“Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preti, Oreste
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbieri, Maria Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247
Resumo: Em fevereiro de 2011, quase 700 servidores públicos de Moçambique começaram o ano letivo de quatro cursos de graduação a distância, uma parceria entre quatro universidades federais do Brasil e duas públicas de Moçambique, um programa de cooperação internacional, sob a coordenação da CAPES/ MEC. No encontro presencial nos Polos foi aplicado aos estudantes que se fi zeram presentes (85,0% do total) questionário sócioeconômico-cultural, composto por 44 questões, para traçar seu perfi l. Os dados coletados apontaram características comuns entre os estudantes dos cursos de formação de professores (Biologia, Pedagogia e Matemática) e os estudantes do curso de Administração Pública em relação à idade, escolaridade, tempo de serviço, fertilidade, condições de moradia, meios de comunicação. Porém, apresentaram diferenças em relação a gênero, a hábitos de estudo, ao trabalho, à profi ssão, às suas expectativas e à modalidade a distância. Quando os dados foram comparados por polos, também se percebeu que os estudantes do Polo de Lichinga, ao norte do país, estão em situação menos privilegiada do que os demais estudantes em relação à distância do polo, ao tempo que emprega para chegar ao polo, ao acesso a locais com internet. Há um sentimento geral de “adaptação” à profi ssão e ao curso e, ao mesmo tempo, a percepção de que o programa poderá contribuir no processo de inclusão de mais pessoas que não teriam acesso à universidade, na melhoria de suas condições de vida e também na melhoria da oferta de serviços à população.
id ABED-1_06dbe7bbfcef4f8d16396479e3bb8495
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/247
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacionalinclusão socialperfi l de estudantesexpectativas educacionaisEm fevereiro de 2011, quase 700 servidores públicos de Moçambique começaram o ano letivo de quatro cursos de graduação a distância, uma parceria entre quatro universidades federais do Brasil e duas públicas de Moçambique, um programa de cooperação internacional, sob a coordenação da CAPES/ MEC. No encontro presencial nos Polos foi aplicado aos estudantes que se fi zeram presentes (85,0% do total) questionário sócioeconômico-cultural, composto por 44 questões, para traçar seu perfi l. Os dados coletados apontaram características comuns entre os estudantes dos cursos de formação de professores (Biologia, Pedagogia e Matemática) e os estudantes do curso de Administração Pública em relação à idade, escolaridade, tempo de serviço, fertilidade, condições de moradia, meios de comunicação. Porém, apresentaram diferenças em relação a gênero, a hábitos de estudo, ao trabalho, à profi ssão, às suas expectativas e à modalidade a distância. Quando os dados foram comparados por polos, também se percebeu que os estudantes do Polo de Lichinga, ao norte do país, estão em situação menos privilegiada do que os demais estudantes em relação à distância do polo, ao tempo que emprega para chegar ao polo, ao acesso a locais com internet. Há um sentimento geral de “adaptação” à profi ssão e ao curso e, ao mesmo tempo, a percepção de que o programa poderá contribuir no processo de inclusão de mais pessoas que não teriam acesso à universidade, na melhoria de suas condições de vida e também na melhoria da oferta de serviços à população.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2013-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24710.17143/rbaad.v12i0.247Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 12 (2013)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247/133https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247/134https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247/135Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessPreti, OresteBarbieri, Maria Angélica2019-03-17T02:42:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/247Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:42:51Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
title “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
spellingShingle “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
Preti, Oreste
inclusão social
perfi l de estudantes
expectativas educacionais
title_short “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
title_full “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
title_fullStr “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
title_full_unstemmed “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
title_sort “Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
author Preti, Oreste
author_facet Preti, Oreste
Barbieri, Maria Angélica
author_role author
author2 Barbieri, Maria Angélica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preti, Oreste
Barbieri, Maria Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão social
perfi l de estudantes
expectativas educacionais
topic inclusão social
perfi l de estudantes
expectativas educacionais
description Em fevereiro de 2011, quase 700 servidores públicos de Moçambique começaram o ano letivo de quatro cursos de graduação a distância, uma parceria entre quatro universidades federais do Brasil e duas públicas de Moçambique, um programa de cooperação internacional, sob a coordenação da CAPES/ MEC. No encontro presencial nos Polos foi aplicado aos estudantes que se fi zeram presentes (85,0% do total) questionário sócioeconômico-cultural, composto por 44 questões, para traçar seu perfi l. Os dados coletados apontaram características comuns entre os estudantes dos cursos de formação de professores (Biologia, Pedagogia e Matemática) e os estudantes do curso de Administração Pública em relação à idade, escolaridade, tempo de serviço, fertilidade, condições de moradia, meios de comunicação. Porém, apresentaram diferenças em relação a gênero, a hábitos de estudo, ao trabalho, à profi ssão, às suas expectativas e à modalidade a distância. Quando os dados foram comparados por polos, também se percebeu que os estudantes do Polo de Lichinga, ao norte do país, estão em situação menos privilegiada do que os demais estudantes em relação à distância do polo, ao tempo que emprega para chegar ao polo, ao acesso a locais com internet. Há um sentimento geral de “adaptação” à profi ssão e ao curso e, ao mesmo tempo, a percepção de que o programa poderá contribuir no processo de inclusão de mais pessoas que não teriam acesso à universidade, na melhoria de suas condições de vida e também na melhoria da oferta de serviços à população.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247
10.17143/rbaad.v12i0.247
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v12i0.247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247/133
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247/134
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/247/135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 12 (2013)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170850787328