CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lilian Aline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assis, Wellington Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71611
Resumo: Incêndios em áreas de cerrado são comuns e fazem parte da dinâmica natural deste ecossistema. Porém, o fogo que se propaga de maneira descontrolada, originado de fontes criminosas ou do manuseio incorreto na agropecuária, traz prejuízos inestimáveis para a flora e fauna do bioma. O ICMBio adota estratégias de prevenção de grandes incêndios as quais podem valer de informações sobre a climatologia para melhorar sua precisão. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar o regime de chuvas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a fim de estabelecer os anos padrão climatológicos e analisar tendências na série histórica da precipitação do entorno do parque. Os resultados evidenciaram a expressiva variabilidade intra e inter anual nos totais pluviométricos da região. O ano normal compreende precipitação de 1201,0mm a 1607,9mm, enquanto anos chuvosos compreendem mais de 1856,0mm e anos secos, menos de 977,5m. Enquanto no ano normal os meses com os maiores totais pluviométricos são novembro, dezembro e janeiro, no ano chuvoso fevereiro passa a ter precipitação expressiva, o que torna o trimestre DJF mais úmido. Os meses de maior seca (JJA) não se alteram independentemente do tipo de ano padrão. No ano seco há uma queda geral da precipitação entre os meses de outubro e abril. Dessa forma, quando se adentra o período de maior atuação de massas de ar estáveis, a vegetação já apresenta um déficit hídrico elevado que pode agravar e alimentar grandes incêndios na região. Não há evidencias fortes de mudanças no padrão de precipitação da região nos últimos 50 anos. Também não foram observadas relações diretas entre eventos ENOS e a precipitação porém, é possível observar um sinal de que sob eventos El Niño a precipitação média é maior nos trimestres chuvosos (NDJ-DJF), enquanto a precipitação é maior sob La Niña nos trimestres de transição dos meses secos para os chuvosos (ASO-SON-OND).
id ABCLIMA-1_1d61d58d9237f3afc7d87ad729c10bdd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71611
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)Ano normal climatológico, El Niño – La Niña, CerradoIncêndios em áreas de cerrado são comuns e fazem parte da dinâmica natural deste ecossistema. Porém, o fogo que se propaga de maneira descontrolada, originado de fontes criminosas ou do manuseio incorreto na agropecuária, traz prejuízos inestimáveis para a flora e fauna do bioma. O ICMBio adota estratégias de prevenção de grandes incêndios as quais podem valer de informações sobre a climatologia para melhorar sua precisão. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar o regime de chuvas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a fim de estabelecer os anos padrão climatológicos e analisar tendências na série histórica da precipitação do entorno do parque. Os resultados evidenciaram a expressiva variabilidade intra e inter anual nos totais pluviométricos da região. O ano normal compreende precipitação de 1201,0mm a 1607,9mm, enquanto anos chuvosos compreendem mais de 1856,0mm e anos secos, menos de 977,5m. Enquanto no ano normal os meses com os maiores totais pluviométricos são novembro, dezembro e janeiro, no ano chuvoso fevereiro passa a ter precipitação expressiva, o que torna o trimestre DJF mais úmido. Os meses de maior seca (JJA) não se alteram independentemente do tipo de ano padrão. No ano seco há uma queda geral da precipitação entre os meses de outubro e abril. Dessa forma, quando se adentra o período de maior atuação de massas de ar estáveis, a vegetação já apresenta um déficit hídrico elevado que pode agravar e alimentar grandes incêndios na região. Não há evidencias fortes de mudanças no padrão de precipitação da região nos últimos 50 anos. Também não foram observadas relações diretas entre eventos ENOS e a precipitação porém, é possível observar um sinal de que sob eventos El Niño a precipitação média é maior nos trimestres chuvosos (NDJ-DJF), enquanto a precipitação é maior sob La Niña nos trimestres de transição dos meses secos para os chuvosos (ASO-SON-OND).Universidade Federal do ParanáMachado, Lilian AlineAssis, Wellington Lopes2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7161110.5380/abclima.v27i0.71611Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v27i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71611/41844Direitos autorais 2020 Lilian Aline Machado, Wellington Lopes Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-23T15:10:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/71611Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2020-10-23T15:10:23Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
title CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
Machado, Lilian Aline
Ano normal climatológico, El Niño – La Niña, Cerrado
title_short CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
title_full CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
title_sort CARACTERIZAÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
author Machado, Lilian Aline
author_facet Machado, Lilian Aline
Assis, Wellington Lopes
author_role author
author2 Assis, Wellington Lopes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lilian Aline
Assis, Wellington Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ano normal climatológico, El Niño – La Niña, Cerrado
topic Ano normal climatológico, El Niño – La Niña, Cerrado
description Incêndios em áreas de cerrado são comuns e fazem parte da dinâmica natural deste ecossistema. Porém, o fogo que se propaga de maneira descontrolada, originado de fontes criminosas ou do manuseio incorreto na agropecuária, traz prejuízos inestimáveis para a flora e fauna do bioma. O ICMBio adota estratégias de prevenção de grandes incêndios as quais podem valer de informações sobre a climatologia para melhorar sua precisão. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar o regime de chuvas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a fim de estabelecer os anos padrão climatológicos e analisar tendências na série histórica da precipitação do entorno do parque. Os resultados evidenciaram a expressiva variabilidade intra e inter anual nos totais pluviométricos da região. O ano normal compreende precipitação de 1201,0mm a 1607,9mm, enquanto anos chuvosos compreendem mais de 1856,0mm e anos secos, menos de 977,5m. Enquanto no ano normal os meses com os maiores totais pluviométricos são novembro, dezembro e janeiro, no ano chuvoso fevereiro passa a ter precipitação expressiva, o que torna o trimestre DJF mais úmido. Os meses de maior seca (JJA) não se alteram independentemente do tipo de ano padrão. No ano seco há uma queda geral da precipitação entre os meses de outubro e abril. Dessa forma, quando se adentra o período de maior atuação de massas de ar estáveis, a vegetação já apresenta um déficit hídrico elevado que pode agravar e alimentar grandes incêndios na região. Não há evidencias fortes de mudanças no padrão de precipitação da região nos últimos 50 anos. Também não foram observadas relações diretas entre eventos ENOS e a precipitação porém, é possível observar um sinal de que sob eventos El Niño a precipitação média é maior nos trimestres chuvosos (NDJ-DJF), enquanto a precipitação é maior sob La Niña nos trimestres de transição dos meses secos para os chuvosos (ASO-SON-OND).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71611
10.5380/abclima.v27i0.71611
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71611
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v27i0.71611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71611/41844
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Lilian Aline Machado, Wellington Lopes Assis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Lilian Aline Machado, Wellington Lopes Assis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v27i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542016245760