Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco-Silva, Leonardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lo Bianco, Vittorio, Faria, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49
Resumo: Nossa proposta é pensar, a partir do conceito de audiovisualidades, as possibilidades didáticas abertas pela cultura da convergência, seja nos cenários da Educação a Distância, seja nas paisagens da modalidade presencial. Para tanto, discutimos o papel da televisão, de modo a problematizar as tecnologias educacionais e seus usos por professores e estudantes. Discutimos o nosso contato diário com a televisão comercial – no aparelho tradicional ou na palma da nossa mão – e rememoramos iniciativas que elegeram a TV como meio de praticar e dar acesso à educação formal – mais especificamente, falamos da gênese e da lógica do Telecurso 2º Grau, pensando em como aquela modalidade de ensino ainda ressoa entre as práticas atuais de EAD. Perguntamos o que ainda temos a aprender com essa lógica de produção de imagens e que espaços de invenção podemos explorar a partir dela, ampliando o repertório sobre as tecnologias educacionais na formação de professores.Palavras-chave: Audiovisualidades; Cultura da Convergência; Educação a Distância. Distance Education, Convergence Culture and Audiovisualities: Notes for Teacher TrainingABSTRACTOur proposal is to think, based on the concept of audiovisualities, the possibilities open by the convergence culture, whether in the scenarios of distance education, whether in the landscapes of the face to face education. To this end, we discussed the role of television in order to problematize the educational technologies and their use by teachers and students. We discuss our daily contact with the commercial television - in the traditional device or in the palm of our hand - and remember initiatives that have elected the TV as a means of practicing and giving access to formal education - more specifically talking about the genesis and the logic of the TELECOURSE 2nd Grade, thinking about how that type of education still resonates among the current practices of Distance Learning. We asked what we still have to learn with this logic of image production and wich spaces of invention we can exploit from it, expanding the repertoire on the educational technologies in teacher training.Keywords: Audiovisualities; Convergence Culture; Distance education. Convergencia y Audiovisualidades: Apuntes para la Formación del ProfesoradoRESUMENNuestra propuesta es pensar, basado en el concepto de audiovisualidades, las posibilidades abiertas por la cultura de convergencia, ya sea en los escenarios de la educación a distancia, ya sea en los paisajes de la educación presencial. Para ello, analizamos el papel de la televisión con el fin de cuestionar las tecnologías educativas y su uso por parte de profesores y estudiantes. Hablamos de nuestro contacto diario con la televisión comercial tradicional - en el dispositivo o en la palma de la mano - y rememoramos iniciativas que han elegido a la TV como un medio de practicar y dar acceso a la educación formal - más específicamente hablando de la génesis y la lógica del Telecurso 2º grado, pensando acerca de cómo este tipo de educación, aún resuena entre las prácticas actuales de la educación a distancia. Hemos preguntado lo que aún tenemos que aprender con esta lógica de producción de imagen y que espacios de invención podemos explotar, ampliando el repertorio de las tecnologías educativas en la formación del profesorado.Palabras clave: Audiovisualidades; Cultura de Convergencia; educación a distancia.
id ABED-1_2d764ee3b12413e26c01ed2e91c8161b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/49
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de ProfessoresAudiovisualidadesCultura da ConvergênciaEducação a Distância.Nossa proposta é pensar, a partir do conceito de audiovisualidades, as possibilidades didáticas abertas pela cultura da convergência, seja nos cenários da Educação a Distância, seja nas paisagens da modalidade presencial. Para tanto, discutimos o papel da televisão, de modo a problematizar as tecnologias educacionais e seus usos por professores e estudantes. Discutimos o nosso contato diário com a televisão comercial – no aparelho tradicional ou na palma da nossa mão – e rememoramos iniciativas que elegeram a TV como meio de praticar e dar acesso à educação formal – mais especificamente, falamos da gênese e da lógica do Telecurso 2º Grau, pensando em como aquela modalidade de ensino ainda ressoa entre as práticas atuais de EAD. Perguntamos o que ainda temos a aprender com essa lógica de produção de imagens e que espaços de invenção podemos explorar a partir dela, ampliando o repertório sobre as tecnologias educacionais na formação de professores.Palavras-chave: Audiovisualidades; Cultura da Convergência; Educação a Distância. Distance Education, Convergence Culture and Audiovisualities: Notes for Teacher TrainingABSTRACTOur proposal is to think, based on the concept of audiovisualities, the possibilities open by the convergence culture, whether in the scenarios of distance education, whether in the landscapes of the face to face education. To this end, we discussed the role of television in order to problematize the educational technologies and their use by teachers and students. We discuss our daily contact with the commercial television - in the traditional device or in the palm of our hand - and remember initiatives that have elected the TV as a means of practicing and giving access to formal education - more specifically talking about the genesis and the logic of the TELECOURSE 2nd Grade, thinking about how that type of education still resonates among the current practices of Distance Learning. We asked what we still have to learn with this logic of image production and wich spaces of invention we can exploit from it, expanding the repertoire on the educational technologies in teacher training.Keywords: Audiovisualities; Convergence Culture; Distance education. Convergencia y Audiovisualidades: Apuntes para la Formación del ProfesoradoRESUMENNuestra propuesta es pensar, basado en el concepto de audiovisualidades, las posibilidades abiertas por la cultura de convergencia, ya sea en los escenarios de la educación a distancia, ya sea en los paisajes de la educación presencial. Para ello, analizamos el papel de la televisión con el fin de cuestionar las tecnologías educativas y su uso por parte de profesores y estudiantes. Hablamos de nuestro contacto diario con la televisión comercial tradicional - en el dispositivo o en la palma de la mano - y rememoramos iniciativas que han elegido a la TV como un medio de practicar y dar acceso a la educación formal - más específicamente hablando de la génesis y la lógica del Telecurso 2º grado, pensando acerca de cómo este tipo de educación, aún resuena entre las prácticas actuales de la educación a distancia. Hemos preguntado lo que aún tenemos que aprender con esta lógica de producción de imagen y que espacios de invención podemos explotar, ampliando el repertorio de las tecnologías educativas en la formación del profesorado.Palabras clave: Audiovisualidades; Cultura de Convergencia; educación a distancia.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/4910.17143/rbaad.v17i1.49Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49/254https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49/272Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessNolasco-Silva, LeonardoLo Bianco, VittorioFaria, Lia2019-03-17T02:30:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/49Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:30:19Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
title Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
spellingShingle Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
Nolasco-Silva, Leonardo
Audiovisualidades
Cultura da Convergência
Educação a Distância.
