PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Edson Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanches, Fabio Oliveira, Alves, Rafael de Souza, Paulo, Maria Luzia Silva, Oliveira, Wemerson Discanio, Fernandes, Ludmilla Alves, Prado, Leonardo Brandão do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61747
Resumo:  O Estado de Minas Gerais, possui uma área de 586.522.111 Km2 e uma população superior a 20 milhões de habitantes, entretanto a sua grande extensão não é acompanhada por uma distribuição adequada de estações meteorológicas oficiais. Na Zona da Mata Mineira, existem apenas seis, Juiz de Fora e Coronel Pacheco, muito próximas, e Viçosa a 180Km de distância, Manhuaçu, Caratinga e Muriaé. Nesse contexto, o Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), criou uma rede de monitoramento de 11 postos termo-higrométricos ao longo do transect Ponte Nova-Ubá, percurso que atravessa duas grandes bacias hidrográficas (Rio Doce e Paraíba do Sul). Neste trabalho, o objetivo é analisar os parâmetros climáticos (temperatura do ar e umidade relativa do ar - período nov./2013-a dez./2016), registrados pelo Bioclima, e pluviosidade obtida junto a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (2006-2016). Dentre os resultados pode-se constatar que a altimetria influencia a temperatura do ar e umidade relativa do ar, porém a correlação oscila entre moderada a forte, em função da condição sinótica predominante, enquanto a pluviosidade não tem uma variação significativa, tanto em relação ao altimetria, como em períodos de anos secos ou chuvosos.
id ABCLIMA-1_a6d06303b9fc7ce380cd4533cc0e2b58
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/61747
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.Climatologia, Zona da Mata Mineira e Transect. O Estado de Minas Gerais, possui uma área de 586.522.111 Km2 e uma população superior a 20 milhões de habitantes, entretanto a sua grande extensão não é acompanhada por uma distribuição adequada de estações meteorológicas oficiais. Na Zona da Mata Mineira, existem apenas seis, Juiz de Fora e Coronel Pacheco, muito próximas, e Viçosa a 180Km de distância, Manhuaçu, Caratinga e Muriaé. Nesse contexto, o Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), criou uma rede de monitoramento de 11 postos termo-higrométricos ao longo do transect Ponte Nova-Ubá, percurso que atravessa duas grandes bacias hidrográficas (Rio Doce e Paraíba do Sul). Neste trabalho, o objetivo é analisar os parâmetros climáticos (temperatura do ar e umidade relativa do ar - período nov./2013-a dez./2016), registrados pelo Bioclima, e pluviosidade obtida junto a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (2006-2016). Dentre os resultados pode-se constatar que a altimetria influencia a temperatura do ar e umidade relativa do ar, porém a correlação oscila entre moderada a forte, em função da condição sinótica predominante, enquanto a pluviosidade não tem uma variação significativa, tanto em relação ao altimetria, como em períodos de anos secos ou chuvosos.Universidade Federal do ParanáCNPq e FAPEMIGFialho, Edson SoaresSanches, Fabio OliveiraAlves, Rafael de SouzaPaulo, Maria Luzia SilvaOliveira, Wemerson DiscanioFernandes, Ludmilla AlvesPrado, Leonardo Brandão do2019-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/6174710.5380/abclima.v1i0.61747Revista Brasileira de Climatologia; DOSSIÊ CLIMATOLOGIA DE MINAS GERAIS2237-86421980-055X10.5380/abclima.v1i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61747/37747Brasil, Minas Gerais, Zona da Mata Minera.Direitos autorais 2019 Edson Soares Fialho, Fabio Oliveira Sanches, Rafael de Souza Alves, Maria Luzia Silva Paulo, Wemerson Discanio Oliveira, Ludmilla Alves Fernandes, Leonardo Brandão do Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-16T14:52:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/61747Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2019-02-16T14:52:30Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
title PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
spellingShingle PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
Fialho, Edson Soares
Climatologia, Zona da Mata Mineira e Transect.
title_short PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
title_full PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
title_fullStr PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
title_full_unstemmed PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
title_sort PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.
author Fialho, Edson Soares
author_facet Fialho, Edson Soares
Sanches, Fabio Oliveira
Alves, Rafael de Souza
Paulo, Maria Luzia Silva
Oliveira, Wemerson Discanio
Fernandes, Ludmilla Alves
Prado, Leonardo Brandão do
author_role author
author2 Sanches, Fabio Oliveira
Alves, Rafael de Souza
Paulo, Maria Luzia Silva
Oliveira, Wemerson Discanio
Fernandes, Ludmilla Alves
Prado, Leonardo Brandão do
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Edson Soares
Sanches, Fabio Oliveira
Alves, Rafael de Souza
Paulo, Maria Luzia Silva
Oliveira, Wemerson Discanio
Fernandes, Ludmilla Alves
Prado, Leonardo Brandão do
dc.subject.por.fl_str_mv Climatologia, Zona da Mata Mineira e Transect.
topic Climatologia, Zona da Mata Mineira e Transect.
description  O Estado de Minas Gerais, possui uma área de 586.522.111 Km2 e uma população superior a 20 milhões de habitantes, entretanto a sua grande extensão não é acompanhada por uma distribuição adequada de estações meteorológicas oficiais. Na Zona da Mata Mineira, existem apenas seis, Juiz de Fora e Coronel Pacheco, muito próximas, e Viçosa a 180Km de distância, Manhuaçu, Caratinga e Muriaé. Nesse contexto, o Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), criou uma rede de monitoramento de 11 postos termo-higrométricos ao longo do transect Ponte Nova-Ubá, percurso que atravessa duas grandes bacias hidrográficas (Rio Doce e Paraíba do Sul). Neste trabalho, o objetivo é analisar os parâmetros climáticos (temperatura do ar e umidade relativa do ar - período nov./2013-a dez./2016), registrados pelo Bioclima, e pluviosidade obtida junto a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (2006-2016). Dentre os resultados pode-se constatar que a altimetria influencia a temperatura do ar e umidade relativa do ar, porém a correlação oscila entre moderada a forte, em função da condição sinótica predominante, enquanto a pluviosidade não tem uma variação significativa, tanto em relação ao altimetria, como em períodos de anos secos ou chuvosos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61747
10.5380/abclima.v1i0.61747
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61747
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v1i0.61747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61747/37747
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil, Minas Gerais, Zona da Mata Minera.


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; DOSSIÊ CLIMATOLOGIA DE MINAS GERAIS
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v1i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542007857152