O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Guilherme Almussa Leite
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: São José, Rafael Vinicius de, Zezzo, Larissa Vieira, Oliveira, Jéssica Patrícia de, Coltri, Priscila Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829
Resumo: O estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica.
id ABCLIMA-1_34056695a2b1042f0acef233dca55c17
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/74829
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICAGeografia Escolar; Livro Didático; Ensino-AprendizagemO estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica.Universidade Federal do ParanáTorres, Guilherme Almussa LeiteSão José, Rafael Vinicius deZezzo, Larissa VieiraOliveira, Jéssica Patrícia deColtri, Priscila Pereira2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7482910.5380/abclima.v27i0.74829Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v27i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829/41696Direitos autorais 2020 Guilherme Leite Torres, Rafael Vinicius de São José, Larissa Vieira Zezzo, Jéssica Patrícia de Oliveira, Priscila Pereira Coltriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-02T10:25:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/74829Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2020-10-02T10:25:36Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
spellingShingle O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
Torres, Guilherme Almussa Leite
Geografia Escolar; Livro Didático; Ensino-Aprendizagem
title_short O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_full O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_fullStr O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_sort O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
author Torres, Guilherme Almussa Leite
author_facet Torres, Guilherme Almussa Leite
São José, Rafael Vinicius de
Zezzo, Larissa Vieira
Oliveira, Jéssica Patrícia de
Coltri, Priscila Pereira
author_role author
author2 São José, Rafael Vinicius de
Zezzo, Larissa Vieira
Oliveira, Jéssica Patrícia de
Coltri, Priscila Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Guilherme Almussa Leite
São José, Rafael Vinicius de
Zezzo, Larissa Vieira
Oliveira, Jéssica Patrícia de
Coltri, Priscila Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar; Livro Didático; Ensino-Aprendizagem
topic Geografia Escolar; Livro Didático; Ensino-Aprendizagem
description O estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829
10.5380/abclima.v27i0.74829
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v27i0.74829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/74829/41696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v27i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542431481856