Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006 |
Resumo: | OBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes. |
id |
ABAU-1_a39e79fab310032295e41092d4462f56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312013000200006 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratórioEducação em saúdeAudiçãoPerda auditiva provocada por ruídoServiços de saúde para estudantesAdolescenteOBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes.Academia Brasileira de Audiologia2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006Audiology - Communication Research v.18 n.2 2013reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda,Adriana Bender Moreira deSoares,Vânia Muniz NéquerGoncalves,Cláudia Giglio de OliveiraLopes,Flávia ConceiçãoTestoni,Ricardopor2013-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312013000200006Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2013-08-30T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
title |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
spellingShingle |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório Lacerda,Adriana Bender Moreira de Educação em saúde Audição Perda auditiva provocada por ruído Serviços de saúde para estudantes Adolescente |
title_short |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
title_full |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
title_fullStr |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
title_sort |
Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório |
author |
Lacerda,Adriana Bender Moreira de |
author_facet |
Lacerda,Adriana Bender Moreira de Soares,Vânia Muniz Néquer Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira Lopes,Flávia Conceição Testoni,Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Vânia Muniz Néquer Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira Lopes,Flávia Conceição Testoni,Ricardo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda,Adriana Bender Moreira de Soares,Vânia Muniz Néquer Goncalves,Cláudia Giglio de Oliveira Lopes,Flávia Conceição Testoni,Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Audição Perda auditiva provocada por ruído Serviços de saúde para estudantes Adolescente |
topic |
Educação em saúde Audição Perda auditiva provocada por ruído Serviços de saúde para estudantes Adolescente |
description |
OBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2317-64312013000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.18 n.2 2013 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302981199626240 |