ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beruski, Gustavo Castilho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte, Yury Catalani Nepomuceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71357
Resumo: O objetivo do trabalho foi estimar a evapotranspiração de referência (ETo) em Piracicaba, SP, empregando diferentes culturas de referência e escalas de tempo. Para tal, a ETo foi calculada pelo método de Penman-Monteith, padronizado por Allen et al. (1998), durante o período de 2011 a 2014. Os dados meteorológicos foram obtidos junto à estação meteorológica automática da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Utilizou-se as culturas de referencia a alfafa e a grama, obtendo assim, quatro diferentes combinações para estimativa de ETo. Os valores de ETo foram utilizados para determinar e evapotranspiração de cultura (Etc) para o milho e a soja. Os resultados demonstraram que para todas as condições a ETo estimada em superfície coberta com alfafa foi maior, comparada a grama, os valores superiores da ordem de 0,35 mm dia-1, para o período analisado. Nas diferentes escalas de tempo, para ambas as culturas de referência, os valores de ETo foram maiores quando utilizou-se dados diário obtidos pela soma dos dados horários (2,72 e 3,06 mm dia-1 para grama e alfafa, respectivamente), comparados às médias diárias obtidas na estação meteorológica automática (2,99 e 3,38 mm dia-1 para grama e alfafa, respectivamente). Valores diferentes em ETo refletiram em diferentes consumos hídricos pelas culturas da soja e milho, dessa maneira o maior consumo hídrico ocorreu quando foi empregado alfafa e dados horários para estimativa de Etc, ao contrário os menores valores de Etc foram obtidos quando empregou-se dados diários, com grama de cultura de referência.
id ABCLIMA-1_e91741e672a9ed8aa235602bcaebe06b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71357
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.Evapotranspiração de referência; Grama; Alfafa; Escala temporalO objetivo do trabalho foi estimar a evapotranspiração de referência (ETo) em Piracicaba, SP, empregando diferentes culturas de referência e escalas de tempo. Para tal, a ETo foi calculada pelo método de Penman-Monteith, padronizado por Allen et al. (1998), durante o período de 2011 a 2014. Os dados meteorológicos foram obtidos junto à estação meteorológica automática da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Utilizou-se as culturas de referencia a alfafa e a grama, obtendo assim, quatro diferentes combinações para estimativa de ETo. Os valores de ETo foram utilizados para determinar e evapotranspiração de cultura (Etc) para o milho e a soja. Os resultados demonstraram que para todas as condições a ETo estimada em superfície coberta com alfafa foi maior, comparada a grama, os valores superiores da ordem de 0,35 mm dia-1, para o período analisado. Nas diferentes escalas de tempo, para ambas as culturas de referência, os valores de ETo foram maiores quando utilizou-se dados diário obtidos pela soma dos dados horários (2,72 e 3,06 mm dia-1 para grama e alfafa, respectivamente), comparados às médias diárias obtidas na estação meteorológica automática (2,99 e 3,38 mm dia-1 para grama e alfafa, respectivamente). Valores diferentes em ETo refletiram em diferentes consumos hídricos pelas culturas da soja e milho, dessa maneira o maior consumo hídrico ocorreu quando foi empregado alfafa e dados horários para estimativa de Etc, ao contrário os menores valores de Etc foram obtidos quando empregou-se dados diários, com grama de cultura de referência.Universidade Federal do ParanáBeruski, Gustavo CastilhoDuarte, Yury Catalani Nepomuceno2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7135710.5380/rbclima.v27i0.71357Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v27i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71357/42077Direitos autorais 2020 Gustavo Castilho Beruski, Yury Catalani Nepomuceno Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T10:20:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/71357Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2020-12-01T10:20:16Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
title ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
spellingShingle ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
Beruski, Gustavo Castilho
Evapotranspiração de referência; Grama; Alfafa; Escala temporal
title_short ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
title_full ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
title_fullStr ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
title_full_unstemmed ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
title_sort ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE REFERÊNCIAS PARA DETERMINAÇÃO DO CONSUMO HÍDRICO DA SOJA E MILHO.
author Beruski, Gustavo Castilho
author_facet Beruski, Gustavo Castilho
Duarte, Yury Catalani Nepomuceno
author_role author
author2 Duarte, Yury Catalani Nepomuceno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Beruski, Gustavo Castilho
Duarte, Yury Catalani Nepomuceno
dc.subject.por.fl_str_mv Evapotranspiração de referência; Grama; Alfafa; Escala temporal
topic Evapotranspiração de referência; Grama; Alfafa; Escala temporal
description O objetivo do trabalho foi estimar a evapotranspiração de referência (ETo) em Piracicaba, SP, empregando diferentes culturas de referência e escalas de tempo. Para tal, a ETo foi calculada pelo método de Penman-Monteith, padronizado por Allen et al. (1998), durante o período de 2011 a 2014. Os dados meteorológicos foram obtidos junto à estação meteorológica automática da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Utilizou-se as culturas de referencia a alfafa e a grama, obtendo assim, quatro diferentes combinações para estimativa de ETo. Os valores de ETo foram utilizados para determinar e evapotranspiração de cultura (Etc) para o milho e a soja. Os resultados demonstraram que para todas as condições a ETo estimada em superfície coberta com alfafa foi maior, comparada a grama, os valores superiores da ordem de 0,35 mm dia-1, para o período analisado. Nas diferentes escalas de tempo, para ambas as culturas de referência, os valores de ETo foram maiores quando utilizou-se dados diário obtidos pela soma dos dados horários (2,72 e 3,06 mm dia-1 para grama e alfafa, respectivamente), comparados às médias diárias obtidas na estação meteorológica automática (2,99 e 3,38 mm dia-1 para grama e alfafa, respectivamente). Valores diferentes em ETo refletiram em diferentes consumos hídricos pelas culturas da soja e milho, dessa maneira o maior consumo hídrico ocorreu quando foi empregado alfafa e dados horários para estimativa de Etc, ao contrário os menores valores de Etc foram obtidos quando empregou-se dados diários, com grama de cultura de referência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71357
10.5380/rbclima.v27i0.71357
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71357
identifier_str_mv 10.5380/rbclima.v27i0.71357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71357/42077
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Gustavo Castilho Beruski, Yury Catalani Nepomuceno Duarte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Gustavo Castilho Beruski, Yury Catalani Nepomuceno Duarte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 27 (2020)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v27i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542465036288