INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Nicole
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chou, Sin Chan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/37366
Resumo: Modelos numéricos têm importante papel na previsão de tempo e clima, amparando assim as tomadas de decisões em diversos setores. O aprimoramento destes modelos pode ser feito a partir de parametrizações de processos de superfície, como o balanço de umidade do solo. Esse balanço é obtido a partir de parâmetros hidrológicos definidos para cada tipo de solo, e pela umidade inicial inserida no modelo. O objetivo desse trabalho é estudar a influência das condições iniciais do solo e do tipo de solo na previsão sazonal do modelo Eta. São realizados dois experimentos (ETA1 e ETA2) a partir de integrações do modelo Eta, com 4 meses e meio de integração e utilizando reanálises como condições inicial e de contorno. O período analisado são as estações secas e chuvosas no Brasil, entre 1979 e 2012. ETA1 foi realizado como uma simulação controle, com umidade inicial do solo climatológica e nove tipos de solo. Em ETA2, utilizou-se umidade inicial do solo calculada e 26 tipos de solo. Para analisar a climatologia simulada, dados de reanálises permitiram a avaliação dos erros de algumas variáveis do modelo. A partir da análise dos experimentos, conclui-se que o modelo Eta manifesta sensibilidade a alterações no solo quando diferentes condições de solo são utilizadas na integração do modelo. ETA2 simula temperaturas sistematicamente mais baixas e precipitação mais acurada em algumas regiões do Brasil.
id ABCLIMA-1_fbd9323f0f07bbd0e94fd822c686d51c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/37366
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETAModelo Eta, condições do solo, reanálises, precipitação, temperaturaModelos numéricos têm importante papel na previsão de tempo e clima, amparando assim as tomadas de decisões em diversos setores. O aprimoramento destes modelos pode ser feito a partir de parametrizações de processos de superfície, como o balanço de umidade do solo. Esse balanço é obtido a partir de parâmetros hidrológicos definidos para cada tipo de solo, e pela umidade inicial inserida no modelo. O objetivo desse trabalho é estudar a influência das condições iniciais do solo e do tipo de solo na previsão sazonal do modelo Eta. São realizados dois experimentos (ETA1 e ETA2) a partir de integrações do modelo Eta, com 4 meses e meio de integração e utilizando reanálises como condições inicial e de contorno. O período analisado são as estações secas e chuvosas no Brasil, entre 1979 e 2012. ETA1 foi realizado como uma simulação controle, com umidade inicial do solo climatológica e nove tipos de solo. Em ETA2, utilizou-se umidade inicial do solo calculada e 26 tipos de solo. Para analisar a climatologia simulada, dados de reanálises permitiram a avaliação dos erros de algumas variáveis do modelo. A partir da análise dos experimentos, conclui-se que o modelo Eta manifesta sensibilidade a alterações no solo quando diferentes condições de solo são utilizadas na integração do modelo. ETA2 simula temperaturas sistematicamente mais baixas e precipitação mais acurada em algumas regiões do Brasil.Universidade Federal do ParanáCompanhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)Resende, NicoleChou, Sin Chan2015-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/3736610.5380/abclima.v15i0.37366Revista Brasileira de Climatologia; v. 15 (2015)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v15i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/37366/25030info:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-20T13:06:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/37366Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2015-04-20T13:06:09Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
title INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
spellingShingle INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
Resende, Nicole
Modelo Eta, condições do solo, reanálises, precipitação, temperatura
title_short INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
title_full INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
title_fullStr INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
title_sort INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO SOLO NA CLIMATOLOGIA DA PREVISÃO SAZONAL DO MODELO ETA
author Resende, Nicole
author_facet Resende, Nicole
Chou, Sin Chan
author_role author
author2 Chou, Sin Chan
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Nicole
Chou, Sin Chan
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo Eta, condições do solo, reanálises, precipitação, temperatura
topic Modelo Eta, condições do solo, reanálises, precipitação, temperatura
description Modelos numéricos têm importante papel na previsão de tempo e clima, amparando assim as tomadas de decisões em diversos setores. O aprimoramento destes modelos pode ser feito a partir de parametrizações de processos de superfície, como o balanço de umidade do solo. Esse balanço é obtido a partir de parâmetros hidrológicos definidos para cada tipo de solo, e pela umidade inicial inserida no modelo. O objetivo desse trabalho é estudar a influência das condições iniciais do solo e do tipo de solo na previsão sazonal do modelo Eta. São realizados dois experimentos (ETA1 e ETA2) a partir de integrações do modelo Eta, com 4 meses e meio de integração e utilizando reanálises como condições inicial e de contorno. O período analisado são as estações secas e chuvosas no Brasil, entre 1979 e 2012. ETA1 foi realizado como uma simulação controle, com umidade inicial do solo climatológica e nove tipos de solo. Em ETA2, utilizou-se umidade inicial do solo calculada e 26 tipos de solo. Para analisar a climatologia simulada, dados de reanálises permitiram a avaliação dos erros de algumas variáveis do modelo. A partir da análise dos experimentos, conclui-se que o modelo Eta manifesta sensibilidade a alterações no solo quando diferentes condições de solo são utilizadas na integração do modelo. ETA2 simula temperaturas sistematicamente mais baixas e precipitação mais acurada em algumas regiões do Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/37366
10.5380/abclima.v15i0.37366
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/37366
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v15i0.37366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/37366/25030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 15 (2015)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v15i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542993518592