Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawabata, Priscila Etsuco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valentim, Marta Lígia Pomim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25
Resumo: Levantou-se alguns concursos públicos direcionados ao arquivista, com o objetivo de verificar quais as competências e habilidades profissionais solicitadas. A partir deste levantamento, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo intuito era verificar se a formação acadêmica do arquivista atendia as demandas deste nicho do mercado de trabalho. Para tanto, discorre-se sobre a evolução da profissão, o currículo do Curso de Arquivologia da Unesp, as competências e habilidades constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp e as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos metodológicos adotados concentram-se na análise das Diretrizes Curriculares do MEC e do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp, bem como no levantamento de 12 editais de concursos públicos, sendo selecionada uma amostra intencional estratificada cobrindo as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. A análise de dados foi realizada a partir das informações extraídas dos editais, buscando-se aspectos qualitativos e quantitativos: Tipo de instituição pública; identificação do órgão público; ano; localização geográfica; cargo descrito; formação exigida; atividades e atribuições; conteúdo programático; bibliografia. Como resultado obtido através das análises efetuadas destaca-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp contempla as demandas exigidas nos editais secionados, entretanto, o arquivista deve ter a percepção da importância de se atualizar continuamente, visto que as atividades desenvolvidas pelo arquivista recebem impacto direto das tecnologias de informação e comunicação, modificando a forma, métodos e instrumentos de trabalho.
id ABECIN-1_a207f0030b65a187e9135617df3e9f5f
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/25
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivistaArquivistaMercado de TrabalhoCompetências e Habilidades ProfissionaisFormação em ArquivologiaConcursos Públicos.Levantou-se alguns concursos públicos direcionados ao arquivista, com o objetivo de verificar quais as competências e habilidades profissionais solicitadas. A partir deste levantamento, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo intuito era verificar se a formação acadêmica do arquivista atendia as demandas deste nicho do mercado de trabalho. Para tanto, discorre-se sobre a evolução da profissão, o currículo do Curso de Arquivologia da Unesp, as competências e habilidades constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp e as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos metodológicos adotados concentram-se na análise das Diretrizes Curriculares do MEC e do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp, bem como no levantamento de 12 editais de concursos públicos, sendo selecionada uma amostra intencional estratificada cobrindo as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. A análise de dados foi realizada a partir das informações extraídas dos editais, buscando-se aspectos qualitativos e quantitativos: Tipo de instituição pública; identificação do órgão público; ano; localização geográfica; cargo descrito; formação exigida; atividades e atribuições; conteúdo programático; bibliografia. Como resultado obtido através das análises efetuadas destaca-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp contempla as demandas exigidas nos editais secionados, entretanto, o arquivista deve ter a percepção da importância de se atualizar continuamente, visto que as atividades desenvolvidas pelo arquivista recebem impacto direto das tecnologias de informação e comunicação, modificando a forma, métodos e instrumentos de trabalho.ABECIN2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 84-116Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 84-116Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 84-1162358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25/pdf_1Kawabata, Priscila EtsucoValentim, Marta Lígia Pomiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T20:46:58Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/25Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T20:46:58Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
title Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
spellingShingle Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
Kawabata, Priscila Etsuco
Arquivista
Mercado de Trabalho
Competências e Habilidades Profissionais
Formação em Arquivologia
Concursos Públicos.
title_short Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
title_full Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
title_fullStr Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
title_full_unstemmed Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
title_sort Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
author Kawabata, Priscila Etsuco
author_facet Kawabata, Priscila Etsuco
Valentim, Marta Lígia Pomim
author_role author
author2 Valentim, Marta Lígia Pomim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawabata, Priscila Etsuco
Valentim, Marta Lígia Pomim
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivista
Mercado de Trabalho
Competências e Habilidades Profissionais
Formação em Arquivologia
Concursos Públicos.
topic Arquivista
Mercado de Trabalho
Competências e Habilidades Profissionais
Formação em Arquivologia
Concursos Públicos.
description Levantou-se alguns concursos públicos direcionados ao arquivista, com o objetivo de verificar quais as competências e habilidades profissionais solicitadas. A partir deste levantamento, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo intuito era verificar se a formação acadêmica do arquivista atendia as demandas deste nicho do mercado de trabalho. Para tanto, discorre-se sobre a evolução da profissão, o currículo do Curso de Arquivologia da Unesp, as competências e habilidades constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp e as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos metodológicos adotados concentram-se na análise das Diretrizes Curriculares do MEC e do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp, bem como no levantamento de 12 editais de concursos públicos, sendo selecionada uma amostra intencional estratificada cobrindo as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. A análise de dados foi realizada a partir das informações extraídas dos editais, buscando-se aspectos qualitativos e quantitativos: Tipo de instituição pública; identificação do órgão público; ano; localização geográfica; cargo descrito; formação exigida; atividades e atribuições; conteúdo programático; bibliografia. Como resultado obtido através das análises efetuadas destaca-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp contempla as demandas exigidas nos editais secionados, entretanto, o arquivista deve ter a percepção da importância de se atualizar continuamente, visto que as atividades desenvolvidas pelo arquivista recebem impacto direto das tecnologias de informação e comunicação, modificando a forma, métodos e instrumentos de trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/25/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2015); 84-116
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 84-116
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 84-116
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206819799040