Formação política do bibliotecário no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37 |
Resumo: | A necessidade de os cidadãos participarem da vida em sociedade é condição para discutir fatos e conceitos da realidade social e política. Nos últimos meses no Brasil este fato vem se tornando cada vez mais evidente, pois se percebe que os cidadãos estão usando o espaço das mídias sociais para expor a sua opinião acerca dos fatos sócio-políticos e econômicos. No entanto, os profissionais que têm por essência de seu trabalho a informação, como no caso dos bibliotecários, muitas vezes, não entram nesses debates, ou expõem suas opiniões conforme o senso comum que predomina nas mídias sociais. A partir dessa realidade empírica foi investigado como ocorre a formação política nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, buscando compreender os arcabouços teóricos utilizados para discutir política com estudantes de Biblioteconomia e contribuir com a formação de uma consciência política para esses futuros profissionais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e exploratória-bibliográfica acerca da temática “política” nas bases de dados da área. O universo da pesquisa foi composto por quarenta escolas de Biblioteconomia no Brasil listadas no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Foi feita uma Análise de Conteúdo nos documentos curriculares eletrônicos disponíveis nos sites dessas escolas. Os resultados demonstram que há bastante utilização do termo política nos documentos analisados, porém referindo-se ao quefazer técnico dos bibliotecários e não em relação à política como uma dimensão da vida em sociedade. |
id |
ABECIN-1_8becad63a81bede48483d4fa7fdbc18a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/37 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação política do bibliotecário no BrasilFormação Política em BiblioteconomiaCurrículo de BiblioteconomiaEducação BibliotecáriaEnsino de Biblioteconomia.A necessidade de os cidadãos participarem da vida em sociedade é condição para discutir fatos e conceitos da realidade social e política. Nos últimos meses no Brasil este fato vem se tornando cada vez mais evidente, pois se percebe que os cidadãos estão usando o espaço das mídias sociais para expor a sua opinião acerca dos fatos sócio-políticos e econômicos. No entanto, os profissionais que têm por essência de seu trabalho a informação, como no caso dos bibliotecários, muitas vezes, não entram nesses debates, ou expõem suas opiniões conforme o senso comum que predomina nas mídias sociais. A partir dessa realidade empírica foi investigado como ocorre a formação política nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, buscando compreender os arcabouços teóricos utilizados para discutir política com estudantes de Biblioteconomia e contribuir com a formação de uma consciência política para esses futuros profissionais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e exploratória-bibliográfica acerca da temática “política” nas bases de dados da área. O universo da pesquisa foi composto por quarenta escolas de Biblioteconomia no Brasil listadas no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Foi feita uma Análise de Conteúdo nos documentos curriculares eletrônicos disponíveis nos sites dessas escolas. Os resultados demonstram que há bastante utilização do termo política nos documentos analisados, porém referindo-se ao quefazer técnico dos bibliotecários e não em relação à política como uma dimensão da vida em sociedade.ABECIN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 24-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 24-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 24-462358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37/pdfSpudeit, Daniela Fernanda Assis de OliveiraMoraes, Marielle Barros deCorrea, Elisa Delfiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:58:52Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/37Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:58:52Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
title |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
spellingShingle |
Formação política do bibliotecário no Brasil Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira Formação Política em Biblioteconomia Currículo de Biblioteconomia Educação Bibliotecária Ensino de Biblioteconomia. |
title_short |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
title_full |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
title_fullStr |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
title_sort |
Formação política do bibliotecário no Brasil |
author |
Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira |
author_facet |
Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira Moraes, Marielle Barros de Correa, Elisa Delfini |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Marielle Barros de Correa, Elisa Delfini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira Moraes, Marielle Barros de Correa, Elisa Delfini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Política em Biblioteconomia Currículo de Biblioteconomia Educação Bibliotecária Ensino de Biblioteconomia. |
topic |
Formação Política em Biblioteconomia Currículo de Biblioteconomia Educação Bibliotecária Ensino de Biblioteconomia. |
description |
A necessidade de os cidadãos participarem da vida em sociedade é condição para discutir fatos e conceitos da realidade social e política. Nos últimos meses no Brasil este fato vem se tornando cada vez mais evidente, pois se percebe que os cidadãos estão usando o espaço das mídias sociais para expor a sua opinião acerca dos fatos sócio-políticos e econômicos. No entanto, os profissionais que têm por essência de seu trabalho a informação, como no caso dos bibliotecários, muitas vezes, não entram nesses debates, ou expõem suas opiniões conforme o senso comum que predomina nas mídias sociais. A partir dessa realidade empírica foi investigado como ocorre a formação política nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, buscando compreender os arcabouços teóricos utilizados para discutir política com estudantes de Biblioteconomia e contribuir com a formação de uma consciência política para esses futuros profissionais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e exploratória-bibliográfica acerca da temática “política” nas bases de dados da área. O universo da pesquisa foi composto por quarenta escolas de Biblioteconomia no Brasil listadas no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Foi feita uma Análise de Conteúdo nos documentos curriculares eletrônicos disponíveis nos sites dessas escolas. Os resultados demonstram que há bastante utilização do termo política nos documentos analisados, porém referindo-se ao quefazer técnico dos bibliotecários e não em relação à política como uma dimensão da vida em sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 24-46 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 24-46 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 24-46 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206837624832 |