O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Carla Façanha de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93
Resumo: Trata da experiência com a utilização dos filmes: ‘Central do Brasil’ e ‘Uma Cidade sem Passado’ como ferramenta pedagógica na disciplina Fontes Gerais da Informação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Tem como objetivo identificar o filme como metodologia criativa para apoio ao ensino da disciplina de Fontes Gerais da Informação proporcionando aprendizagem e aprofundamento das temáticas. O exercício da aprendizagem passa por uma dinâmica que concerne quatro etapas que vão desde o primeiro contato com a disciplina através do estudo do plano de aula à leitura, análise e discussão do filme. O filme por meio de imagens em movimento, desperta interesse e aponta caminhos para uma discussão que revela a importância das fontes informacionais para otimizar o cotidiano da sociedade e a prática da docência.
id ABECIN-1_71a77c562677ba4daffece7fc5ed8375
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/93
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da BiblioteconomiaFonte de InformaçãoFontes Gerais da InformaçãoEnsinoBiblioteconomiaFilme.Trata da experiência com a utilização dos filmes: ‘Central do Brasil’ e ‘Uma Cidade sem Passado’ como ferramenta pedagógica na disciplina Fontes Gerais da Informação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Tem como objetivo identificar o filme como metodologia criativa para apoio ao ensino da disciplina de Fontes Gerais da Informação proporcionando aprendizagem e aprofundamento das temáticas. O exercício da aprendizagem passa por uma dinâmica que concerne quatro etapas que vão desde o primeiro contato com a disciplina através do estudo do plano de aula à leitura, análise e discussão do filme. O filme por meio de imagens em movimento, desperta interesse e aponta caminhos para uma discussão que revela a importância das fontes informacionais para otimizar o cotidiano da sociedade e a prática da docência.ABECIN2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 6-18Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 6-18Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 6-182358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93/pdfBrito, Carla Façanha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:23:53Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/93Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:23:53Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
title O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
spellingShingle O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
Brito, Carla Façanha de
Fonte de Informação
Fontes Gerais da Informação
Ensino
Biblioteconomia
Filme.
title_short O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
title_full O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
title_fullStr O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
title_full_unstemmed O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
title_sort O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia
author Brito, Carla Façanha de
author_facet Brito, Carla Façanha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Carla Façanha de
dc.subject.por.fl_str_mv Fonte de Informação
Fontes Gerais da Informação
Ensino
Biblioteconomia
Filme.
topic Fonte de Informação
Fontes Gerais da Informação
Ensino
Biblioteconomia
Filme.
description Trata da experiência com a utilização dos filmes: ‘Central do Brasil’ e ‘Uma Cidade sem Passado’ como ferramenta pedagógica na disciplina Fontes Gerais da Informação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Tem como objetivo identificar o filme como metodologia criativa para apoio ao ensino da disciplina de Fontes Gerais da Informação proporcionando aprendizagem e aprofundamento das temáticas. O exercício da aprendizagem passa por uma dinâmica que concerne quatro etapas que vão desde o primeiro contato com a disciplina através do estudo do plano de aula à leitura, análise e discussão do filme. O filme por meio de imagens em movimento, desperta interesse e aponta caminhos para uma discussão que revela a importância das fontes informacionais para otimizar o cotidiano da sociedade e a prática da docência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 6-18
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 6-18
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 6-18
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207306338304