Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Colvara, Jonas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: do Espirito Santo, Eniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325
Resumo: Neste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida.
id ABED-1_255f7b166f426ecac8246486d804efe8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/325
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertidaNeste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/32510.17143/rbaad.v18i1.325Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 191806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325/306Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Colvara, Jonasdo Espirito Santo, Eniel2019-09-26T20:44:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/325Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-09-26T20:44:44Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
title Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
spellingShingle Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
dos Santos Colvara, Jonas
title_short Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
title_full Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
title_fullStr Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
title_sort Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
author dos Santos Colvara, Jonas
author_facet dos Santos Colvara, Jonas
do Espirito Santo, Eniel
author_role author
author2 do Espirito Santo, Eniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Colvara, Jonas
do Espirito Santo, Eniel
description Neste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325
10.17143/rbaad.v18i1.325
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v18i1.325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325/306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 19
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170932576256