Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20 |
Resumo: | Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. |
id |
ABECIN-1_271290bdc3af79738ebf637ebdfb6661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecáriosTICAprendizagemCompetência em InformaçãoCompetência MidiáticaMediação da InformaçãoBibliotecário.Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. ABECIN2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 3-28Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 3-28Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-282358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdfBrito, Regina Garcia deValls, Valéria Martininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:26:23Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:26:23Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
title |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
spellingShingle |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários Brito, Regina Garcia de TIC Aprendizagem Competência em Informação Competência Midiática Mediação da Informação Bibliotecário. |
title_short |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
title_full |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
title_fullStr |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
title_full_unstemmed |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
title_sort |
Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários |
author |
Brito, Regina Garcia de |
author_facet |
Brito, Regina Garcia de Valls, Valéria Martin |
author_role |
author |
author2 |
Valls, Valéria Martin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Regina Garcia de Valls, Valéria Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Aprendizagem Competência em Informação Competência Midiática Mediação da Informação Bibliotecário. |
topic |
TIC Aprendizagem Competência em Informação Competência Midiática Mediação da Informação Bibliotecário. |
description |
Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 3-28 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 3-28 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-28 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206813507584 |