Indicadores de qualidade para serviços de audiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacchetti,Erica Miranda da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Akiyama,Renata, Bento,Ricardo Ferreira, Samelli,Alessandra Giannella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000400007
Resumo: OBJETIVO: Construir indicadores de qualidade para Audiologia Clínica, sob a ótica do usuário. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de pesquisa de satisfação, aplicada por meio de 13 perguntas (sendo apenas uma aberta). Foi solicitado ao participante que opinasse sobre o último atendimento na unidade, com relação aos seguintes aspectos: acesso ao atendimento; tempo de espera; cordialidade; atenção dada às queixas; impressão sobre o procedimento; confiança; explicações (queixa e seguimento); satisfação; avaliação geral. As respostas foram dadas por meio de uma escala visual-analógica, representada por cinco ícones, que deveriam expressar a opinião dos participantes. Os resultados foram analisados considerando-se a pontuação de cada questão (mínima de 1 e máxima de 5 pontos) e a pontuação total do questionário. Os dados foram submetidos à análise estatística para a construção dos indicadores de qualidade. RESULTADOS: A pontuação dos questionários atingiu um escore médio de 55,5 pontos. Os dados levantados foram homogêneos, configurando material adequado para a construção de indicadores de qualidade. CONCLUSÃO: Os indicadores construídos para o serviço foram: acesso ao atendimento, tempo em sala de espera, acolhimento, atuação profissional, agendamento e avaliação do atendimento.
id ABAU-1_3348e255bacf1be40b8f0a8cda87dcb6
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312013000400007
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Indicadores de qualidade para serviços de audiologiaAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeMecanismos de Avaliação da Assistência à SaúdeAvaliação de Serviços de SaúdeIndicadores de Qualidade em Assistência à SaúdeOBJETIVO: Construir indicadores de qualidade para Audiologia Clínica, sob a ótica do usuário. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de pesquisa de satisfação, aplicada por meio de 13 perguntas (sendo apenas uma aberta). Foi solicitado ao participante que opinasse sobre o último atendimento na unidade, com relação aos seguintes aspectos: acesso ao atendimento; tempo de espera; cordialidade; atenção dada às queixas; impressão sobre o procedimento; confiança; explicações (queixa e seguimento); satisfação; avaliação geral. As respostas foram dadas por meio de uma escala visual-analógica, representada por cinco ícones, que deveriam expressar a opinião dos participantes. Os resultados foram analisados considerando-se a pontuação de cada questão (mínima de 1 e máxima de 5 pontos) e a pontuação total do questionário. Os dados foram submetidos à análise estatística para a construção dos indicadores de qualidade. RESULTADOS: A pontuação dos questionários atingiu um escore médio de 55,5 pontos. Os dados levantados foram homogêneos, configurando material adequado para a construção de indicadores de qualidade. CONCLUSÃO: Os indicadores construídos para o serviço foram: acesso ao atendimento, tempo em sala de espera, acolhimento, atuação profissional, agendamento e avaliação do atendimento.Academia Brasileira de Audiologia2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000400007Audiology - Communication Research v.18 n.4 2013reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312013000400007info:eu-repo/semantics/openAccessBacchetti,Erica Miranda da SilvaAkiyama,RenataBento,Ricardo FerreiraSamelli,Alessandra Giannellapor2014-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312013000400007Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2014-01-24T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
title Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
spellingShingle Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
Bacchetti,Erica Miranda da Silva
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Avaliação de Serviços de Saúde
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
title_short Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
title_full Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
title_fullStr Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
title_sort Indicadores de qualidade para serviços de audiologia
author Bacchetti,Erica Miranda da Silva
author_facet Bacchetti,Erica Miranda da Silva
Akiyama,Renata
Bento,Ricardo Ferreira
Samelli,Alessandra Giannella
author_role author
author2 Akiyama,Renata
Bento,Ricardo Ferreira
Samelli,Alessandra Giannella
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacchetti,Erica Miranda da Silva
Akiyama,Renata
Bento,Ricardo Ferreira
Samelli,Alessandra Giannella
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Avaliação de Serviços de Saúde
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
topic Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Avaliação de Serviços de Saúde
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
description OBJETIVO: Construir indicadores de qualidade para Audiologia Clínica, sob a ótica do usuário. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de pesquisa de satisfação, aplicada por meio de 13 perguntas (sendo apenas uma aberta). Foi solicitado ao participante que opinasse sobre o último atendimento na unidade, com relação aos seguintes aspectos: acesso ao atendimento; tempo de espera; cordialidade; atenção dada às queixas; impressão sobre o procedimento; confiança; explicações (queixa e seguimento); satisfação; avaliação geral. As respostas foram dadas por meio de uma escala visual-analógica, representada por cinco ícones, que deveriam expressar a opinião dos participantes. Os resultados foram analisados considerando-se a pontuação de cada questão (mínima de 1 e máxima de 5 pontos) e a pontuação total do questionário. Os dados foram submetidos à análise estatística para a construção dos indicadores de qualidade. RESULTADOS: A pontuação dos questionários atingiu um escore médio de 55,5 pontos. Os dados levantados foram homogêneos, configurando material adequado para a construção de indicadores de qualidade. CONCLUSÃO: Os indicadores construídos para o serviço foram: acesso ao atendimento, tempo em sala de espera, acolhimento, atuação profissional, agendamento e avaliação do atendimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-64312013000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.18 n.4 2013
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981238423552