Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Nathalia Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46
Resumo: Este trabalho propõe ações sistematizadas em um programa para desenvolver a competência em informação em uma comunidade quilombola. Acredita-se que iniciativas como esta sejam importantes para empoderar as pessoas que tem acesso restrito à informação e também inserir bibliotecários nesse processo de formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade. Alinhado aos objetivos e metas da Agenda 2030 proposto pela ONU, este programa foi elaborado baseado nos modelos de James Mackenzie (1999) e de Kelley Gasque (2010) para capacitar os docentes e discentes da Comunidade Quilombo de Santana. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nas diretrizes da IFLA (2007) e UNESCO (2008), se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos procedimentos. Por fim, acredita-se que ao final do programa, o estudante se torne competente em informação mediante acompanhamento de profissionais de Biblioteconomia.
id ABECIN-1_a643413f549a53d77712549822d6051f
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/46
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em BiblioteconomiaCompetência em InformaçãoProgramaComunidade Quilombola.Este trabalho propõe ações sistematizadas em um programa para desenvolver a competência em informação em uma comunidade quilombola. Acredita-se que iniciativas como esta sejam importantes para empoderar as pessoas que tem acesso restrito à informação e também inserir bibliotecários nesse processo de formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade. Alinhado aos objetivos e metas da Agenda 2030 proposto pela ONU, este programa foi elaborado baseado nos modelos de James Mackenzie (1999) e de Kelley Gasque (2010) para capacitar os docentes e discentes da Comunidade Quilombo de Santana. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nas diretrizes da IFLA (2007) e UNESCO (2008), se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos procedimentos. Por fim, acredita-se que ao final do programa, o estudante se torne competente em informação mediante acompanhamento de profissionais de Biblioteconomia.ABECIN2017-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-1832358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46/pdf_1Romeiro, Nathalia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:17:27Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/46Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:17:27Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
title Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
spellingShingle Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
Romeiro, Nathalia Lima
Competência em Informação
Programa
Comunidade Quilombola.
title_short Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
title_full Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
title_fullStr Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
title_full_unstemmed Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
title_sort Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
author Romeiro, Nathalia Lima
author_facet Romeiro, Nathalia Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romeiro, Nathalia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação
Programa
Comunidade Quilombola.
topic Competência em Informação
Programa
Comunidade Quilombola.
description Este trabalho propõe ações sistematizadas em um programa para desenvolver a competência em informação em uma comunidade quilombola. Acredita-se que iniciativas como esta sejam importantes para empoderar as pessoas que tem acesso restrito à informação e também inserir bibliotecários nesse processo de formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade. Alinhado aos objetivos e metas da Agenda 2030 proposto pela ONU, este programa foi elaborado baseado nos modelos de James Mackenzie (1999) e de Kelley Gasque (2010) para capacitar os docentes e discentes da Comunidade Quilombo de Santana. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nas diretrizes da IFLA (2007) e UNESCO (2008), se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos procedimentos. Por fim, acredita-se que ao final do programa, o estudante se torne competente em informação mediante acompanhamento de profissionais de Biblioteconomia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206852304896