Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Gabriela Belmont de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Thaiana Barros dos, Sousa, Francisca Liliana Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41
Resumo: Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.
id ABECIN-1_040043b6fa048a213dbc9b4e82997dda
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/41
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®Diagrama BelluzzoEnsino de BiblioteconomiaFontes Especializadas de InformaçãoMetodologias Ativas.Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.ABECIN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 105-120Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 105-120Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 105-1202358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41/pdfFarias, Gabriela Belmont deSantos, Thaiana Barros dosSousa, Francisca Liliana Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:02:33Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/41Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:02:33Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
title Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
spellingShingle Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
Farias, Gabriela Belmont de
Diagrama Belluzzo
Ensino de Biblioteconomia
Fontes Especializadas de Informação
Metodologias Ativas.
title_short Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
title_full Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
title_fullStr Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
title_full_unstemmed Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
title_sort Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®
author Farias, Gabriela Belmont de
author_facet Farias, Gabriela Belmont de
Santos, Thaiana Barros dos
Sousa, Francisca Liliana Martins de
author_role author
author2 Santos, Thaiana Barros dos
Sousa, Francisca Liliana Martins de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Gabriela Belmont de
Santos, Thaiana Barros dos
Sousa, Francisca Liliana Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Diagrama Belluzzo
Ensino de Biblioteconomia
Fontes Especializadas de Informação
Metodologias Ativas.
topic Diagrama Belluzzo
Ensino de Biblioteconomia
Fontes Especializadas de Informação
Metodologias Ativas.
description Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 105-120
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 105-120
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 105-120
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206844964864