Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325 |
Resumo: | Neste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida. |
id |
ABED-1_255f7b166f426ecac8246486d804efe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/325 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertidaNeste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/32510.17143/rbaad.v18i1.325Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 191806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325/306Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Colvara, Jonasdo Espirito Santo, Eniel2019-09-26T20:44:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/325Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-09-26T20:44:44Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
title |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
spellingShingle |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida dos Santos Colvara, Jonas |
title_short |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
title_full |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
title_fullStr |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
title_sort |
Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida |
author |
dos Santos Colvara, Jonas |
author_facet |
dos Santos Colvara, Jonas do Espirito Santo, Eniel |
author_role |
author |
author2 |
do Espirito Santo, Eniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Colvara, Jonas do Espirito Santo, Eniel |
description |
Neste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325 10.17143/rbaad.v18i1.325 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v18i1.325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/325/306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 19 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170932576256 |