O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61034 |
Resumo: | Na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o ensino de climatologia está presente como unidade curricular no eixo da área de concentração do Bacharelado em Humanidades, sendo obrigatória na transição deste para a Licenciatura em Geografia. Por seus conteúdos básicos destoarem, até então, dos habitualmente aprendidos num curso de Humanidades, a climatologia apresenta uma resistência inicial por parte do corpo discente, que estimula receios, antecipa dificuldades e aumenta a retenção acadêmica, a qual pode potencializar a evasão ou reopção de curso profissionalizante. Por isto, o objetivo deste artigo é revisar o processo de ensino-aprendizagem na área da Climatologia Geográfica e recomendar ações didáticas capazes de dinamizá-lo e, assim, desenvolvê-lo com êxito. Durante sete períodos letivos (do 2014/2 ao 2017/2), o planejamento da unidade curricular passou por contínuas mudanças, fundamentadas na autorreflexão docente a partir de uma vasta bibliografia de Didática, que pôde agregar experiências diretas com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (por exemplo, circulação atmosférica interativa, previsões instantâneas do tempo, animações audiovisuais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem), instrumentos meteorológicos, trabalhos de campo e gráficos de análise rítmica. Aliados à busca por métodos criativos, inovadores e participativos, esses recursos possuíam a finalidade de reduzir a abstração dos conteúdos previstos e, também, contextualizar temporo-espacialmente cada indivíduo com o cotidiano, a fim de produzir sentidos particulares na educação. Do semestre inicial ao final já mencionados, os dados registrados sintetizam, de modo geral, a melhoria progressiva na situação das turmas e sustentam parte dos resultados alcançados: retenção por nota de 33,3% a zero; retenção por nota e frequência de 56,7% a 25%; e aprovação de 10% a 75%. E para além disso, as avaliações institucionais e informais a respeito da BHU416 têm demonstrado maior interesse dos discentes nas temáticas climáticas e, também, desfeito a demasiada ansiedade concebida antes mesmo do momento da matrícula. |
id |
ABCLIMA-1_cb73cbaec0b0829f2dc1a289a8583374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/61034 |
network_acronym_str |
ABCLIMA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHAdidática, retenção acadêmica, Climatologia Geográfica, práticas contextualizadas, Minas GeraisNa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o ensino de climatologia está presente como unidade curricular no eixo da área de concentração do Bacharelado em Humanidades, sendo obrigatória na transição deste para a Licenciatura em Geografia. Por seus conteúdos básicos destoarem, até então, dos habitualmente aprendidos num curso de Humanidades, a climatologia apresenta uma resistência inicial por parte do corpo discente, que estimula receios, antecipa dificuldades e aumenta a retenção acadêmica, a qual pode potencializar a evasão ou reopção de curso profissionalizante. Por isto, o objetivo deste artigo é revisar o processo de ensino-aprendizagem na área da Climatologia Geográfica e recomendar ações didáticas capazes de dinamizá-lo e, assim, desenvolvê-lo com êxito. Durante sete períodos letivos (do 2014/2 ao 2017/2), o planejamento da unidade curricular passou por contínuas mudanças, fundamentadas na autorreflexão docente a partir de uma vasta bibliografia de Didática, que pôde agregar experiências diretas com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (por exemplo, circulação atmosférica interativa, previsões instantâneas do tempo, animações audiovisuais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem), instrumentos meteorológicos, trabalhos de campo e gráficos de análise rítmica. Aliados à busca por métodos criativos, inovadores e participativos, esses recursos possuíam a finalidade de reduzir a abstração dos conteúdos previstos e, também, contextualizar temporo-espacialmente cada indivíduo com o cotidiano, a fim de produzir sentidos particulares na educação. Do semestre inicial ao final já mencionados, os dados registrados sintetizam, de modo geral, a melhoria progressiva na situação das turmas e sustentam parte dos resultados alcançados: retenção por nota de 33,3% a zero; retenção por nota e frequência de 56,7% a 25%; e aprovação de 10% a 75%. E para além disso, as avaliações institucionais e informais a respeito da BHU416 têm demonstrado maior interesse dos discentes nas temáticas climáticas e, também, desfeito a demasiada ansiedade concebida antes mesmo do momento da matrícula.Universidade Federal do ParanáTeodoro, Pacelli Henrique Martins2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/6103410.5380/abclima.v1i0.61034Revista Brasileira de Climatologia; DOSSIÊ CLIMATOLOGIA DE MINAS GERAIS2237-86421980-055X10.5380/abclima.v1i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61034/36765https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/61034/35727https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/61034/35728https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/61034/35729Direitos autorais 2018 Pacelli Henrique Martins Teodoroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T16:10:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/61034Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2018-11-27T16:10:27Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
