Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandra Nunes de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castro, Jetur Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/26
Resumo: Trata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.
id ABECIN-1_9d1e104e602f0e6dd411bcc3e7fb36c7
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/26
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informaçãoCensura da InformaçãoCensura-HistóriaRevolução Francesa1789-1799Ditadura Militar- Brasil.Trata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.ABECIN2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/26Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 117-134Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 117-134Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 117-1342358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/26/pdfOliveira, Alessandra Nunes deCastro, Jetur Lima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:47:55Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/26Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:47:55Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
title Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
spellingShingle Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
Oliveira, Alessandra Nunes de
Censura da Informação
Censura-História
Revolução Francesa
1789-1799
Ditadura Militar- Brasil.
title_short Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
title_full Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
title_fullStr Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
title_full_unstemmed Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
title_sort Enfoques da Revolução Francesa, Nazismo e Ditadura Militar no Brasil: repressão e censura à informação
author Oliveira, Alessandra Nunes de
author_facet Oliveira, Alessandra Nunes de
Castro, Jetur Lima de
author_role author
author2 Castro, Jetur Lima de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandra Nunes de
Castro, Jetur Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Censura da Informação
Censura-História
Revolução Francesa
1789-1799
Ditadura Militar- Brasil.
topic Censura da Informação
Censura-História
Revolução Francesa
1789-1799
Ditadura Militar- Brasil.
description Trata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/26
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/26/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 117-134
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 117-134
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 117-134
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206820847616