Acompanhamento fonoaudiológico do aleitamento materno em recém-nascidos nas primeiras horas de vida
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100339 |
Resumo: | RESUMO Introdução A fonoaudiologia tem assumido importante papel junto ao aleitamento materno. Objetivo Verificar a situação do aleitamento materno, considerando aspectos da díade mãe-recém-nascido, de acordo com tempo de vida do recém-nascido, mediante intervenção fonoaudiológica. Métodos Estudo realizado de maio de 2015 a setembro de 2016, com 166 díades mãe-recém-nascido, durante a situação do aleitamento materno, em uma maternidade pública de alto risco do estado de Sergipe. Foi utilizado protocolo específico, registrando-se aspectos anatômicos de bicos e mamas maternos, estado comportamental, padrão de pega e sucção dos recém-nascidos e postura das díades, para descrever a situação de aleitamento materno, nos três diferentes momentos: Momento 1 (linha de base); Momento 2 (intervenção fonoaudiológica); Momento 3 (acompanhamento). As análises foram descritas por meio de frequências simples e percentuais, utilizando o teste de Mantel-Haenzsel (M-H) e o teste da razão de verossimilhança (TRV), adotando nível de significância de 5%. Resultados Em relação ao efeito da intervenção fonoaudiológica, houve diferença significativa quanto aos parâmetros maternos, para situação das mamas (ingurgitamento). Nos parâmetros envolvendo os recém-nascidos, houve diferenças significativas, com melhora no padrão de pega, quanto aos seguintes aspectos: não abocanha somente o bico, abocanha parte da aréola, pega efetiva e consegue manter a pega. Quanto aos aspectos posturais da díade, houve diferenças significativas quanto à cabeça do recém-nascido elevada e alinhada e ao contato corporal (“barriga com barriga”). Conclusão A intervenção fonoaudiológica junto às díades mães-recém-nascidos, logo nas primeiras horas pós-parto, evidenciou melhora nos parâmetros considerados fundamentais para o sucesso da amamentação, vislumbrando uma prática de educação em saúde junto às puérperas. |
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Acompanhamento fonoaudiológico do aleitamento materno em recém-nascidos nas primeiras horas de vidaAleitamento maternoFonoaudiologiaEfetividadeSaúde maternaSaúde da criançaRESUMO Introdução A fonoaudiologia tem assumido importante papel junto ao aleitamento materno. Objetivo Verificar a situação do aleitamento materno, considerando aspectos da díade mãe-recém-nascido, de acordo com tempo de vida do recém-nascido, mediante intervenção fonoaudiológica. Métodos Estudo realizado de maio de 2015 a setembro de 2016, com 166 díades mãe-recém-nascido, durante a situação do aleitamento materno, em uma maternidade pública de alto risco do estado de Sergipe. Foi utilizado protocolo específico, registrando-se aspectos anatômicos de bicos e mamas maternos, estado comportamental, padrão de pega e sucção dos recém-nascidos e postura das díades, para descrever a situação de aleitamento materno, nos três diferentes momentos: Momento 1 (linha de base); Momento 2 (intervenção fonoaudiológica); Momento 3 (acompanhamento). As análises foram descritas por meio de frequências simples e percentuais, utilizando o teste de Mantel-Haenzsel (M-H) e o teste da razão de verossimilhança (TRV), adotando nível de significância de 5%. Resultados Em relação ao efeito da intervenção fonoaudiológica, houve diferença significativa quanto aos parâmetros maternos, para situação das mamas (ingurgitamento). Nos parâmetros envolvendo os recém-nascidos, houve diferenças significativas, com melhora no padrão de pega, quanto aos seguintes aspectos: não abocanha somente o bico, abocanha parte da aréola, pega efetiva e consegue manter a pega. Quanto aos aspectos posturais da díade, houve diferenças significativas quanto à cabeça do recém-nascido elevada e alinhada e ao contato corporal (“barriga com barriga”). Conclusão A intervenção fonoaudiológica junto às díades mães-recém-nascidos, logo nas primeiras horas pós-parto, evidenciou melhora nos parâmetros considerados fundamentais para o sucesso da amamentação, vislumbrando uma prática de educação em saúde junto às puérperas.Academia Brasileira de Audiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100339Audiology - Communication Research v.22 2017reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2017-1856info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Andréa Monteiro CorreiaSantos,Jéssica Caroline de JesusSantos,Daniela de Arimatéia RosaBarreto,Ikaro Daniel de CarvalhoAlves,Yasmin Vieira Teixeirapor2018-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312017000100339Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2018-02-15T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
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