A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação. |
id |
ABECIN-1_d5f63cd0d8682d09e13955b6238f0cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/122 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogosMuseologiaCiência da InformaçãoInterdisciplinaridadeDiretrizes Curriculares.Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-82358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122/pdfFigueiredo, Ranielle Menezes deCarmo, Sura Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:46:44Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/122Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:46:44Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
title |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
spellingShingle |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos Figueiredo, Ranielle Menezes de Museologia Ciência da Informação Interdisciplinaridade Diretrizes Curriculares. |
title_short |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
title_full |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
title_fullStr |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
title_full_unstemmed |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
title_sort |
A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos |
author |
Figueiredo, Ranielle Menezes de |
author_facet |
Figueiredo, Ranielle Menezes de Carmo, Sura Souza |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, Sura Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Ranielle Menezes de Carmo, Sura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museologia Ciência da Informação Interdisciplinaridade Diretrizes Curriculares. |
topic |
Museologia Ciência da Informação Interdisciplinaridade Diretrizes Curriculares. |
description |
Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 4-8 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207419584512 |