Estudo cientométrico sobre competências docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Eloni dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Maria do Carmo Duarte, Silva, Helena de Fátima Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132
Resumo: A gestão de competências é uma categoria conceitual e uma prática da gestão do conhecimento, tema estudado no meio acadêmico e nas organizações, porém com abordagem recente no setor público e na área da Educação, ao tratar da formação profissional docente. Nesse contexto, pretende-se identificar o campo de pesquisa nesta área, com a avaliação da produção científica acerca das competências docentes. A investigação ocorre a partir produções científicas disponíveis na base Web of Knowledge, escolhida por sua abrangência internacional e de fácil coleta dos dados. Para a análise, utilizou-se a Cientometria, com foco da análise na rede de autores, palavras-chave, instituições e locais de publicação. A pesquisa compreende coleta de dados, tratamento e análise das produções científicas sobre o tema, utilizando-se software bibliométrico e cientométrico para a contagem e análise da produção. Como resultados, identificou-se uma rede de autores com publicações na Alemanha, com as principais palavras-chave compreendendo expressões como teachers competency, process, teaching, competence, management, learning, strategy, information, entre outras, evidenciando que o tema trata da gestão do conhecimento no nível estratégico do campo da gestão educacional. Conclui-se sobre a necessidade de estudos cientométricos em outras bases de dados para análise comparativa, assim como para identificar pesquisadores brasileiros sobre o tema.
id ABECIN-1_a5dad4bfed1222340e9632fd5dd35aa8
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/132
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Estudo cientométrico sobre competências docentesGestão por CompetênciasCompetências DocentesCientometria.A gestão de competências é uma categoria conceitual e uma prática da gestão do conhecimento, tema estudado no meio acadêmico e nas organizações, porém com abordagem recente no setor público e na área da Educação, ao tratar da formação profissional docente. Nesse contexto, pretende-se identificar o campo de pesquisa nesta área, com a avaliação da produção científica acerca das competências docentes. A investigação ocorre a partir produções científicas disponíveis na base Web of Knowledge, escolhida por sua abrangência internacional e de fácil coleta dos dados. Para a análise, utilizou-se a Cientometria, com foco da análise na rede de autores, palavras-chave, instituições e locais de publicação. A pesquisa compreende coleta de dados, tratamento e análise das produções científicas sobre o tema, utilizando-se software bibliométrico e cientométrico para a contagem e análise da produção. Como resultados, identificou-se uma rede de autores com publicações na Alemanha, com as principais palavras-chave compreendendo expressões como teachers competency, process, teaching, competence, management, learning, strategy, information, entre outras, evidenciando que o tema trata da gestão do conhecimento no nível estratégico do campo da gestão educacional. Conclui-se sobre a necessidade de estudos cientométricos em outras bases de dados para análise comparativa, assim como para identificar pesquisadores brasileiros sobre o tema.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 102-114Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 102-114Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 102-1142358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132/pdfPerin, Eloni dos SantosFreitas, Maria do Carmo DuarteSilva, Helena de Fátima Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T22:07:46Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/132Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T22:07:46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo cientométrico sobre competências docentes
title Estudo cientométrico sobre competências docentes
spellingShingle Estudo cientométrico sobre competências docentes
Perin, Eloni dos Santos
Gestão por Competências
Competências Docentes
Cientometria.
title_short Estudo cientométrico sobre competências docentes
title_full Estudo cientométrico sobre competências docentes
title_fullStr Estudo cientométrico sobre competências docentes
title_full_unstemmed Estudo cientométrico sobre competências docentes
title_sort Estudo cientométrico sobre competências docentes
author Perin, Eloni dos Santos
author_facet Perin, Eloni dos Santos
Freitas, Maria do Carmo Duarte
Silva, Helena de Fátima Nunes
author_role author
author2 Freitas, Maria do Carmo Duarte
Silva, Helena de Fátima Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Eloni dos Santos
Freitas, Maria do Carmo Duarte
Silva, Helena de Fátima Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por Competências
Competências Docentes
Cientometria.
topic Gestão por Competências
Competências Docentes
Cientometria.
description A gestão de competências é uma categoria conceitual e uma prática da gestão do conhecimento, tema estudado no meio acadêmico e nas organizações, porém com abordagem recente no setor público e na área da Educação, ao tratar da formação profissional docente. Nesse contexto, pretende-se identificar o campo de pesquisa nesta área, com a avaliação da produção científica acerca das competências docentes. A investigação ocorre a partir produções científicas disponíveis na base Web of Knowledge, escolhida por sua abrangência internacional e de fácil coleta dos dados. Para a análise, utilizou-se a Cientometria, com foco da análise na rede de autores, palavras-chave, instituições e locais de publicação. A pesquisa compreende coleta de dados, tratamento e análise das produções científicas sobre o tema, utilizando-se software bibliométrico e cientométrico para a contagem e análise da produção. Como resultados, identificou-se uma rede de autores com publicações na Alemanha, com as principais palavras-chave compreendendo expressões como teachers competency, process, teaching, competence, management, learning, strategy, information, entre outras, evidenciando que o tema trata da gestão do conhecimento no nível estratégico do campo da gestão educacional. Conclui-se sobre a necessidade de estudos cientométricos em outras bases de dados para análise comparativa, assim como para identificar pesquisadores brasileiros sobre o tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 102-114
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 102-114
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 102-114
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207435313152