Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Casio Gonçalves, Ávila
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/241
Resumo: O uso do computador na escola está cada vez mais frequente e é visto por muitos professores e alunos como um recurso muito importante para a educação. Nesta perspectiva, este trabalho tem com objetivo levar o leitor a re$etir sobre a importância do computador como uma ferramenta pedagógica para subsidiar a aquisi- ção de conhecimento no ambiente escolar. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, baseada em observações feitas nas turmas do 1º e 2° ano do Ensino Fundamental da escola Classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal. Nesta escola, é desenvolvido o Projeto UCA – Um Computador por Aluno, que está em fase piloto. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010, na primeira fase do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília - UnB. Ao *nal do trabalho, percebeu-se que, inegavelmente, o computador na sala de aula traz resultados satisfatórios para o desenvolvimento educativo dos alunos.
id ABED-1_96a06eb2c62b7ccb739d20eee757672f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/241
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito FederalComputadores na escolaEducaçãoProjeto UCA.O uso do computador na escola está cada vez mais frequente e é visto por muitos professores e alunos como um recurso muito importante para a educação. Nesta perspectiva, este trabalho tem com objetivo levar o leitor a re$etir sobre a importância do computador como uma ferramenta pedagógica para subsidiar a aquisi- ção de conhecimento no ambiente escolar. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, baseada em observações feitas nas turmas do 1º e 2° ano do Ensino Fundamental da escola Classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal. Nesta escola, é desenvolvido o Projeto UCA – Um Computador por Aluno, que está em fase piloto. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010, na primeira fase do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília - UnB. Ao *nal do trabalho, percebeu-se que, inegavelmente, o computador na sala de aula traz resultados satisfatórios para o desenvolvimento educativo dos alunos.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2012-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24110.17143/rbaad.v11i0.241Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 11 (2012)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/241/119Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Casio Gonçalves, Ávila2019-03-17T02:43:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/241Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:43:08Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
title Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
spellingShingle Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
de Casio Gonçalves, Ávila
Computadores na escola
Educação
Projeto UCA.
title_short Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
title_full Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
title_fullStr Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
title_full_unstemmed Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
title_sort Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
author de Casio Gonçalves, Ávila
author_facet de Casio Gonçalves, Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Casio Gonçalves, Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores na escola
Educação
Projeto UCA.
topic Computadores na escola
Educação
Projeto UCA.
description O uso do computador na escola está cada vez mais frequente e é visto por muitos professores e alunos como um recurso muito importante para a educação. Nesta perspectiva, este trabalho tem com objetivo levar o leitor a re$etir sobre a importância do computador como uma ferramenta pedagógica para subsidiar a aquisi- ção de conhecimento no ambiente escolar. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, baseada em observações feitas nas turmas do 1º e 2° ano do Ensino Fundamental da escola Classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal. Nesta escola, é desenvolvido o Projeto UCA – Um Computador por Aluno, que está em fase piloto. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010, na primeira fase do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília - UnB. Ao *nal do trabalho, percebeu-se que, inegavelmente, o computador na sala de aula traz resultados satisfatórios para o desenvolvimento educativo dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/241
10.17143/rbaad.v11i0.241
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/241
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v11i0.241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/241/119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 11 (2012)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170840301568