ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacondino, William Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Ana Lucia Da Silva, Nunes, André Becker, Conrado, Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60992
Resumo: O mês de abril de 2018 foi noticiado o terceiro mês de abril mais quente da história desde que os registros globais de temperatura começaram em várias regiões dos Hemisférios Norte e Sul segundo órgãos oficiais nacionais e internacionais de meteorologia. O presente estudo tem como objetivo analisar as características atmosféricas de grande escala que causaram episódios prolongados de calor durante o mês em questão na região sul do Brasil. Os episódios de calor foram identificados com base nas temperaturas máximas e mínimas médias mensais que superaram o percentil 90 da série climatológica mensal de abril em 21 estações do INMET distribuídas na região de estudo. Para o estudo sinótico foram utilizados dados mensais de reanálises do MERRA-2 entre abril/1981 a abril/2018. Os resultados indicam que as altas temperaturas que predominaram durante o abril de 2018 na região de estudo estiveram associadas a uma configuração de bloqueio que se estabeleceu em decorrência da justaposição simultânea de uma formação em nível superior composta por uma crista estacionária centrada sobre a América do Sul com um anticiclone atípico persistente em baixos níveis atuando sobre o Oceano Atlântico no sul do País. O transporte efetivo de umidade específica nos baixos níveis realizado pelo Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul foi um fator importante para a manutenção das altas temperaturas, especialmente durante o período noturno uma vez que o vapor d’água em excesso nesta parte da camada atmosférica retém mais radiação de onda longa e manteve as temperaturas mínimas mais elevadas.
id ABCLIMA-1_49815a22095a2e1449a9cf8af900831f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60992
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMObloqueio atmosférico; ondas de calor; sistemas frontaisO mês de abril de 2018 foi noticiado o terceiro mês de abril mais quente da história desde que os registros globais de temperatura começaram em várias regiões dos Hemisférios Norte e Sul segundo órgãos oficiais nacionais e internacionais de meteorologia. O presente estudo tem como objetivo analisar as características atmosféricas de grande escala que causaram episódios prolongados de calor durante o mês em questão na região sul do Brasil. Os episódios de calor foram identificados com base nas temperaturas máximas e mínimas médias mensais que superaram o percentil 90 da série climatológica mensal de abril em 21 estações do INMET distribuídas na região de estudo. Para o estudo sinótico foram utilizados dados mensais de reanálises do MERRA-2 entre abril/1981 a abril/2018. Os resultados indicam que as altas temperaturas que predominaram durante o abril de 2018 na região de estudo estiveram associadas a uma configuração de bloqueio que se estabeleceu em decorrência da justaposição simultânea de uma formação em nível superior composta por uma crista estacionária centrada sobre a América do Sul com um anticiclone atípico persistente em baixos níveis atuando sobre o Oceano Atlântico no sul do País. O transporte efetivo de umidade específica nos baixos níveis realizado pelo Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul foi um fator importante para a manutenção das altas temperaturas, especialmente durante o período noturno uma vez que o vapor d’água em excesso nesta parte da camada atmosférica retém mais radiação de onda longa e manteve as temperaturas mínimas mais elevadas.Universidade Federal do ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq)Jacondino, William DuarteNascimento, Ana Lucia Da SilvaNunes, André BeckerConrado, Humberto2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/6099210.5380/abclima.v25i0.60992Revista Brasileira de Climatologia; v. 25 (2019)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v25i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60992/39202Direitos autorais 2019 William Duarte Jacondino, Ana Lucia Da Silva Nascimento, André Becker Nunes, Humberto Conradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-16T14:05:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/60992Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2019-08-16T14:05:07Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
title ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
spellingShingle ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
Jacondino, William Duarte
bloqueio atmosférico; ondas de calor; sistemas frontais
title_short ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
title_full ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
title_fullStr ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
title_full_unstemmed ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
title_sort ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO
author Jacondino, William Duarte
author_facet Jacondino, William Duarte
Nascimento, Ana Lucia Da Silva
Nunes, André Becker
Conrado, Humberto
author_role author
author2 Nascimento, Ana Lucia Da Silva
Nunes, André Becker
Conrado, Humberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacondino, William Duarte
Nascimento, Ana Lucia Da Silva
Nunes, André Becker
Conrado, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv bloqueio atmosférico; ondas de calor; sistemas frontais
topic bloqueio atmosférico; ondas de calor; sistemas frontais
description O mês de abril de 2018 foi noticiado o terceiro mês de abril mais quente da história desde que os registros globais de temperatura começaram em várias regiões dos Hemisférios Norte e Sul segundo órgãos oficiais nacionais e internacionais de meteorologia. O presente estudo tem como objetivo analisar as características atmosféricas de grande escala que causaram episódios prolongados de calor durante o mês em questão na região sul do Brasil. Os episódios de calor foram identificados com base nas temperaturas máximas e mínimas médias mensais que superaram o percentil 90 da série climatológica mensal de abril em 21 estações do INMET distribuídas na região de estudo. Para o estudo sinótico foram utilizados dados mensais de reanálises do MERRA-2 entre abril/1981 a abril/2018. Os resultados indicam que as altas temperaturas que predominaram durante o abril de 2018 na região de estudo estiveram associadas a uma configuração de bloqueio que se estabeleceu em decorrência da justaposição simultânea de uma formação em nível superior composta por uma crista estacionária centrada sobre a América do Sul com um anticiclone atípico persistente em baixos níveis atuando sobre o Oceano Atlântico no sul do País. O transporte efetivo de umidade específica nos baixos níveis realizado pelo Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul foi um fator importante para a manutenção das altas temperaturas, especialmente durante o período noturno uma vez que o vapor d’água em excesso nesta parte da camada atmosférica retém mais radiação de onda longa e manteve as temperaturas mínimas mais elevadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60992
10.5380/abclima.v25i0.60992
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60992
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v25i0.60992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60992/39202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 25 (2019)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v25i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542487056384