Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41 |
Resumo: | Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática. |
id |
ABECIN-1_040043b6fa048a213dbc9b4e82997dda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/41 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®Diagrama BelluzzoEnsino de BiblioteconomiaFontes Especializadas de InformaçãoMetodologias Ativas.Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.ABECIN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 105-120Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 105-120Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 105-1202358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41/pdfFarias, Gabriela Belmont deSantos, Thaiana Barros dosSousa, Francisca Liliana Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:02:33Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/41Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:02:33Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
title |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
spellingShingle |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® Farias, Gabriela Belmont de Diagrama Belluzzo Ensino de Biblioteconomia Fontes Especializadas de Informação Metodologias Ativas. |
title_short |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
title_full |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
title_fullStr |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
title_full_unstemmed |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
title_sort |
Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo® |
author |
Farias, Gabriela Belmont de |
author_facet |
Farias, Gabriela Belmont de Santos, Thaiana Barros dos Sousa, Francisca Liliana Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Thaiana Barros dos Sousa, Francisca Liliana Martins de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Gabriela Belmont de Santos, Thaiana Barros dos Sousa, Francisca Liliana Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagrama Belluzzo Ensino de Biblioteconomia Fontes Especializadas de Informação Metodologias Ativas. |
topic |
Diagrama Belluzzo Ensino de Biblioteconomia Fontes Especializadas de Informação Metodologias Ativas. |
description |
Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 105-120 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 105-120 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 105-120 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206844964864 |