Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels,Núbia Machado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lorenzo,Cláudia Maria de, Xikota,João Carlos, Hillesheim,Danúbia, Donatti,Evandra Castro, Pinheiro,Maria Madalena Canina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100312
Resumo: RESUMO Objetivo Comparar a habilidade atencional auditiva em crianças portadoras de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade (TDAH) antes e após o uso da medicação psicoestimulante. Métodos Participaram do estudo oito crianças do gênero masculino, com TDAH, entre 8 e 10 anos de idade. Todas faziam uso de medicamentos psicoestimulantes. Para avaliar o comportamento auditivo, foi aplicado o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) e para identificar possíveis sintomas de desatenção, o Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). A habilidade auditiva atencional foi avaliada pelo Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) pré e pós-uso do medicamento psicoestimulante. Neste teste, foram analisados os erros de desatenção, de impulsividade e de decréscimo de vigilância. A análise dos dados foi feita com base nos testes Wilcoxon e Correlação de Spearman. Resultados O questionário SAB mostrou-se alterado na maior parte das crianças, as quais também apresentaram sinais de desatenção e/ou impulsividade no questionário SNAP-IV. No THASS, observou-se diferença nos quesitos desatenção (p=0,017) e pontuação total de erros pré e pós-medicação (p=0,025). Conclusão Houve melhora no desempenho do teste que avaliou a habilidade atencional auditiva após o uso da medicação psicoestimulante, com destaque para o item desatenção.
id ABAU-1_6834ea69fee7a2a11aeb19cb4471a6de
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312021000100312
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicaçãoAtençãoPercepção auditivaTestes auditivosTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadeCriançaRESUMO Objetivo Comparar a habilidade atencional auditiva em crianças portadoras de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade (TDAH) antes e após o uso da medicação psicoestimulante. Métodos Participaram do estudo oito crianças do gênero masculino, com TDAH, entre 8 e 10 anos de idade. Todas faziam uso de medicamentos psicoestimulantes. Para avaliar o comportamento auditivo, foi aplicado o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) e para identificar possíveis sintomas de desatenção, o Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). A habilidade auditiva atencional foi avaliada pelo Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) pré e pós-uso do medicamento psicoestimulante. Neste teste, foram analisados os erros de desatenção, de impulsividade e de decréscimo de vigilância. A análise dos dados foi feita com base nos testes Wilcoxon e Correlação de Spearman. Resultados O questionário SAB mostrou-se alterado na maior parte das crianças, as quais também apresentaram sinais de desatenção e/ou impulsividade no questionário SNAP-IV. No THASS, observou-se diferença nos quesitos desatenção (p=0,017) e pontuação total de erros pré e pós-medicação (p=0,025). Conclusão Houve melhora no desempenho do teste que avaliou a habilidade atencional auditiva após o uso da medicação psicoestimulante, com destaque para o item desatenção.Academia Brasileira de Audiologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100312Audiology - Communication Research v.26 2021reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2020-2383info:eu-repo/semantics/openAccessMichels,Núbia MachadoLorenzo,Cláudia Maria deXikota,João CarlosHillesheim,DanúbiaDonatti,Evandra CastroPinheiro,Maria Madalena Caninapor2021-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312021000100312Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2021-08-09T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
title Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
spellingShingle Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
Michels,Núbia Machado
Atenção
Percepção auditiva
Testes auditivos
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Criança
title_short Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
title_full Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
title_fullStr Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
title_full_unstemmed Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
title_sort Atenção auditiva sustentada em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o efeito da medicação
author Michels,Núbia Machado
author_facet Michels,Núbia Machado
Lorenzo,Cláudia Maria de
Xikota,João Carlos
Hillesheim,Danúbia
Donatti,Evandra Castro
Pinheiro,Maria Madalena Canina
author_role author
author2 Lorenzo,Cláudia Maria de
Xikota,João Carlos
Hillesheim,Danúbia
Donatti,Evandra Castro
Pinheiro,Maria Madalena Canina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michels,Núbia Machado
Lorenzo,Cláudia Maria de
Xikota,João Carlos
Hillesheim,Danúbia
Donatti,Evandra Castro
Pinheiro,Maria Madalena Canina
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Percepção auditiva
Testes auditivos
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Criança
topic Atenção
Percepção auditiva
Testes auditivos
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Criança
description RESUMO Objetivo Comparar a habilidade atencional auditiva em crianças portadoras de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade (TDAH) antes e após o uso da medicação psicoestimulante. Métodos Participaram do estudo oito crianças do gênero masculino, com TDAH, entre 8 e 10 anos de idade. Todas faziam uso de medicamentos psicoestimulantes. Para avaliar o comportamento auditivo, foi aplicado o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) e para identificar possíveis sintomas de desatenção, o Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). A habilidade auditiva atencional foi avaliada pelo Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) pré e pós-uso do medicamento psicoestimulante. Neste teste, foram analisados os erros de desatenção, de impulsividade e de decréscimo de vigilância. A análise dos dados foi feita com base nos testes Wilcoxon e Correlação de Spearman. Resultados O questionário SAB mostrou-se alterado na maior parte das crianças, as quais também apresentaram sinais de desatenção e/ou impulsividade no questionário SNAP-IV. No THASS, observou-se diferença nos quesitos desatenção (p=0,017) e pontuação total de erros pré e pós-medicação (p=0,025). Conclusão Houve melhora no desempenho do teste que avaliou a habilidade atencional auditiva após o uso da medicação psicoestimulante, com destaque para o item desatenção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100312
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2020-2383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.26 2021
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982572212224