title |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
spellingShingle |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA Teodoro, Pacelli Henrique Martins didática, retenção acadêmica, Climatologia Geográfica, práticas contextualizadas, Minas Gerais |
title_short |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
title_full |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
title_fullStr |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
title_sort |
O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO VALE DO JEQUITINHONHA |
author |
Teodoro, Pacelli Henrique Martins |
author_facet |
Teodoro, Pacelli Henrique Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Pacelli Henrique Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didática, retenção acadêmica, Climatologia Geográfica, práticas contextualizadas, Minas Gerais |
topic |
didática, retenção acadêmica, Climatologia Geográfica, práticas contextualizadas, Minas Gerais |
description |
Na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o ensino de climatologia está presente como unidade curricular no eixo da área de concentração do Bacharelado em Humanidades, sendo obrigatória na transição deste para a Licenciatura em Geografia. Por seus conteúdos básicos destoarem, até então, dos habitualmente aprendidos num curso de Humanidades, a climatologia apresenta uma resistência inicial por parte do corpo discente, que estimula receios, antecipa dificuldades e aumenta a retenção acadêmica, a qual pode potencializar a evasão ou reopção de curso profissionalizante. Por isto, o objetivo deste artigo é revisar o processo de ensino-aprendizagem na área da Climatologia Geográfica e recomendar ações didáticas capazes de dinamizá-lo e, assim, desenvolvê-lo com êxito. Durante sete períodos letivos (do 2014/2 ao 2017/2), o planejamento da unidade curricular passou por contínuas mudanças, fundamentadas na autorreflexão docente a partir de uma vasta bibliografia de Didática, que pôde agregar experiências diretas com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (por exemplo, circulação atmosférica interativa, previsões instantâneas do tempo, animações audiovisuais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem), instrumentos meteorológicos, trabalhos de campo e gráficos de análise rítmica. Aliados à busca por métodos criativos, inovadores e participativos, esses recursos possuíam a finalidade de reduzir a abstração dos conteúdos previstos e, também, contextualizar temporo-espacialmente cada indivíduo com o cotidiano, a fim de produzir sentidos particulares na educação. Do semestre inicial ao final já mencionados, os dados registrados sintetizam, de modo geral, a melhoria progressiva na situação das turmas e sustentam parte dos resultados alcançados: retenção por nota de 33,3% a zero; retenção por nota e frequência de 56,7% a 25%; e aprovação de 10% a 75%. E para além disso, as avaliações institucionais e informais a respeito da BHU416 têm demonstrado maior interesse dos discentes nas temáticas climáticas e, também, desfeito a demasiada ansiedade concebida antes mesmo do momento da matrícula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61034 10.5380/abclima.v1i0.61034 |
url |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61034 |
identifier_str_mv |
10.5380/abclima.v1i0.61034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61034/36765 https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/61034/35727 https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/61034/35728 https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/61034/35729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pacelli Henrique Martins Teodoro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pacelli Henrique Martins Teodoro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Climatologia; DOSSIÊ CLIMATOLOGIA DE MINAS GERAIS 2237-8642 1980-055X 10.5380/abclima.v1i0 reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online) instname:ABClima instacron:ABCLIMA |
instname_str |
ABClima |
instacron_str |
ABCLIMA |
institution |
ABCLIMA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima |
repository.mail.fl_str_mv |
egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com |
_version_ |
1754839541928165376 |