Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda,Adriana Bender Moreira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares,Vânia Muniz Néquer, Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira, Lopes,Flávia Conceição, Testoni,Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006
Resumo: OBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes.
id ABAU-1_a39e79fab310032295e41092d4462f56
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312013000200006
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratórioEducação em saúdeAudiçãoPerda auditiva provocada por ruídoServiços de saúde para estudantesAdolescenteOBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes.Academia Brasileira de Audiologia2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006Audiology - Communication Research v.18 n.2 2013reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda,Adriana Bender Moreira deSoares,Vânia Muniz NéquerGoncalves,Cláudia Giglio de OliveiraLopes,Flávia ConceiçãoTestoni,Ricardopor2013-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312013000200006Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2013-08-30T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
title Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
spellingShingle Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
Lacerda,Adriana Bender Moreira de
Educação em saúde
Audição
Perda auditiva provocada por ruído
Serviços de saúde para estudantes
Adolescente
title_short Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
title_full Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
title_fullStr Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
title_full_unstemmed Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
title_sort Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
author Lacerda,Adriana Bender Moreira de
author_facet Lacerda,Adriana Bender Moreira de
Soares,Vânia Muniz Néquer
Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira
Lopes,Flávia Conceição
Testoni,Ricardo
author_role author
author2 Soares,Vânia Muniz Néquer
Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira
Lopes,Flávia Conceição
Testoni,Ricardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda,Adriana Bender Moreira de
Soares,Vânia Muniz Néquer
Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira
Lopes,Flávia Conceição
Testoni,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Audição
Perda auditiva provocada por ruído
Serviços de saúde para estudantes
Adolescente
topic Educação em saúde
Audição
Perda auditiva provocada por ruído
Serviços de saúde para estudantes
Adolescente
description OBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-64312013000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.18 n.2 2013
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981199626240