CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhana Moreira, Patricia Simone
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dallacort, Rivanildo, Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos, Neves, Ronaldo José, Carvalho, Marco Antonio Camillo de, Barbieri, João Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/41159
Resumo: As variáveis meteorológicas estão entre os fatores que influenciam em todos os setores da sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar o ciclo diário de variáveis meteorológicas nos diferentes biomas do estado de Mato Grosso. Para tanto, foram utilizados dados de cinco estações meteorológicas, uma no bioma Amazônia; uma no bioma Pantanal; e três em área de transição dos biomas Cerrado-Amazônia, no estado de Mato Grosso.  Foram calculadas as frequências de ocorrência de precipitação pluviométrica e a média das variáveis de temperatura e umidade relativa, vento e rajada, com médias de cada hora. Os resultados mostraram que em Diamantino, Tangará da Serra e Barra do Bugres, as ocorrências de chuva tiveram maior frequência entre doze e vinte e três horas, enquanto que em Cáceres e Alta Floresta, apresentaram uma frequência diurna diferente em relação à chuva. Entre zero e onze horas ocorreram 50,09% dos eventos de chuva em Alta Floresta e 44,47% em Cáceres. A temperatura do ar apresentou ciclo diário clássico, com média mais baixa ocorrendo às seis horas e mais alta às quatorze horas, a umidade relativa do ar apresentou comportamento inverso ao da temperatura, o vento e a rajada apresentaram evolução no ciclo diário, altamente correlacionado de forma positiva com a temperatura. O ciclo horário das variáveis foi semelhante entre as estações meteorológicas, com exceção das chuvas.
id ABCLIMA-1_eceb0f5c4be6e9742cf8299623b49954
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/41159
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)Ciclo diurno, precipitação pluviométrica, biomas.As variáveis meteorológicas estão entre os fatores que influenciam em todos os setores da sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar o ciclo diário de variáveis meteorológicas nos diferentes biomas do estado de Mato Grosso. Para tanto, foram utilizados dados de cinco estações meteorológicas, uma no bioma Amazônia; uma no bioma Pantanal; e três em área de transição dos biomas Cerrado-Amazônia, no estado de Mato Grosso.  Foram calculadas as frequências de ocorrência de precipitação pluviométrica e a média das variáveis de temperatura e umidade relativa, vento e rajada, com médias de cada hora. Os resultados mostraram que em Diamantino, Tangará da Serra e Barra do Bugres, as ocorrências de chuva tiveram maior frequência entre doze e vinte e três horas, enquanto que em Cáceres e Alta Floresta, apresentaram uma frequência diurna diferente em relação à chuva. Entre zero e onze horas ocorreram 50,09% dos eventos de chuva em Alta Floresta e 44,47% em Cáceres. A temperatura do ar apresentou ciclo diário clássico, com média mais baixa ocorrendo às seis horas e mais alta às quatorze horas, a umidade relativa do ar apresentou comportamento inverso ao da temperatura, o vento e a rajada apresentaram evolução no ciclo diário, altamente correlacionado de forma positiva com a temperatura. O ciclo horário das variáveis foi semelhante entre as estações meteorológicas, com exceção das chuvas.Universidade Federal do ParanáAuxílio financeiro do projeto de pesquisa Aplicação e transferência de tecnologias na otimização de sistemas agrícolas sustentáveis, Processo CNPp 564112/2010-0, edital MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/PRO-CENTRO-OESTE Nº 031/2010.Palhana Moreira, Patricia SimoneDallacort, RivanildoGalvanin, Edinéia Aparecida dos SantosNeves, Ronaldo JoséCarvalho, Marco Antonio Camillo deBarbieri, João Danilo2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/4115910.5380/abclima.v17i0.41159Revista Brasileira de Climatologia; v. 17 (2015)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v17i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/41159/27316info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T22:58:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/41159Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2016-02-15T22:58:13Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
title CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
spellingShingle CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
Palhana Moreira, Patricia Simone
Ciclo diurno, precipitação pluviométrica, biomas.
title_short CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
title_full CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
title_fullStr CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
title_full_unstemmed CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
title_sort CICLO DIÁRIO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (METEOROLOGICAL VARIABLES DAILY CYCLE IN MATO GROSSO STATE BIOMES)
author Palhana Moreira, Patricia Simone
author_facet Palhana Moreira, Patricia Simone
Dallacort, Rivanildo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Neves, Ronaldo José
Carvalho, Marco Antonio Camillo de
Barbieri, João Danilo
author_role author
author2 Dallacort, Rivanildo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Neves, Ronaldo José
Carvalho, Marco Antonio Camillo de
Barbieri, João Danilo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Auxílio financeiro do projeto de pesquisa Aplicação e transferência de tecnologias na otimização de sistemas agrícolas sustentáveis, Processo CNPp 564112/2010-0, edital MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/PRO-CENTRO-OESTE Nº 031/2010.
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhana Moreira, Patricia Simone
Dallacort, Rivanildo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Neves, Ronaldo José
Carvalho, Marco Antonio Camillo de
Barbieri, João Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo diurno, precipitação pluviométrica, biomas.
topic Ciclo diurno, precipitação pluviométrica, biomas.
description As variáveis meteorológicas estão entre os fatores que influenciam em todos os setores da sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar o ciclo diário de variáveis meteorológicas nos diferentes biomas do estado de Mato Grosso. Para tanto, foram utilizados dados de cinco estações meteorológicas, uma no bioma Amazônia; uma no bioma Pantanal; e três em área de transição dos biomas Cerrado-Amazônia, no estado de Mato Grosso.  Foram calculadas as frequências de ocorrência de precipitação pluviométrica e a média das variáveis de temperatura e umidade relativa, vento e rajada, com médias de cada hora. Os resultados mostraram que em Diamantino, Tangará da Serra e Barra do Bugres, as ocorrências de chuva tiveram maior frequência entre doze e vinte e três horas, enquanto que em Cáceres e Alta Floresta, apresentaram uma frequência diurna diferente em relação à chuva. Entre zero e onze horas ocorreram 50,09% dos eventos de chuva em Alta Floresta e 44,47% em Cáceres. A temperatura do ar apresentou ciclo diário clássico, com média mais baixa ocorrendo às seis horas e mais alta às quatorze horas, a umidade relativa do ar apresentou comportamento inverso ao da temperatura, o vento e a rajada apresentaram evolução no ciclo diário, altamente correlacionado de forma positiva com a temperatura. O ciclo horário das variáveis foi semelhante entre as estações meteorológicas, com exceção das chuvas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/41159
10.5380/abclima.v17i0.41159
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/41159
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v17i0.41159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/41159/27316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 17 (2015)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v17i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839543717036032