Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emydio, Maria Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Regina Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120
Resumo: Os desafios são uma constante no cotidiano das organizações de negócios e dentro do ambiente escolar essa realidade não é diferente. No processo educacional contemporâneo, a gestão do conhecimento é uma ferramenta que possibilita o uso de recursos tecnológicos visando a otimização de tempo, do espaço e dos recursos, além de permitir a aquisição e o compartilhamento de informações/conhecimentos, aproveitando os capitais intelectuais e a interação dos envolvidos, sendo este um excelente instrumento para o ambiente educacional. O presente artigo aborda conceitos de gestão do conhecimento e como seus princípios podem contribuir com o trabalho de professores e gestores de educação, objetivando o aprimoramento dos processos pedagógicos e relacionais das instituições de ensino. O uso correto das tecnologias é parte fundamental para que tal propósito seja alcançado. Partindo desse princípio, desenvolveu-se um estudo de caso numa rede municipal de ensino da cidade de Garça/SP para conhecer o relacionamento do professor com as tecnologias e com a socialização de informações, experiências e conhecimento. Aplicou-se um questionário junto a um grupo de professores, de três unidades escolares da rede. Como resultado, mostraram-se favoráveis às práticas de gestão do conhecimento e uso correto de redes interativas e colaborativas para fins de compartilhamento de conhecimento.
id ABECIN-1_57af71c80963bf86dd16a6f38846907e
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/120
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educaçãoGestão do ConhecimentoEducaçãoCompartilhamento. Docente. Capital Intelectual.Os desafios são uma constante no cotidiano das organizações de negócios e dentro do ambiente escolar essa realidade não é diferente. No processo educacional contemporâneo, a gestão do conhecimento é uma ferramenta que possibilita o uso de recursos tecnológicos visando a otimização de tempo, do espaço e dos recursos, além de permitir a aquisição e o compartilhamento de informações/conhecimentos, aproveitando os capitais intelectuais e a interação dos envolvidos, sendo este um excelente instrumento para o ambiente educacional. O presente artigo aborda conceitos de gestão do conhecimento e como seus princípios podem contribuir com o trabalho de professores e gestores de educação, objetivando o aprimoramento dos processos pedagógicos e relacionais das instituições de ensino. O uso correto das tecnologias é parte fundamental para que tal propósito seja alcançado. Partindo desse princípio, desenvolveu-se um estudo de caso numa rede municipal de ensino da cidade de Garça/SP para conhecer o relacionamento do professor com as tecnologias e com a socialização de informações, experiências e conhecimento. Aplicou-se um questionário junto a um grupo de professores, de três unidades escolares da rede. Como resultado, mostraram-se favoráveis às práticas de gestão do conhecimento e uso correto de redes interativas e colaborativas para fins de compartilhamento de conhecimento.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 53-57Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 53-57Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 53-572358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120/pdfEmydio, Maria MartaRocha, Regina Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:52:59Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/120Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:52:59Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
title Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
spellingShingle Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
Emydio, Maria Marta
Gestão do Conhecimento
Educação
Compartilhamento. Docente. Capital Intelectual.
title_short Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
title_full Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
title_fullStr Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
title_sort Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação
author Emydio, Maria Marta
author_facet Emydio, Maria Marta
Rocha, Regina Ferreira da
author_role author
author2 Rocha, Regina Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emydio, Maria Marta
Rocha, Regina Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Educação
Compartilhamento. Docente. Capital Intelectual.
topic Gestão do Conhecimento
Educação
Compartilhamento. Docente. Capital Intelectual.
description Os desafios são uma constante no cotidiano das organizações de negócios e dentro do ambiente escolar essa realidade não é diferente. No processo educacional contemporâneo, a gestão do conhecimento é uma ferramenta que possibilita o uso de recursos tecnológicos visando a otimização de tempo, do espaço e dos recursos, além de permitir a aquisição e o compartilhamento de informações/conhecimentos, aproveitando os capitais intelectuais e a interação dos envolvidos, sendo este um excelente instrumento para o ambiente educacional. O presente artigo aborda conceitos de gestão do conhecimento e como seus princípios podem contribuir com o trabalho de professores e gestores de educação, objetivando o aprimoramento dos processos pedagógicos e relacionais das instituições de ensino. O uso correto das tecnologias é parte fundamental para que tal propósito seja alcançado. Partindo desse princípio, desenvolveu-se um estudo de caso numa rede municipal de ensino da cidade de Garça/SP para conhecer o relacionamento do professor com as tecnologias e com a socialização de informações, experiências e conhecimento. Aplicou-se um questionário junto a um grupo de professores, de três unidades escolares da rede. Como resultado, mostraram-se favoráveis às práticas de gestão do conhecimento e uso correto de redes interativas e colaborativas para fins de compartilhamento de conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/120/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 53-57
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 53-57
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 53-57
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207414341632