Ensino da literatura infantojuvenil na graduação e pós-graduação em Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolin, Sueli
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Rovilson José da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/34
Resumo: No trabalho pedagógico voltado à criança e ao adolescente, a literatura adquire relevância, pois é uma das formas artísticas mais completas para educação cultural dessas faixas etárias. Assim a biblioteca, pública ou escolar, torna-se fundamental no percurso para se oferecer acesso à leitura. Nesse contexto, a biblioteca é uma aliada da escola básica para oportunizar o encontro à cultura letrada, artística, como é o caso da literatura infantojuvenil. Portanto, cada vez mais, se faz necessário que na formação de bibliotecários e pedagogos existam conteúdos que transitem no âmbito da leitura, da educação do leitor e da mediação da leitura, de modo a aproximar sala de aula e biblioteca. Esse trabalho tem como ponto de partida as experiências de docentes na Universidade Estadual de Londrina ao ministrar disciplinas referentes à literatura infantojuvenil, tanto na graduação de Biblioteconomia quanto no Curso de Especialização em Gestão de Biblioteca Escolar no Departamento de Ciência da Informação. Objetiva partilhar ideias quanto à formação de mediadores de leitura para atuarem em bibliotecas que atendam a crianças e adolescentes, mais especificamente nas bibliotecas escolares, por meio do estudo (análise/discussão) do conceito de literatura, do contexto histórico do desenvolvimento da infância e juventude no Brasil; das características do leitor infantojuvenil e suas implicações para o processo de mediação da leitura literária no âmbito escolar. A metodologia adotada possui recorte qualitativo e tem como procedimento técnico a pesquisa documental a partir da ementa, do objetivo e do conteúdo programático das disciplinas referidas. Utiliza com base teórica Campello (2010), Bortolin (2010, 2013), Freire (1999), Perrotti (1990) e Silva (2006). Aborda características da mediação da literatura nos aspectos pedagógicos e literários, necessários à formação e atuação do bibliotecário e do pedagogo. Conclui que é imprescindível a inserção de disciplinas como essas na matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia e Educação no âmbito brasileiro, uma vez que elas contribuem para a formação e manutenção de leitores em um país que ainda necessita de iniciativas nesse sentido.
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