Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sugahara,Mayara Kamimura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva,Simoni Camilo, Scattolin,Monica, Cruz,Fernanda Miranda da, Perissinoto,Jacy, Tamanaha,Ana Carina
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100600
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi produzir análise multimodal exploratória sobre a atenção compartilhada. Utilizou-se a ferramenta ELAN (EUDICO Language Annotator), software com recursos para sincronização temporal e especiais para modalidades verbal e não verbal, que facilitam a visualização e anotação de contextos interacionais. Foram analisados e transcritos trechos de dez minutos de sessão de avaliação fonoaudiológica de uma criança em investigação para transtorno do espectro do autismo (TEA) e outra, com desenvolvimento típico, pareadas por faixa etária e gênero. Foram investigadas e quantificadas as ocorrências espontâneas de direcionamento do olhar das crianças para: os olhos do interlocutor; os brinquedos e/ou brincadeiras; os olhos do interlocutor – brinquedos (atenção compartilhada). As ocorrências de direcionamento do olhar diferiram entre as crianças de forma quantitativa e qualitativa. A criança com suspeita de TEA não produziu episódio de atenção compartilhada, nem direcionou seu olhar para o interlocutor. Foram 56 ocorrências de direcionamentos de olhar apenas para os brinquedos. A criança em desenvolvimento típico produziu 18 ocorrências de atenção compartilhada, sendo que, em todas as vezes que direcionou o olhar para os olhos do interlocutor, o fez para compartilhar o brinquedo ou brincadeira. Observou-se, ainda, 37 ocorrências de direcionamento do olhar para o brinquedo. A partir da análise exploratória produzida pela ferramenta ELAN, foi possível observar que houve diferença em número de ocorrência e trajetória do olhar entre as duas crianças e verificar que a atenção compartilhada esteve ausente na criança com risco para TEA.
id ABAU-1_d1a33411c0e5f58089d40c4d4f0d2a76
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312022000100600
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhadaTranstorno AutísticoComunicaçãoLinguagemCriançaFonoaudiologiaRESUMO O objetivo deste estudo foi produzir análise multimodal exploratória sobre a atenção compartilhada. Utilizou-se a ferramenta ELAN (EUDICO Language Annotator), software com recursos para sincronização temporal e especiais para modalidades verbal e não verbal, que facilitam a visualização e anotação de contextos interacionais. Foram analisados e transcritos trechos de dez minutos de sessão de avaliação fonoaudiológica de uma criança em investigação para transtorno do espectro do autismo (TEA) e outra, com desenvolvimento típico, pareadas por faixa etária e gênero. Foram investigadas e quantificadas as ocorrências espontâneas de direcionamento do olhar das crianças para: os olhos do interlocutor; os brinquedos e/ou brincadeiras; os olhos do interlocutor – brinquedos (atenção compartilhada). As ocorrências de direcionamento do olhar diferiram entre as crianças de forma quantitativa e qualitativa. A criança com suspeita de TEA não produziu episódio de atenção compartilhada, nem direcionou seu olhar para o interlocutor. Foram 56 ocorrências de direcionamentos de olhar apenas para os brinquedos. A criança em desenvolvimento típico produziu 18 ocorrências de atenção compartilhada, sendo que, em todas as vezes que direcionou o olhar para os olhos do interlocutor, o fez para compartilhar o brinquedo ou brincadeira. Observou-se, ainda, 37 ocorrências de direcionamento do olhar para o brinquedo. A partir da análise exploratória produzida pela ferramenta ELAN, foi possível observar que houve diferença em número de ocorrência e trajetória do olhar entre as duas crianças e verificar que a atenção compartilhada esteve ausente na criança com risco para TEA.Academia Brasileira de Audiologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100600Audiology - Communication Research v.27 2022reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2020-2447ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSugahara,Mayara KamimuraSilva,Simoni CamiloScattolin,MonicaCruz,Fernanda Miranda daPerissinoto,JacyTamanaha,Ana Carinapor2022-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312022000100600Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2022-07-22T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
title Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
spellingShingle Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
Sugahara,Mayara Kamimura
Transtorno Autístico
Comunicação
Linguagem
Criança
Fonoaudiologia
title_short Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
title_full Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
title_fullStr Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
title_sort Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada
author Sugahara,Mayara Kamimura
author_facet Sugahara,Mayara Kamimura
Silva,Simoni Camilo
Scattolin,Monica
Cruz,Fernanda Miranda da
Perissinoto,Jacy
Tamanaha,Ana Carina
author_role author
author2 Silva,Simoni Camilo
Scattolin,Monica
Cruz,Fernanda Miranda da
Perissinoto,Jacy
Tamanaha,Ana Carina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sugahara,Mayara Kamimura
Silva,Simoni Camilo
Scattolin,Monica
Cruz,Fernanda Miranda da
Perissinoto,Jacy
Tamanaha,Ana Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Autístico
Comunicação
Linguagem
Criança
Fonoaudiologia
topic Transtorno Autístico
Comunicação
Linguagem
Criança
Fonoaudiologia
description RESUMO O objetivo deste estudo foi produzir análise multimodal exploratória sobre a atenção compartilhada. Utilizou-se a ferramenta ELAN (EUDICO Language Annotator), software com recursos para sincronização temporal e especiais para modalidades verbal e não verbal, que facilitam a visualização e anotação de contextos interacionais. Foram analisados e transcritos trechos de dez minutos de sessão de avaliação fonoaudiológica de uma criança em investigação para transtorno do espectro do autismo (TEA) e outra, com desenvolvimento típico, pareadas por faixa etária e gênero. Foram investigadas e quantificadas as ocorrências espontâneas de direcionamento do olhar das crianças para: os olhos do interlocutor; os brinquedos e/ou brincadeiras; os olhos do interlocutor – brinquedos (atenção compartilhada). As ocorrências de direcionamento do olhar diferiram entre as crianças de forma quantitativa e qualitativa. A criança com suspeita de TEA não produziu episódio de atenção compartilhada, nem direcionou seu olhar para o interlocutor. Foram 56 ocorrências de direcionamentos de olhar apenas para os brinquedos. A criança em desenvolvimento típico produziu 18 ocorrências de atenção compartilhada, sendo que, em todas as vezes que direcionou o olhar para os olhos do interlocutor, o fez para compartilhar o brinquedo ou brincadeira. Observou-se, ainda, 37 ocorrências de direcionamento do olhar para o brinquedo. A partir da análise exploratória produzida pela ferramenta ELAN, foi possível observar que houve diferença em número de ocorrência e trajetória do olhar entre as duas crianças e verificar que a atenção compartilhada esteve ausente na criança com risco para TEA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100600
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2020-2447pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.27 2022
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982926630912