Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno,Gabriela Juliane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rossi,Suélen Graton, Appezzato,Mariana Martins, Chang,Eliane Mi, Carvalho,Carolina Alves de Ferreira, Kida,Adriana de Souza Batista, Ávila,Clara Regina Brandão de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100312
Resumo: RESUMO Introdução Transtornos de fala podem prejudicar a construção da associação fonema-grafema e afetar a decodificação e a fluência leitora. Objetivo Descrever perfis de desempenho de escolares com diagnóstico de Transtorno de Leitura (TL) e de escolares com Transtorno de Leitura associado a Transtorno Fonológico (TF), em tarefa de leitura de itens isolados, segundo as características psicolinguísticas dos itens. Métodos Foram analisados prontuários de 18 crianças com TL, pareadas por idade, escolaridade e gênero e à avaliação de outras 18, matriculadas no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (EF), assim distribuídas: Grupo Pesquisa 1 (GP1)=10 escolares com TL; Grupo Pesquisa 2 (GP2)=8 escolares com TL e TF; Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 1 (GC1) e Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 2 (GC2). Foram comparadas as leituras de palavras e pseudopalavras, classificadas segundo regularidade ortográfica, frequência e extensão. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados Valores mais baixos de taxa e acurácia foram encontrados nos grupos pesquisa, quando comparados aos grupos controle, com exceção da taxa de pseudopalavras do GP2. Ambos os grupos pesquisa mostraram desempenho estatisticamente inferior aos controles para todas as variáveis de regularidade, exceto para palavras irregulares. GP1 e GC1 tiveram desempenho semelhante na leitura de palavras monossilábicas e polissilábicas; nas trissilábicas e dissilábicas, a média do GP1 foi significativamente inferior. Entretanto, o GP2 apresentou desempenho significativamente inferior, independentemente da extensão do item. Quanto à familiaridade, o desempenho dos grupos pesquisa foi significativamente inferior para todas as variáveis, exceto para alta frequência. Conclusão Crianças com TL apresentaram bom uso da rota lexical e dificuldade para rota fonológica. O transtorno de fala de base fonológica prejudicou ambas as rotas de leitura.
id ABAU-1_bef366385a76d8efabd77645cee3a091
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312017000100312
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticasLeituraCogniçãoDislexiaTranstornos da articulaçãoFonoaudiologiaRESUMO Introdução Transtornos de fala podem prejudicar a construção da associação fonema-grafema e afetar a decodificação e a fluência leitora. Objetivo Descrever perfis de desempenho de escolares com diagnóstico de Transtorno de Leitura (TL) e de escolares com Transtorno de Leitura associado a Transtorno Fonológico (TF), em tarefa de leitura de itens isolados, segundo as características psicolinguísticas dos itens. Métodos Foram analisados prontuários de 18 crianças com TL, pareadas por idade, escolaridade e gênero e à avaliação de outras 18, matriculadas no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (EF), assim distribuídas: Grupo Pesquisa 1 (GP1)=10 escolares com TL; Grupo Pesquisa 2 (GP2)=8 escolares com TL e TF; Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 1 (GC1) e Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 2 (GC2). Foram comparadas as leituras de palavras e pseudopalavras, classificadas segundo regularidade ortográfica, frequência e extensão. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados Valores mais baixos de taxa e acurácia foram encontrados nos grupos pesquisa, quando comparados aos grupos controle, com exceção da taxa de pseudopalavras do GP2. Ambos os grupos pesquisa mostraram desempenho estatisticamente inferior aos controles para todas as variáveis de regularidade, exceto para palavras irregulares. GP1 e GC1 tiveram desempenho semelhante na leitura de palavras monossilábicas e polissilábicas; nas trissilábicas e dissilábicas, a média do GP1 foi significativamente inferior. Entretanto, o GP2 apresentou desempenho significativamente inferior, independentemente da extensão do item. Quanto à familiaridade, o desempenho dos grupos pesquisa foi significativamente inferior para todas as variáveis, exceto para alta frequência. Conclusão