A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ranielle Menezes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carmo, Sura Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.
id ABECIN-1_d5f63cd0d8682d09e13955b6238f0cb6
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/122
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogosMuseologiaCiência da InformaçãoInterdisciplinaridadeDiretrizes Curriculares.Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-82358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122/pdfFigueiredo, Ranielle Menezes deCarmo, Sura Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:46:44Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/122Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:46:44Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
title A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
spellingShingle A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
Figueiredo, Ranielle Menezes de
Museologia
Ciência da Informação
Interdisciplinaridade
Diretrizes Curriculares.
title_short A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
title_full A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
title_fullStr A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
title_full_unstemmed A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
title_sort A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
author Figueiredo, Ranielle Menezes de
author_facet Figueiredo, Ranielle Menezes de
Carmo, Sura Souza
author_role author
author2 Carmo, Sura Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ranielle Menezes de
Carmo, Sura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Museologia
Ciência da Informação
Interdisciplinaridade
Diretrizes Curriculares.
topic Museologia
Ciência da Informação
Interdisciplinaridade
Diretrizes Curriculares.
description Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207419584512