Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Regina Lopes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diana, Juliana Bordinhão, Spanhol, Fernando José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320
Resumo: O objetivo neste artigo é apresentar diretrizes para concepção de cursos a serem ofertados em educação a distância de modo que contribuam com o desenvolvimento de competências do aprendiz. Como procedimento metodológico trabalhou-se com abordagem exploratória-descritiva e análise qualitativa dos dados que foram coletados a partir do método indutivo a partir de uma orientação teórico-prática advinda dos autores, emergentes de uma década de acompanhamento e participação e projetos públicos e privados e pesquisas na área. Como resultado identificou-se dimensões fundamentais a serem contempladas por instituições que buscam desenvolver recursos educacionais diversos a serem utilizados para ofertas de cursos na modalidade a distância. Infere-se que este trabalho inicia-se pela delimitação do projeto instrucional e deve se estender a partir da gestão do conhecimento e mapeamento de boas práticas desenvolvidas no contexto institucional. Neste sentido, um dos grandes desafios de conceber cursos na modalidade a distância esta no trabalho interdisciplinar, de uma equipe multidisciplinar que se deixa desafiar pela visão sistêmica do projeto.  
id ABED-1_a4891d59bcd76d45ddbe607269614ef7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/320
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Diretrizes para Concepção de Cursos em EADPtO objetivo neste artigo é apresentar diretrizes para concepção de cursos a serem ofertados em educação a distância de modo que contribuam com o desenvolvimento de competências do aprendiz. Como procedimento metodológico trabalhou-se com abordagem exploratória-descritiva e análise qualitativa dos dados que foram coletados a partir do método indutivo a partir de uma orientação teórico-prática advinda dos autores, emergentes de uma década de acompanhamento e participação e projetos públicos e privados e pesquisas na área. Como resultado identificou-se dimensões fundamentais a serem contempladas por instituições que buscam desenvolver recursos educacionais diversos a serem utilizados para ofertas de cursos na modalidade a distância. Infere-se que este trabalho inicia-se pela delimitação do projeto instrucional e deve se estender a partir da gestão do conhecimento e mapeamento de boas práticas desenvolvidas no contexto institucional. Neste sentido, um dos grandes desafios de conceber cursos na modalidade a distância esta no trabalho interdisciplinar, de uma equipe multidisciplinar que se deixa desafiar pela visão sistêmica do projeto.  Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/32010.17143/rbaad.v19i1.320Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 171806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporenghttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320/328https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320/336PTCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza Regina Lopes daDiana, Juliana BordinhãoSpanhol, Fernando José2020-08-15T21:58:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/320Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-08-15T21:58:15Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
title Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
spellingShingle Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
Silva, Andreza Regina Lopes da
Pt
title_short Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
title_full Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
title_fullStr Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
title_full_unstemmed Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
title_sort Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD
author Silva, Andreza Regina Lopes da
author_facet Silva, Andreza Regina Lopes da
Diana, Juliana Bordinhão
Spanhol, Fernando José
author_role author
author2 Diana, Juliana Bordinhão
Spanhol, Fernando José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Regina Lopes da
Diana, Juliana Bordinhão
Spanhol, Fernando José
dc.subject.por.fl_str_mv Pt
topic Pt
description O objetivo neste artigo é apresentar diretrizes para concepção de cursos a serem ofertados em educação a distância de modo que contribuam com o desenvolvimento de competências do aprendiz. Como procedimento metodológico trabalhou-se com abordagem exploratória-descritiva e análise qualitativa dos dados que foram coletados a partir do método indutivo a partir de uma orientação teórico-prática advinda dos autores, emergentes de uma década de acompanhamento e participação e projetos públicos e privados e pesquisas na área. Como resultado identificou-se dimensões fundamentais a serem contempladas por instituições que buscam desenvolver recursos educacionais diversos a serem utilizados para ofertas de cursos na modalidade a distância. Infere-se que este trabalho inicia-se pela delimitação do projeto instrucional e deve se estender a partir da gestão do conhecimento e mapeamento de boas práticas desenvolvidas no contexto institucional. Neste sentido, um dos grandes desafios de conceber cursos na modalidade a distância esta no trabalho interdisciplinar, de uma equipe multidisciplinar que se deixa desafiar pela visão sistêmica do projeto.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320
10.17143/rbaad.v19i1.320
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v19i1.320
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320/328
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/320/336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv PT
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 17
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v19i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170928381952