Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Regina Garcia de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valls, Valéria Martin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20
Resumo: Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. 
id ABECIN-1_271290bdc3af79738ebf637ebdfb6661
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecáriosTICAprendizagemCompetência em InformaçãoCompetência MidiáticaMediação da InformaçãoBibliotecário.Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. ABECIN2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 3-28Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 3-28Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-282358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdfBrito, Regina Garcia deValls, Valéria Martininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:26:23Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:26:23Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
title Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
spellingShingle Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
Brito, Regina Garcia de
TIC
Aprendizagem
Competência em Informação
Competência Midiática
Mediação da Informação
Bibliotecário.
title_short Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
title_full Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
title_fullStr Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
title_full_unstemmed Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
title_sort Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
author Brito, Regina Garcia de
author_facet Brito, Regina Garcia de
Valls, Valéria Martin
author_role author
author2 Valls, Valéria Martin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Regina Garcia de
Valls, Valéria Martin
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Aprendizagem
Competência em Informação
Competência Midiática
Mediação da Informação
Bibliotecário.
topic TIC
Aprendizagem
Competência em Informação
Competência Midiática
Mediação da Informação
Bibliotecário.
description Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 3-28
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 3-28
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-28
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206813507584