Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46 |
Resumo: | Este trabalho propõe ações sistematizadas em um programa para desenvolver a competência em informação em uma comunidade quilombola. Acredita-se que iniciativas como esta sejam importantes para empoderar as pessoas que tem acesso restrito à informação e também inserir bibliotecários nesse processo de formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade. Alinhado aos objetivos e metas da Agenda 2030 proposto pela ONU, este programa foi elaborado baseado nos modelos de James Mackenzie (1999) e de Kelley Gasque (2010) para capacitar os docentes e discentes da Comunidade Quilombo de Santana. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nas diretrizes da IFLA (2007) e UNESCO (2008), se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos procedimentos. Por fim, acredita-se que ao final do programa, o estudante se torne competente em informação mediante acompanhamento de profissionais de Biblioteconomia. |
id |
ABECIN-1_a643413f549a53d77712549822d6051f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/46 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em BiblioteconomiaCompetência em InformaçãoProgramaComunidade Quilombola.Este trabalho propõe ações sistematizadas em um programa para desenvolver a competência em informação em uma comunidade quilombola. Acredita-se que iniciativas como esta sejam importantes para empoderar as pessoas que tem acesso restrito à informação e também inserir bibliotecários nesse processo de formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade. Alinhado aos objetivos e metas da Agenda 2030 proposto pela ONU, este programa foi elaborado baseado nos modelos de James Mackenzie (1999) e de Kelley Gasque (2010) para capacitar os docentes e discentes da Comunidade Quilombo de Santana. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nas diretrizes da IFLA (2007) e UNESCO (2008), se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos procedimentos. Por fim, acredita-se que ao final do programa, o estudante se torne competente em informação mediante acompanhamento de profissionais de Biblioteconomia.ABECIN2017-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-1832358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46/pdf_1Romeiro, Nathalia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:17:27Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/46Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:17:27Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
title |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
spellingShingle |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia Romeiro, Nathalia Lima Competência em Informação Programa Comunidade Quilombola. |
title_short |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
title_full |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
title_fullStr |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
title_full_unstemmed |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
title_sort |
Programa para o desenvolvimento de competência em informação em comunidade quilombola: foco na formação em Biblioteconomia |
author |
Romeiro, Nathalia Lima |
author_facet |
Romeiro, Nathalia Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romeiro, Nathalia Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em Informação Programa Comunidade Quilombola. |
topic |
Competência em Informação Programa Comunidade Quilombola. |
description |
Este trabalho propõe ações sistematizadas em um programa para desenvolver a competência em informação em uma comunidade quilombola. Acredita-se que iniciativas como esta sejam importantes para empoderar as pessoas que tem acesso restrito à informação e também inserir bibliotecários nesse processo de formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade. Alinhado aos objetivos e metas da Agenda 2030 proposto pela ONU, este programa foi elaborado baseado nos modelos de James Mackenzie (1999) e de Kelley Gasque (2010) para capacitar os docentes e discentes da Comunidade Quilombo de Santana. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nas diretrizes da IFLA (2007) e UNESCO (2008), se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos procedimentos. Por fim, acredita-se que ao final do programa, o estudante se torne competente em informação mediante acompanhamento de profissionais de Biblioteconomia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 1 (2017): Número Temático - Tolerância à Diversidade; 164-183 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206852304896 |