Crianças com TL apresentaram bom uso da rota lexical e dificuldade para rota fonológica. O transtorno de fala de base fonológica prejudicou ambas as rotas de leitura.Academia Brasileira de Audiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100312Audiology - Communication Research v.22 2017reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2016-1692info:eu-repo/semantics/openAccessBueno,Gabriela JulianeRossi,Suélen GratonAppezzato,Mariana MartinsChang,Eliane MiCarvalho,Carolina Alves de FerreiraKida,Adriana de Souza BatistaÁvila,Clara Regina Brandão depor2017-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312017000100312Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2017-05-15T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
title Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
spellingShingle Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
Bueno,Gabriela Juliane
Leitura
Cognição
Dislexia
Transtornos da articulação
Fonoaudiologia
title_short Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
title_full Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
title_fullStr Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
title_full_unstemmed Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
title_sort Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas
author Bueno,Gabriela Juliane
author_facet Bueno,Gabriela Juliane
Rossi,Suélen Graton
Appezzato,Mariana Martins
Chang,Eliane Mi
Carvalho,Carolina Alves de Ferreira
Kida,Adriana de Souza Batista
Ávila,Clara Regina Brandão de
author_role author
author2 Rossi,Suélen Graton
Appezzato,Mariana Martins
Chang,Eliane Mi
Carvalho,Carolina Alves de Ferreira
Kida,Adriana de Souza Batista
Ávila,Clara Regina Brandão de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno,Gabriela Juliane
Rossi,Suélen Graton
Appezzato,Mariana Martins
Chang,Eliane Mi
Carvalho,Carolina Alves de Ferreira
Kida,Adriana de Souza Batista
Ávila,Clara Regina Brandão de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Cognição
Dislexia
Transtornos da articulação
Fonoaudiologia
topic Leitura
Cognição
Dislexia
Transtornos da articulação
Fonoaudiologia
description RESUMO Introdução Transtornos de fala podem prejudicar a construção da associação fonema-grafema e afetar a decodificação e a fluência leitora. Objetivo Descrever perfis de desempenho de escolares com diagnóstico de Transtorno de Leitura (TL) e de escolares com Transtorno de Leitura associado a Transtorno Fonológico (TF), em tarefa de leitura de itens isolados, segundo as características psicolinguísticas dos itens. Métodos Foram analisados prontuários de 18 crianças com TL, pareadas por idade, escolaridade e gênero e à avaliação de outras 18, matriculadas no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (EF), assim distribuídas: Grupo Pesquisa 1 (GP1)=10 escolares com TL; Grupo Pesquisa 2 (GP2)=8 escolares com TL e TF; Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 1 (GC1) e Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 2 (GC2). Foram comparadas as leituras de palavras e pseudopalavras, classificadas segundo regularidade ortográfica, frequência e extensão. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados Valores mais baixos de taxa e acurácia foram encontrados nos grupos pesquisa, quando comparados aos grupos controle, com exceção da taxa de pseudopalavras do GP2. Ambos os grupos pesquisa mostraram desempenho estatisticamente inferior aos controles para todas as variáveis de regularidade, exceto para palavras irregulares. GP1 e GC1 tiveram desempenho semelhante na leitura de palavras monossilábicas e polissilábicas; nas trissilábicas e dissilábicas, a média do GP1 foi significativamente inferior. Entretanto, o GP2 apresentou desempenho significativamente inferior, independentemente da extensão do item. Quanto à familiaridade, o desempenho dos grupos pesquisa foi significativamente inferior para todas as variáveis, exceto para alta frequência. Conclusão Crianças com TL apresentaram bom uso da rota lexical e dificuldade para rota fonológica. O transtorno de fala de base fonológica prejudicou ambas as rotas de leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100312
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2016-1692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.22 2017
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982023806976