title_short Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
title_full Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
title_fullStr Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
title_full_unstemmed Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
title_sort Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores
author Nolasco-Silva, Leonardo
author_facet Nolasco-Silva, Leonardo
Lo Bianco, Vittorio
Faria, Lia
author_role author
author2 Lo Bianco, Vittorio
Faria, Lia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco-Silva, Leonardo
Lo Bianco, Vittorio
Faria, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisualidades
Cultura da Convergência
Educação a Distância.
topic Audiovisualidades
Cultura da Convergência
Educação a Distância.
description Nossa proposta é pensar, a partir do conceito de audiovisualidades, as possibilidades didáticas abertas pela cultura da convergência, seja nos cenários da Educação a Distância, seja nas paisagens da modalidade presencial. Para tanto, discutimos o papel da televisão, de modo a problematizar as tecnologias educacionais e seus usos por professores e estudantes. Discutimos o nosso contato diário com a televisão comercial – no aparelho tradicional ou na palma da nossa mão – e rememoramos iniciativas que elegeram a TV como meio de praticar e dar acesso à educação formal – mais especificamente, falamos da gênese e da lógica do Telecurso 2º Grau, pensando em como aquela modalidade de ensino ainda ressoa entre as práticas atuais de EAD. Perguntamos o que ainda temos a aprender com essa lógica de produção de imagens e que espaços de invenção podemos explorar a partir dela, ampliando o repertório sobre as tecnologias educacionais na formação de professores.Palavras-chave: Audiovisualidades; Cultura da Convergência; Educação a Distância. Distance Education, Convergence Culture and Audiovisualities: Notes for Teacher TrainingABSTRACTOur proposal is to think, based on the concept of audiovisualities, the possibilities open by the convergence culture, whether in the scenarios of distance education, whether in the landscapes of the face to face education. To this end, we discussed the role of television in order to problematize the educational technologies and their use by teachers and students. We discuss our daily contact with the commercial television - in the traditional device or in the palm of our hand - and remember initiatives that have elected the TV as a means of practicing and giving access to formal education - more specifically talking about the genesis and the logic of the TELECOURSE 2nd Grade, thinking about how that type of education still resonates among the current practices of Distance Learning. We asked what we still have to learn with this logic of image production and wich spaces of invention we can exploit from it, expanding the repertoire on the educational technologies in teacher training.Keywords: Audiovisualities; Convergence Culture; Distance education. Convergencia y Audiovisualidades: Apuntes para la Formación del ProfesoradoRESUMENNuestra propuesta es pensar, basado en el concepto de audiovisualidades, las posibilidades abiertas por la cultura de convergencia, ya sea en los escenarios de la educación a distancia, ya sea en los paisajes de la educación presencial. Para ello, analizamos el papel de la televisión con el fin de cuestionar las tecnologías educativas y su uso por parte de profesores y estudiantes. Hablamos de nuestro contacto diario con la televisión comercial tradicional - en el dispositivo o en la palma de la mano - y rememoramos iniciativas que han elegido a la TV como un medio de practicar y dar acceso a la educación formal - más específicamente hablando de la génesis y la lógica del Telecurso 2º grado, pensando acerca de cómo este tipo de educación, aún resuena entre las prácticas actuales de la educación a distancia. Hemos preguntado lo que aún tenemos que aprender con esta lógica de producción de imagen y que espacios de invención podemos explotar, ampliando el repertorio de las tecnologías educativas en la formación del profesorado.Palabras clave: Audiovisualidades; Cultura de Convergencia; educación a distancia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49
10.17143/rbaad.v17i1.49
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v17i1.49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49/254
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/49/272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170345373696