O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829 |
Resumo: | O estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica. |
id |
ABCLIMA-1_34056695a2b1042f0acef233dca55c17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/74829 |
network_acronym_str |
ABCLIMA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICAGeografia Escolar; Livro Didático; Ensino-AprendizagemO estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica.Universidade Federal do ParanáTorres, Guilherme Almussa LeiteSão José, Rafael Vinicius deZezzo, Larissa VieiraOliveira, Jéssica Patrícia deColtri, Priscila Pereira2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7482910.5380/abclima.v27i0.74829Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v27i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829/41696Direitos autorais 2020 Guilherme Leite Torres, Rafael Vinicius de São José, Larissa Vieira Zezzo, Jéssica Patrícia de Oliveira, Priscila Pereira Coltriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-02T10:25:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/74829Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2020-10-02T10:25:36Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
title |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
spellingShingle |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Torres, Guilherme Almussa Leite Geografia Escolar; Livro Didático; Ensino-Aprendizagem |
title_short |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
title_full |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
title_fullStr |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
title_sort |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA |
author |
Torres, Guilherme Almussa Leite |
author_facet |
Torres, Guilherme Almussa Leite São José, Rafael Vinicius de Zezzo, Larissa Vieira Oliveira, Jéssica Patrícia de Coltri, Priscila Pereira |
author_role |
author |
author2 |
São José, Rafael Vinicius de Zezzo, Larissa Vieira Oliveira, Jéssica Patrícia de Coltri, Priscila Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Guilherme Almussa Leite São José, Rafael Vinicius de Zezzo, Larissa Vieira Oliveira, Jéssica Patrícia de Coltri, Priscila Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar; Livro Didático; Ensino-Aprendizagem |
topic |
Geografia Escolar; Livro Didático; Ensino-Aprendizagem |
description |
O estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829 10.5380/abclima.v27i0.74829 |
url |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829 |
identifier_str_mv |
10.5380/abclima.v27i0.74829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829/41696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020) 2237-8642 1980-055X 10.5380/abclima.v27i0 reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online) instname:ABClima instacron:ABCLIMA |
instname_str |
ABClima |
instacron_str |
ABCLIMA |
institution |
ABCLIMA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima |
repository.mail.fl_str_mv |
egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com |
_version_ |
1754839542431481856 |