CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heilmann, Armando
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Caroline, Leite, Eduardo Alvim, Pinheiro, Luciane Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/52929
Resumo: Considerando um período de dezenove anos de dados de descargas atmosféricas monitorados pela RINDAT, foi realizado um estudo das características das tempestades com raios no litoral do estado do Paraná. Um mapa de densidade de raios para este período mostrou as regiões com maior ocorrência de raios, particularmente em locais próximos da Serra do Mar. As cidades com maior densidade de raios apresentaram também uma maior tendência no aumento anual, quando comparadas às cidades com menor número de ocorrências de raios. Já a análise da quantidade de raios correlacionado com as estações do ano mostrou uma tendência de aumento na quantidade de raios nas estações quentes e pouca variação durante as estações mais frias dos anos. Além disso, os períodos do dia referentes aos fins de tarde e inícios de noite durante primaveras e verões apresentaram um número maior de raios, enquanto que durante os meses maios frios não foi constatado um ciclo diurno bem definido quanto a frequência de raios. O pico de corrente dos apresentou valores médios constantes entre as cidades do litoral do Paraná, com uma ligeira tendência de queda no decorrer dos anos, sendo este parâmetro utilizado também para o cálculo da estimativa do raio de atração dos raios na região. Os resultados obtidos foram relacionados aos fatores que influenciam a precipitação e a quantidade anual de raios como fenômenos marítimos e atmosféricos, temperatura da superfície e topografia, a fim de explicar a distribuição espacial dos raios no litoral do Paraná.
id ABCLIMA-1_5ebe10c9e752b89d0cd4c86f4502b78e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/52929
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁTempestades; Descargas Atmosféricas; TopografiaConsiderando um período de dezenove anos de dados de descargas atmosféricas monitorados pela RINDAT, foi realizado um estudo das características das tempestades com raios no litoral do estado do Paraná. Um mapa de densidade de raios para este período mostrou as regiões com maior ocorrência de raios, particularmente em locais próximos da Serra do Mar. As cidades com maior densidade de raios apresentaram também uma maior tendência no aumento anual, quando comparadas às cidades com menor número de ocorrências de raios. Já a análise da quantidade de raios correlacionado com as estações do ano mostrou uma tendência de aumento na quantidade de raios nas estações quentes e pouca variação durante as estações mais frias dos anos. Além disso, os períodos do dia referentes aos fins de tarde e inícios de noite durante primaveras e verões apresentaram um número maior de raios, enquanto que durante os meses maios frios não foi constatado um ciclo diurno bem definido quanto a frequência de raios. O pico de corrente dos apresentou valores médios constantes entre as cidades do litoral do Paraná, com uma ligeira tendência de queda no decorrer dos anos, sendo este parâmetro utilizado também para o cálculo da estimativa do raio de atração dos raios na região. Os resultados obtidos foram relacionados aos fatores que influenciam a precipitação e a quantidade anual de raios como fenômenos marítimos e atmosféricos, temperatura da superfície e topografia, a fim de explicar a distribuição espacial dos raios no litoral do Paraná.Universidade Federal do ParanáHeilmann, ArmandoFernandes, CarolineLeite, Eduardo AlvimPinheiro, Luciane Cristina2018-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/5292910.5380/abclima.v22i0.52929Revista Brasileira de Climatologia; v. 22 (2018)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v22i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/52929/34683Direitos autorais 2018 Armando Heilmann, Caroline Fernandes, Eduardo Alvim Leite, Luciane Cristina Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-21T11:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/52929Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2018-02-21T11:50:38Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
title CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
Heilmann, Armando
Tempestades; Descargas Atmosféricas; Topografia
title_short CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
title_full CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
title_sort CARACTERÍSTICAS DAS TEMPESTADES COM RAIOS NO LITORAL DO PARANÁ
author Heilmann, Armando
author_facet Heilmann, Armando
Fernandes, Caroline
Leite, Eduardo Alvim
Pinheiro, Luciane Cristina
author_role author
author2 Fernandes, Caroline
Leite, Eduardo Alvim
Pinheiro, Luciane Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Heilmann, Armando
Fernandes, Caroline
Leite, Eduardo Alvim
Pinheiro, Luciane Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tempestades; Descargas Atmosféricas; Topografia
topic Tempestades; Descargas Atmosféricas; Topografia
description Considerando um período de dezenove anos de dados de descargas atmosféricas monitorados pela RINDAT, foi realizado um estudo das características das tempestades com raios no litoral do estado do Paraná. Um mapa de densidade de raios para este período mostrou as regiões com maior ocorrência de raios, particularmente em locais próximos da Serra do Mar. As cidades com maior densidade de raios apresentaram também uma maior tendência no aumento anual, quando comparadas às cidades com menor número de ocorrências de raios. Já a análise da quantidade de raios correlacionado com as estações do ano mostrou uma tendência de aumento na quantidade de raios nas estações quentes e pouca variação durante as estações mais frias dos anos. Além disso, os períodos do dia referentes aos fins de tarde e inícios de noite durante primaveras e verões apresentaram um número maior de raios, enquanto que durante os meses maios frios não foi constatado um ciclo diurno bem definido quanto a frequência de raios. O pico de corrente dos apresentou valores médios constantes entre as cidades do litoral do Paraná, com uma ligeira tendência de queda no decorrer dos anos, sendo este parâmetro utilizado também para o cálculo da estimativa do raio de atração dos raios na região. Os resultados obtidos foram relacionados aos fatores que influenciam a precipitação e a quantidade anual de raios como fenômenos marítimos e atmosféricos, temperatura da superfície e topografia, a fim de explicar a distribuição espacial dos raios no litoral do Paraná.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/52929
10.5380/abclima.v22i0.52929
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/52929
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v22i0.52929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/52929/34683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 22 (2018)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v22i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839541551726592