revisão de literatura
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100501 |
Resumo: | RESUMO Introdução Avaliar o letramento em saúde pode favorecer a prática clínica. Objetivo Revisar a literatura científica sobre os instrumentos e métodos para avaliação do letramento em saúde. Estratégia de pesquisa Foram realizadas pesquisas bibliográficas nas plataformas de busca PubMed, Web of Science e BVS – LILACS. Foram utilizados descritores DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subject Headings), combinados entre si por operadores booleanos. Critérios de seleção Artigos publicados entre 2009 e 2014, em português, inglês ou espanhol, que utilizaram instrumentos de avaliação do letramento em saúde geral, ou que possibilitaram este tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram o letramento em saúde no título ou resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação do letramento em saúde, artigos repetidos, revisões, casos e série de casos. A análise e a seleção dos artigos foram realizadas por dois revisores. Resultados Foram identificados diversos instrumentos de avaliação do letramento em saúde, sendo o Test of Functional Health Literacy in Adults e o Rapid Estimate of Adult Literacy os mais adotados. A maioria dos estudos utilizou delineamento observacional transversal e a maior produção científica deu-se nos Estados Unidos e na Europa. Prevaleceu a categorização do letramento em saúde em níveis e a exposição das respectivas distribuições de frequências. São escassos estudos fonoaudiológicos que abrangem a avaliação do letramento em saúde. Conclusão Os pesquisadores têm utilizado variados instrumentos e métodos de avaliação do letramento em saúde, com predominância dos testes de triagem clínica com enfoque no letramento em saúde funcional, utilizados no contexto de ambulatórios e hospitais. |
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Instrumentos de avaliação do letramento em saúde: revisão de literaturaAlfabetização em saúdeAvaliação em saúdeMetodologiaRevisãoFonoaudiologiaRESUMO Introdução Avaliar o letramento em saúde pode favorecer a prática clínica. Objetivo Revisar a literatura científica sobre os instrumentos e métodos para avaliação do letramento em saúde. Estratégia de pesquisa Foram realizadas pesquisas bibliográficas nas plataformas de busca PubMed, Web of Science e BVS – LILACS. Foram utilizados descritores DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subject Headings), combinados entre si por operadores booleanos. Critérios de seleção Artigos publicados entre 2009 e 2014, em português, inglês ou espanhol, que utilizaram instrumentos de avaliação do letramento em saúde geral, ou que possibilitaram este tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram o letramento em saúde no título ou resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação do letramento em saúde, artigos repetidos, revisões, casos e série de casos. A análise e a seleção dos artigos foram realizadas por dois revisores. Resultados Foram identificados diversos instrumentos de avaliação do letramento em saúde, sendo o Test of Functional Health Literacy in Adults e o Rapid Estimate of Adult Literacy os mais adotados. A maioria dos estudos utilizou delineamento observacional transversal e a maior produção científica deu-se nos Estados Unidos e na Europa. Prevaleceu a categorização do letramento em saúde em níveis e a exposição das respectivas distribuições de frequências. São escassos estudos fonoaudiológicos que abrangem a avaliação do letramento em saúde. Conclusão Os pesquisadores têm utilizado variados instrumentos e métodos de avaliação do letramento em saúde, com predominância dos testes de triagem clínica com enfoque no letramento em saúde funcional, utilizados no contexto de ambulatórios e hospitais.Academia Brasileira de Audiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100501Audiology - Communication Research v.22 2017reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2016-1757info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Suzana Raquel LopesLemos,Stela Maris Aguiarpor2017-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312017000100501Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2017-07-19T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
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