VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Julio Cezar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Gabriel, Siqueira, Maria Elisa, da Silva Cardozo, Francielle, da Silva, Viviane Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60237
Resumo: Entre os elementos do sistema climático que influenciam as atividades socioeconômicas, a precipitação apresenta papel fundamental em áreas tropicais.  Regiões como África e América do Sul apresentam uma escassez considerável de observações desta variável, uma vez que a rede de estações meteorológicas não cobre sistematicamente todo o território. Neste contexto, produtos de múltiplos sensores, algoritmos e modelos climáticos são utilizados cada vez mais para análises dos elementos atmosféricos, do clima e da influência da precipitação nas características ambientais. Assim, há uma demanda crescente de validação de produtos orbitais e de simulações numéricas de forma a dar suporte aos estudos da distribuição espacial e temporal da precipitação. Este estudo tem como objetivo principal analisar os dados mensais de precipitação do produto Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Stations (CHIRPS) e verificar sua similaridade com os dados de estações meteorológicas do conjunto de informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o território brasileiro para os anos de 1981 a 2011. Para avaliar o CHIRPS, foram utilizados dados de 183 estações meteorológicas do INMET/CPTEC. Os resultados indicam que todas as regiões políticas do Brasil apresentaram correlação linear alta entre as informações do INMET/CPTEC e CHIRPS (95,4 %), ainda, quando consideramos toda a área do Brasil, a correlação linear média entre os dados é de 97%, significativa a p<0,05, teste t-student. Espacialmente, o noroeste do estado do Amazonas e o sudoeste do Pará apresentaram as maiores diferenças entre o conjunto de dados. As estimativas do CHIRPS ajustadas linearmente com os dados do INMET/CPTEC apresentaram uma concordância mais acentuada.
id ABCLIMA-1_73febe3ecb2cee6a9f5e65b236df8dd4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60237
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASILPrecipitação, Brasil, Dados Orbitais, Validação, Estações MeteorológicasEntre os elementos do sistema climático que influenciam as atividades socioeconômicas, a precipitação apresenta papel fundamental em áreas tropicais.  Regiões como África e América do Sul apresentam uma escassez considerável de observações desta variável, uma vez que a rede de estações meteorológicas não cobre sistematicamente todo o território. Neste contexto, produtos de múltiplos sensores, algoritmos e modelos climáticos são utilizados cada vez mais para análises dos elementos atmosféricos, do clima e da influência da precipitação nas características ambientais. Assim, há uma demanda crescente de validação de produtos orbitais e de simulações numéricas de forma a dar suporte aos estudos da distribuição espacial e temporal da precipitação. Este estudo tem como objetivo principal analisar os dados mensais de precipitação do produto Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Stations (CHIRPS) e verificar sua similaridade com os dados de estações meteorológicas do conjunto de informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o território brasileiro para os anos de 1981 a 2011. Para avaliar o CHIRPS, foram utilizados dados de 183 estações meteorológicas do INMET/CPTEC. Os resultados indicam que todas as regiões políticas do Brasil apresentaram correlação linear alta entre as informações do INMET/CPTEC e CHIRPS (95,4 %), ainda, quando consideramos toda a área do Brasil, a correlação linear média entre os dados é de 97%, significativa a p<0,05, teste t-student. Espacialmente, o noroeste do estado do Amazonas e o sudoeste do Pará apresentaram as maiores diferenças entre o conjunto de dados. As estimativas do CHIRPS ajustadas linearmente com os dados do INMET/CPTEC apresentaram uma concordância mais acentuada.Universidade Federal do ParanáFAPEMIGCosta, Julio CezarPereira, GabrielSiqueira, Maria Elisada Silva Cardozo, Francielleda Silva, Viviane Valéria2019-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/6023710.5380/abclima.v24i0.60237Revista Brasileira de Climatologia; v. 24 (2019)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v24i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60237/38526Direitos autorais 2019 Julio Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-11T11:39:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/60237Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2019-06-11T11:39:49Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
title VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
spellingShingle VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
Costa, Julio Cezar
Precipitação, Brasil, Dados Orbitais, Validação, Estações Meteorológicas
title_short VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
title_full VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
title_fullStr VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
title_full_unstemmed VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
title_sort VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO CHIRPS PARA O BRASIL
author Costa, Julio Cezar
author_facet Costa, Julio Cezar
Pereira, Gabriel
Siqueira, Maria Elisa
da Silva Cardozo, Francielle
da Silva, Viviane Valéria
author_role author
author2 Pereira, Gabriel
Siqueira, Maria Elisa
da Silva Cardozo, Francielle
da Silva, Viviane Valéria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Julio Cezar
Pereira, Gabriel
Siqueira, Maria Elisa
da Silva Cardozo, Francielle
da Silva, Viviane Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Precipitação, Brasil, Dados Orbitais, Validação, Estações Meteorológicas
topic Precipitação, Brasil, Dados Orbitais, Validação, Estações Meteorológicas
description Entre os elementos do sistema climático que influenciam as atividades socioeconômicas, a precipitação apresenta papel fundamental em áreas tropicais.  Regiões como África e América do Sul apresentam uma escassez considerável de observações desta variável, uma vez que a rede de estações meteorológicas não cobre sistematicamente todo o território. Neste contexto, produtos de múltiplos sensores, algoritmos e modelos climáticos são utilizados cada vez mais para análises dos elementos atmosféricos, do clima e da influência da precipitação nas características ambientais. Assim, há uma demanda crescente de validação de produtos orbitais e de simulações numéricas de forma a dar suporte aos estudos da distribuição espacial e temporal da precipitação. Este estudo tem como objetivo principal analisar os dados mensais de precipitação do produto Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Stations (CHIRPS) e verificar sua similaridade com os dados de estações meteorológicas do conjunto de informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o território brasileiro para os anos de 1981 a 2011. Para avaliar o CHIRPS, foram utilizados dados de 183 estações meteorológicas do INMET/CPTEC. Os resultados indicam que todas as regiões políticas do Brasil apresentaram correlação linear alta entre as informações do INMET/CPTEC e CHIRPS (95,4 %), ainda, quando consideramos toda a área do Brasil, a correlação linear média entre os dados é de 97%, significativa a p<0,05, teste t-student. Espacialmente, o noroeste do estado do Amazonas e o sudoeste do Pará apresentaram as maiores diferenças entre o conjunto de dados. As estimativas do CHIRPS ajustadas linearmente com os dados do INMET/CPTEC apresentaram uma concordância mais acentuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60237
10.5380/abclima.v24i0.60237
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60237
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v24i0.60237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60237/38526
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Julio Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Julio Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 24 (2019)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v24i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542099083264