A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268 |
Resumo: | O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
ABED-1_324faf74018eeb94ec261ebfa32fd081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/268 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo alunoEducação a Distância. Autonomia. Aluno.O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26810.17143/rbaad.v14i0.268Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/198https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/199https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/200Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lourdes Gottardi, Mônica2019-03-17T02:33:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/268Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:33:18Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
title |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
spellingShingle |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno de Lourdes Gottardi, Mônica Educação a Distância. Autonomia. Aluno. |
title_short |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
title_full |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
title_fullStr |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
title_full_unstemmed |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
title_sort |
A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno |
author |
de Lourdes Gottardi, Mônica |
author_facet |
de Lourdes Gottardi, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lourdes Gottardi, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Autonomia. Aluno. |
topic |
Educação a Distância. Autonomia. Aluno. |
description |
O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268 10.17143/rbaad.v14i0.268 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v14i0.268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/198 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/199 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/268/200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170883293184 |