A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lourdes Gottardi, Mônica
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268
Resumo: O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem.
id ABED-1_324faf74018eeb94ec261ebfa32fd081
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/268
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo alunoEducação a Distância. Autonomia. Aluno.O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26810.17143/rbaad.v14i0.268Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/198https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/199https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/200Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lourdes Gottardi, Mônica2019-03-17T02:33:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/268Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:33:18Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
title A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
spellingShingle A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
de Lourdes Gottardi, Mônica
Educação a Distância. Autonomia. Aluno.
title_short A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
title_full A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
title_fullStr A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
title_full_unstemmed A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
title_sort A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
author de Lourdes Gottardi, Mônica
author_facet de Lourdes Gottardi, Mônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lourdes Gottardi, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Autonomia. Aluno.
topic Educação a Distância. Autonomia. Aluno.
description O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268
10.17143/rbaad.v14i0.268
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v14i0.268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/198
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/199
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170883293184