Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Josélia de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Gabriela Belmont de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94
Resumo: Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.
id ABECIN-1_8ff58d0507c1cf10291f244052a1bae5
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/94
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do CearáBiblioteconomiaEnsino-AprendizagemPerfil SocioculturalPerfil Acadêmico.Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.ABECIN2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 55-72Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 55-72Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 55-722358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94/pdfOliveira, Maria Josélia deFarias, Gabriela Belmont deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:25:54Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/94Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:25:54Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Oliveira, Maria Josélia de
Biblioteconomia
Ensino-Aprendizagem
Perfil Sociocultural
Perfil Acadêmico.
title_short Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_full Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_sort Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
author Oliveira, Maria Josélia de
author_facet Oliveira, Maria Josélia de
Farias, Gabriela Belmont de
author_role author
author2 Farias, Gabriela Belmont de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Josélia de
Farias, Gabriela Belmont de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ensino-Aprendizagem
Perfil Sociocultural
Perfil Acadêmico.
topic Biblioteconomia
Ensino-Aprendizagem
Perfil Sociocultural
Perfil Acadêmico.
description Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 55-72
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 55-72
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 55-72
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207307386880