Formação política do bibliotecário no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Marielle Barros de, Correa, Elisa Delfini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37
Resumo: A necessidade de os cidadãos participarem da vida em sociedade é condição para discutir fatos e conceitos da realidade social e política. Nos últimos meses no Brasil este fato vem se tornando cada vez mais evidente, pois se percebe que os cidadãos estão usando o espaço das mídias sociais para expor a sua opinião acerca dos fatos sócio-políticos e econômicos. No entanto, os profissionais que têm por essência de seu trabalho a informação, como no caso dos bibliotecários, muitas vezes, não entram nesses debates, ou expõem suas opiniões conforme o senso comum que predomina nas mídias sociais. A partir dessa realidade empírica foi investigado como ocorre a formação política nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, buscando compreender os arcabouços teóricos utilizados para discutir política com estudantes de Biblioteconomia e contribuir com a formação de uma consciência política para esses futuros profissionais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e exploratória-bibliográfica acerca da temática “política” nas bases de dados da área. O universo da pesquisa foi composto por quarenta escolas de Biblioteconomia no Brasil listadas no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Foi feita uma Análise de Conteúdo nos documentos curriculares eletrônicos disponíveis nos sites dessas escolas. Os resultados demonstram que há bastante utilização do termo política nos documentos analisados, porém referindo-se ao quefazer técnico dos bibliotecários e não em relação à política como uma dimensão da vida em sociedade.
id ABECIN-1_8becad63a81bede48483d4fa7fdbc18a
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/37
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Formação política do bibliotecário no BrasilFormação Política em BiblioteconomiaCurrículo de BiblioteconomiaEducação BibliotecáriaEnsino de Biblioteconomia.A necessidade de os cidadãos participarem da vida em sociedade é condição para discutir fatos e conceitos da realidade social e política. Nos últimos meses no Brasil este fato vem se tornando cada vez mais evidente, pois se percebe que os cidadãos estão usando o espaço das mídias sociais para expor a sua opinião acerca dos fatos sócio-políticos e econômicos. No entanto, os profissionais que têm por essência de seu trabalho a informação, como no caso dos bibliotecários, muitas vezes, não entram nesses debates, ou expõem suas opiniões conforme o senso comum que predomina nas mídias sociais. A partir dessa realidade empírica foi investigado como ocorre a formação política nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, buscando compreender os arcabouços teóricos utilizados para discutir política com estudantes de Biblioteconomia e contribuir com a formação de uma consciência política para esses futuros profissionais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e exploratória-bibliográfica acerca da temática “política” nas bases de dados da área. O universo da pesquisa foi composto por quarenta escolas de Biblioteconomia no Brasil listadas no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Foi feita uma Análise de Conteúdo nos documentos curriculares eletrônicos disponíveis nos sites dessas escolas. Os resultados demonstram que há bastante utilização do termo política nos documentos analisados, porém referindo-se ao quefazer técnico dos bibliotecários e não em relação à política como uma dimensão da vida em sociedade.ABECIN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 24-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 24-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 24-462358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37/pdfSpudeit, Daniela Fernanda Assis de OliveiraMoraes, Marielle Barros deCorrea, Elisa Delfiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:58:52Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/37Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:58:52Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação política do bibliotecário no Brasil
title Formação política do bibliotecário no Brasil
spellingShingle Formação política do bibliotecário no Brasil
Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
Formação Política em Biblioteconomia
Currículo de Biblioteconomia
Educação Bibliotecária
Ensino de Biblioteconomia.
title_short Formação política do bibliotecário no Brasil
title_full Formação política do bibliotecário no Brasil
title_fullStr Formação política do bibliotecário no Brasil
title_full_unstemmed Formação política do bibliotecário no Brasil
title_sort Formação política do bibliotecário no Brasil
author Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
author_facet Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
Moraes, Marielle Barros de
Correa, Elisa Delfini
author_role author
author2 Moraes, Marielle Barros de
Correa, Elisa Delfini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
Moraes, Marielle Barros de
Correa, Elisa Delfini
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Política em Biblioteconomia
Currículo de Biblioteconomia
Educação Bibliotecária
Ensino de Biblioteconomia.
topic Formação Política em Biblioteconomia
Currículo de Biblioteconomia
Educação Bibliotecária
Ensino de Biblioteconomia.
description A necessidade de os cidadãos participarem da vida em sociedade é condição para discutir fatos e conceitos da realidade social e política. Nos últimos meses no Brasil este fato vem se tornando cada vez mais evidente, pois se percebe que os cidadãos estão usando o espaço das mídias sociais para expor a sua opinião acerca dos fatos sócio-políticos e econômicos. No entanto, os profissionais que têm por essência de seu trabalho a informação, como no caso dos bibliotecários, muitas vezes, não entram nesses debates, ou expõem suas opiniões conforme o senso comum que predomina nas mídias sociais. A partir dessa realidade empírica foi investigado como ocorre a formação política nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, buscando compreender os arcabouços teóricos utilizados para discutir política com estudantes de Biblioteconomia e contribuir com a formação de uma consciência política para esses futuros profissionais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e exploratória-bibliográfica acerca da temática “política” nas bases de dados da área. O universo da pesquisa foi composto por quarenta escolas de Biblioteconomia no Brasil listadas no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Foi feita uma Análise de Conteúdo nos documentos curriculares eletrônicos disponíveis nos sites dessas escolas. Os resultados demonstram que há bastante utilização do termo política nos documentos analisados, porém referindo-se ao quefazer técnico dos bibliotecários e não em relação à política como uma dimensão da vida em sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/37/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 24-46
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 24-46
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 24-46
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206837624832