Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31 |
Resumo: | A Universidade Aberta, única instituição de ensino a distância em Portugal, ministra desde 2007 a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Dirigida a populações adultas, esta Universidade oferece a possibilidade de obter este grau acadêmico a todos os que se encontram impossibilitados de frequentar o ensino presencial e que já tenham desempenhando funções em bibliotecas e desejam melhorar as suas competências e valorizar as suas carreiras profissionais. O objetivo desta investigação foi conhecer as motivações que levaram a que um grupo de graduados adultos optasse por frequentar esta Universidade e esta Licenciatura. Procurou-se também perceber as vivências tidas durante o percurso acadêmico, quer quanto ao método pedagógico, interação com os colegas e professores e aquisição de conhecimentos. Foram realizadas entrevistas com 30 graduados CID dos cursos de 2007 a 2009 que terminaram os cursos até dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a escolha pela Universidade Aberta e por esta Licenciatura não foi aleatória, mas intencional, e que estes graduados manifestavam uma forte satisfação com o método pedagógico, com as relações estabelecidas entre colegas e professores em turma virtuais e também com as competências adquiridas para o desempenho profissional. Não obstante as dificuldades encontradas, todos estes estudantes voltariam a fazer esta experiência educativa, que consideram positiva. |
id |
ABECIN-1_334d21e8e83c33cd1d3ae2926eb512d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/31 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distânciaEnsino SuperiorUniversidade AbertaLicenciatura em Ciências da Informação e DocumentaçãoExperiência EducativaProfissionais da InformaçãoPortugal.A Universidade Aberta, única instituição de ensino a distância em Portugal, ministra desde 2007 a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Dirigida a populações adultas, esta Universidade oferece a possibilidade de obter este grau acadêmico a todos os que se encontram impossibilitados de frequentar o ensino presencial e que já tenham desempenhando funções em bibliotecas e desejam melhorar as suas competências e valorizar as suas carreiras profissionais. O objetivo desta investigação foi conhecer as motivações que levaram a que um grupo de graduados adultos optasse por frequentar esta Universidade e esta Licenciatura. Procurou-se também perceber as vivências tidas durante o percurso acadêmico, quer quanto ao método pedagógico, interação com os colegas e professores e aquisição de conhecimentos. Foram realizadas entrevistas com 30 graduados CID dos cursos de 2007 a 2009 que terminaram os cursos até dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a escolha pela Universidade Aberta e por esta Licenciatura não foi aleatória, mas intencional, e que estes graduados manifestavam uma forte satisfação com o método pedagógico, com as relações estabelecidas entre colegas e professores em turma virtuais e também com as competências adquiridas para o desempenho profissional. Não obstante as dificuldades encontradas, todos estes estudantes voltariam a fazer esta experiência educativa, que consideram positiva.ABECIN2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 2 (2015); 66-81Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 2 (2015); 66-81Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 2 (2015); 66-812358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31/pdfMarcos, Isabel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:52:50Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/31Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:52:50Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
title |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
spellingShingle |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância Marcos, Isabel Marques Ensino Superior Universidade Aberta Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação Experiência Educativa Profissionais da Informação Portugal. |
title_short |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
title_full |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
title_fullStr |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
title_sort |
Estudantes adultos de Ciências da Informação: uma experiência pedagógica de sucesso numa universidade de ensino a distância |
author |
Marcos, Isabel Marques |
author_facet |
Marcos, Isabel Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos, Isabel Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Universidade Aberta Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação Experiência Educativa Profissionais da Informação Portugal. |
topic |
Ensino Superior Universidade Aberta Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação Experiência Educativa Profissionais da Informação Portugal. |
description |
A Universidade Aberta, única instituição de ensino a distância em Portugal, ministra desde 2007 a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Dirigida a populações adultas, esta Universidade oferece a possibilidade de obter este grau acadêmico a todos os que se encontram impossibilitados de frequentar o ensino presencial e que já tenham desempenhando funções em bibliotecas e desejam melhorar as suas competências e valorizar as suas carreiras profissionais. O objetivo desta investigação foi conhecer as motivações que levaram a que um grupo de graduados adultos optasse por frequentar esta Universidade e esta Licenciatura. Procurou-se também perceber as vivências tidas durante o percurso acadêmico, quer quanto ao método pedagógico, interação com os colegas e professores e aquisição de conhecimentos. Foram realizadas entrevistas com 30 graduados CID dos cursos de 2007 a 2009 que terminaram os cursos até dezembro de 2012. Os resultados mostraram que a escolha pela Universidade Aberta e por esta Licenciatura não foi aleatória, mas intencional, e que estes graduados manifestavam uma forte satisfação com o método pedagógico, com as relações estabelecidas entre colegas e professores em turma virtuais e também com as competências adquiridas para o desempenho profissional. Não obstante as dificuldades encontradas, todos estes estudantes voltariam a fazer esta experiência educativa, que consideram positiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/31/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 2 (2015); 66-81 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 2 (2015); 66-81 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 2 (2015); 66-81 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206828187648 |