Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello,Beatriz Meira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos,Giovanna Lima dos, Ávila,Clara Regina Brandão de, Kida,Adriana de Souza Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100303
Resumo: RESUMO Objetivo Investigar o efeito da estratégia de simplificação sintática de textos sobre o desempenho em compreensão leitora de escolares de 20 a 40 ano do ensino fundamental. Métodos Estudo transversal, analítico, caso controle. Participaram 112 escolares do ensino público, do 20 ao 40 ano escolar. Os participantes foram distribuídos em Grupo TO – expostos ao texto expositivo original e Grupo TS – expostos ao texto simplificado. Os grupos foram pareados segundo acurácia e não diferiram quanto à capacidade de compreensão leitora. O texto original foi submetido às seguintes modificações sintáticas: divisão de sentenças complexas, simplificação de marcadores discursivos, supressão de voz ativa e anáforas, inversão na ordem de cláusulas, com deslocamento da sentença principal para o início e utilização exclusiva da ordenação sujeito-verbo-objeto. Para atestar a simplificação, utilizou-se a ferramenta computadorizada CohMetrix-Port. A análise da compreensão por meio dos recontos dos textos lidos computou o total de ideias (centrais, detalhes) e de enlaces recontados. Resultados A análise comparativa dos grupos identificou diferenças quanto ao total de ideias centrais (U=1029,5, p=0,001), de detalhe (U=599,5, p=0,000) e total de ideias recontadas (U=1247,5, p=0,041), com melhor desempenho para o Grupo TS. A análise da escolaridade mostrou que o 30 e o 40 ano mais se beneficiaram da simplificação sintática. Conclusão A simplificação dos textos, atestada pelos parâmetros do CohMetrix-Port, produziu efeitos de facilitação sobre o processamento microestrutural do texto de escolares do 30 e 40 anos do ensino fundamental, promovendo maior retenção das ideias.
id ABAU-1_4678450cbaaafae99cac449bc4f55093
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312019000100303
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamentalCompreensão leitoraSimplificação do trabalhoProcessamento de textoLinguagemFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Investigar o efeito da estratégia de simplificação sintática de textos sobre o desempenho em compreensão leitora de escolares de 20 a 40 ano do ensino fundamental. Métodos Estudo transversal, analítico, caso controle. Participaram 112 escolares do ensino público, do 20 ao 40 ano escolar. Os participantes foram distribuídos em Grupo TO – expostos ao texto expositivo original e Grupo TS – expostos ao texto simplificado. Os grupos foram pareados segundo acurácia e não diferiram quanto à capacidade de compreensão leitora. O texto original foi submetido às seguintes modificações sintáticas: divisão de sentenças complexas, simplificação de marcadores discursivos, supressão de voz ativa e anáforas, inversão na ordem de cláusulas, com deslocamento da sentença principal para o início e utilização exclusiva da ordenação sujeito-verbo-objeto. Para atestar a simplificação, utilizou-se a ferramenta computadorizada CohMetrix-Port. A análise da compreensão por meio dos recontos dos textos lidos computou o total de ideias (centrais, detalhes) e de enlaces recontados. Resultados A análise comparativa dos grupos identificou diferenças quanto ao total de ideias centrais (U=1029,5, p=0,001), de detalhe (U=599,5, p=0,000) e total de ideias recontadas (U=1247,5, p=0,041), com melhor desempenho para o Grupo TS. A análise da escolaridade mostrou que o 30 e o 40 ano mais se beneficiaram da simplificação sintática. Conclusão A simplificação dos textos, atestada pelos parâmetros do CohMetrix-Port, produziu efeitos de facilitação sobre o processamento microestrutural do texto de escolares do 30 e 40 anos do ensino fundamental, promovendo maior retenção das ideias.Academia Brasileira de Audiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100303Audiology - Communication Research v.24 2019reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2018-1985info:eu-repo/semantics/openAccessRebello,Beatriz MeiraSantos,Giovanna Lima dosÁvila,Clara Regina Brandão deKida,Adriana de Souza Batistapor2019-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312019000100303Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2019-01-28T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
title Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
spellingShingle Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
Rebello,Beatriz Meira
Compreensão leitora
Simplificação do trabalho
Processamento de texto
Linguagem
Fonoaudiologia
title_short Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
title_full Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
title_fullStr Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
title_full_unstemmed Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
title_sort Efeito da simplificação sintática sobre a compreensão de leitura de crianças do ensino fundamental
author Rebello,Beatriz Meira
author_facet Rebello,Beatriz Meira
Santos,Giovanna Lima dos
Ávila,Clara Regina Brandão de
Kida,Adriana de Souza Batista
author_role author
author2 Santos,Giovanna Lima dos
Ávila,Clara Regina Brandão de
Kida,Adriana de Souza Batista
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello,Beatriz Meira
Santos,Giovanna Lima dos
Ávila,Clara Regina Brandão de
Kida,Adriana de Souza Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Simplificação do trabalho
Processamento de texto
Linguagem
Fonoaudiologia
topic Compreensão leitora
Simplificação do trabalho
Processamento de texto
Linguagem
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo Investigar o efeito da estratégia de simplificação sintática de textos sobre o desempenho em compreensão leitora de escolares de 20 a 40 ano do ensino fundamental. Métodos Estudo transversal, analítico, caso controle. Participaram 112 escolares do ensino público, do 20 ao 40 ano escolar. Os participantes foram distribuídos em Grupo TO – expostos ao texto expositivo original e Grupo TS – expostos ao texto simplificado. Os grupos foram pareados segundo acurácia e não diferiram quanto à capacidade de compreensão leitora. O texto original foi submetido às seguintes modificações sintáticas: divisão de sentenças complexas, simplificação de marcadores discursivos, supressão de voz ativa e anáforas, inversão na ordem de cláusulas, com deslocamento da sentença principal para o início e utilização exclusiva da ordenação sujeito-verbo-objeto. Para atestar a simplificação, utilizou-se a ferramenta computadorizada CohMetrix-Port. A análise da compreensão por meio dos recontos dos textos lidos computou o total de ideias (centrais, detalhes) e de enlaces recontados. Resultados A análise comparativa dos grupos identificou diferenças quanto ao total de ideias centrais (U=1029,5, p=0,001), de detalhe (U=599,5, p=0,000) e total de ideias recontadas (U=1247,5, p=0,041), com melhor desempenho para o Grupo TS. A análise da escolaridade mostrou que o 30 e o 40 ano mais se beneficiaram da simplificação sintática. Conclusão A simplificação dos textos, atestada pelos parâmetros do CohMetrix-Port, produziu efeitos de facilitação sobre o processamento microestrutural do texto de escolares do 30 e 40 anos do ensino fundamental, promovendo maior retenção das ideias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100303
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2018-1985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.24 2019
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982167461888